Descubra agora 3 planilhas para você acompanhar as aprendizagens dos alunos. São planilhas simples, fáceis de preencher, mas que facilitam o registro e análise do desempenho dos estudantes. São destinadas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
É sempre necessário realizar Avaliações Diagnósticas, seja no início do ano letivo ou durante, quando há a necessidade de investigar sobre o ensino e aprendizagem, antes de iniciar um processo.
Também é fundamental acompanhar e avaliar os estudantes ao longo do processo por meio da avaliação formativa.
Porém, somente realizar avaliações e corrigi-las não garante que todos os dados obtidos sejam aproveitados. É preciso registrar de forma organizada para conseguir analisar minuciosamente.
Alguns instrumentos facilitam o registro e análise dos resultados da Avaliação Diagnóstica.
Gosto de utilizar planilhas, pois elas permitem automatizar os registros, geram gráficos, análises dinâmicas, entre outras possibilidades.
Com isso, não perdemos tempo e ainda temos uma visão bem clara sobre o desempenho dos alunos.
Neste post, vou apresentar sugestões de planilhas para mapear os resultados da Avaliação Diagnóstica. Elas são fáceis de preencher e mesmo quem tem pavor de planilhas consegue usar. E corre o risco de se encantar com essa funcionalidade das planilhas.
Então não perca tempo, venha conhecer!
Importância dos instrumentos de acompanhamento da aprendizagem
Inicialmente, devemos considerar que ensino e aprendizagem são processos distintos. Nem sempre o que é ensinado é aprendido pelo aluno. Daí a importância de realizar o acompanhamento das aprendizagens como um processo intencional.
Os instrumentos de coleta de dados como fichas, planilhas, são imprescindíveis para acompanhar e avaliar a aprendizagem dos estudantes. Eles ajudam a identificar, registrar e analisar as aprendizagens individuais e coletivas.
Vantagens de utilizar planilhas de Avaliação Diagnóstica para mapeamento e acompanhamento das aprendizagens
Muitas vezes, na correria do dia a dia, muito do que observamos na sala de aula se perde. Até porque é praticamente impossível memorizar tudo que se passa com cada estudante, principalmente em salas cheias.
Nesse sentido, os registros tornam-se um “retrato” da realidade, que pode ser analisado com calma.
Através desses instrumentos de acompanhamento da aprendizagem, é possível identificar se o aluno está com dificuldade em determinado componente ou se não desenvolveu determinada habilidade esperada para o ano de escolaridade em que se encontra.
Identificar as dificuldades o quanto antes, é fundamental para intervir assertivamente e evitar uma “bola de neve”.
As planilhas de tabulação e/ou mapeamento de Avaliações Diagnósticas também nos permitem visualizar o desempenho da turma como um todo. A possibilidade de visualizar os níveis de aprendizagem próximos, ajuda a decidir os agrupamentos temporários, uma estratégia bastante útil para realizar intervenções pedagógicas.
Acompanhar a evolução dos estudantes também é importante, além de motivador.
Outra vantagem, é que os instrumentos de acompanhamento da aprendizagem auxiliam a reorientar o ensino. Uma vez que o desempenho dos alunos também pode evidenciar se as metodologias de ensino usadas estão tendo resultado ou não.
Muitas vezes, é necessário repensar o ensino para garantir a oportunidade de aprender a todos os alunos, sem distinção.
O que não significa que os professores estão fazendo um mau trabalho, mas que a metodologia utilizada não é a melhor para aquela turma ou grupo de alunos, pois cada realidade é única. E nesse caso, é necessário planejar novas estratégias.
Confira 3 planilhas de Avaliação Diagnóstica para acompanhar as aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática nos Anos Iniciais
A seguir você vai conhecer 3 planilhas diferentes para mapear as aprendizagens dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano).
São planilhas simples, fáceis de preencher, mas que facilitam a análise do desempenho da turma, em nível individual e coletivo.
O legal é que você pode imprimir como se fosse uma ficha ou compartilhar com outros profissionais da escola. Por se tratar de uma planilha, você ganha tempo, pois não é preciso calcular quantidades, classificar, pois tudo é feito automaticamente.
Planilha de mapeamento e acompanhamento das aprendizagens com habilidades da BNCC
![Prints das duas primeiras abas da planilha de avaliação diagnóstica para mapeamento de habilidades da BNCC.](https://pedagogiaparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/planilha-mapeamento-avaliacao-diagnostica-com-habilidades-1.jpg)
![Prints das três últimas abas da planilha de avaliação diagnóstica para mapeamento da aprendizagem com habilidades da BNCC. Os prints mostram o gráfico, a classificação dos alunos em níveis e os resultados individuais.](https://pedagogiaparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/planilha-mapeamento-avaliacao-diagnostica-com-habilidades-da-BNCC-2.jpg)
A BNCC é um documento norteador que define as aprendizagens essenciais para todo o país.
