Planilhas de Avaliação diagnóstica: para mapeamento e acompanhamento da aprendizagem

Descubra agora 3 planilhas para você acompanhar as aprendizagens dos alunos. São planilhas simples, fáceis de preencher, mas que facilitam o registro e análise do desempenho dos estudantes. São destinadas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

É sempre necessário realizar Avaliações Diagnósticas, seja no início do ano letivo ou durante,  quando há a necessidade de investigar sobre o ensino e aprendizagem, antes de iniciar um processo.

Também é fundamental acompanhar e avaliar os estudantes ao longo do processo por meio da avaliação formativa.

Porém, somente realizar avaliações e corrigi-las não garante que todos os dados obtidos sejam aproveitados. É preciso registrar de forma organizada para conseguir analisar minuciosamente.

Alguns instrumentos facilitam o registro e análise dos resultados da Avaliação Diagnóstica. 

Gosto de utilizar planilhas, pois elas permitem automatizar os registros, geram gráficos, análises dinâmicas, entre outras possibilidades. 

Com isso, não perdemos tempo e ainda temos uma visão bem clara sobre o desempenho dos alunos.

Neste post, vou apresentar sugestões de  planilhas para mapear os resultados da Avaliação Diagnóstica. Elas são fáceis de preencher e mesmo quem tem pavor de planilhas consegue usar. E corre o risco de se encantar com essa funcionalidade das planilhas.

Então não perca tempo, venha conhecer!

Importância dos instrumentos de acompanhamento da aprendizagem

Inicialmente, devemos considerar que ensino e aprendizagem são processos distintos. Nem sempre o que é ensinado é aprendido pelo aluno. Daí a importância de realizar o acompanhamento das aprendizagens como um processo intencional.

Os instrumentos de coleta de dados como