As habilidades previstas na BNCC garantem o desenvolvimento das competências específicas. “Elas expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares” (BNCC, 2018, p. 29).
Uma vez que o planejamento é organizado em habilidades, faz-se necessário avaliar se estas estão sendo consolidadas ou não pelos alunos.
Essa planilha que você vai conhecer agora foi criada pensando nisso!
As planilhas de “Mapeamento e Acompanhamento da Aprendizagem com habilidades da BNCC” foram pensadas para você registrar o desempenho dos estudantes em qualquer turma dos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano), nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
Considerando que cada professor ou professora realiza as avaliações de acordo com a realidade de sua turma, preparei uma planilha que você pode escolher e cadastrar as habilidades que você está avaliando.
Além disso, você pode escolher qual planilha utilizar de acordo com a quantidade de habilidades avaliadas. As opções são para avaliar 10, 15 ou 20 habilidades, sem precisar inserir ou excluir colunas.
Todas as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática dos Anos Iniciais estarão disponíveis para serem selecionadas.
As planilhas estão formatadas para avaliar até 35 alunos.
![Capa do produto planilha de mapeamento e acompanhamento da aprendizagem com habilidades da BNCC, de Língua Portuguesa e Matemática para os Anos Iniciais.](https://pedagogiaparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/planilha-avaliacao-diagnostica-com-habilidades.png)
Planilha de mapeamento e acompanhamento das aprendizagens com descritores
![Prints da planilha de avaliação diagnóstica mostrando o cadastro dos descritores e o mapeamento dos resultados dos estudantes.](https://pedagogiaparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/planilha-mapeamento-avaliacao-diagnostica-com-descritores-1.jpg)
![Prints da planilha de avaliação diagnóstica mostrando os gráficos, níveis de proficiência e análise dos resultados individuais dos alunos.](https://pedagogiaparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/planilha-mapeamento-da-avaliacao-diagnostica-com-descritores-2.jpg)
Se você prefere avaliar com base em descritores, ao invés de habilidades, essa é a planilha que você procura!
As planilhas de “Mapeamento e Acompanhamento da Aprendizagem com descritores” também foram pensadas para você registrar o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Contudo, utilizando descritores dos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano).
Assim, você pode escolher e cadastrar os descritores que você está avaliando.
O código e o detalhamento dos descritores podem variar conforme a visão de diferentes autores. Os descritores disponíveis para escolher na planilha são os seguintes.
Descritores de Língua Portuguesa:
![](https://pedagogiaparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/descritores-lingua-portuguesa.jpg)
Descritores de Matemática:
![](https://pedagogiaparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/descritores-matematica.jpg)
Além disso, você pode escolher qual planilha utilizar de acordo com a quantidade de descritores avaliados. As opções são para avaliar 10, 15 ou 20 descritores, sem precisar inserir ou excluir colunas.
As planilhas estão formatadas para avaliar até 35 alunos.
![Capa do produto Planilha de mapeamento e acompanhamento da aprendizagem com descritores de Língua Portuguesa e Matemática para os Anos Iniciais.](https://pedagogiaparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/planilha-com-descritores-300x300.png)
Planilha para registrar as hipóteses de escrita dos alunos
![Prints da planilha de registro das hipóteses de escrita dos alunos, mostrando o cadastro dos resultados e o gráfico da turma.](https://pedagogiaparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/planilha-para-registrar-hipoteses-de-escrita.jpg)
É inquestionável a relevância das sondagens de escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Não somente nas turmas de alfabetização, uma vez que é comum encontrar alunos do 3º, 4º ou 5º ano, que ainda não compreenderam o sistema de escrita. Precisamos conhecer as hipóteses que eles formulam a respeito da escrita para que possamos ajudá-los a avançar a partir do que já sabem.
Ainda não realizou a sondagem de escrita com a sua turma? Saiba como realizar a sondagem de escrita.
Já realizou a sondagem de escrita e precisa de ajuda para identificar as hipóteses de escrita? Veja como identificar os níveis de escrita de sua turma
Se você já realizou a sondagem, identificou os níveis de escrita, o próximo passo é registrar!
A análise dos dados na “planilha de registro das hipóteses de escrita” facilita a organização dos agrupamentos temporários, permite a visualização detalhada da turma e também o acompanhamento da evolução dos alunos ao longo de várias sondagens.
Esta é uma planilha colorida, que favorece a observação dos resultados da sondagem de escrita.
![Capa do produto planilhas para registro da hipótese de escrita dos alunos.](https://pedagogiaparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/planilha-registro-das-hipoteses-de-escrita-300x300.png)
Conclusão
Os instrumentos que facilitam nosso trabalho são sempre bem-vindos, não é mesmo?!
Vimos que instrumentos de acompanhamento da aprendizagem, como as planilhas para mapear e tabular os resultados da avaliação diagnóstica, são facilitadores.
Dessa forma, não é preciso passar dias registrando e analisando o desempenho dos estudantes, se é possível fazer isso de uma forma rápida, prática e eficiente!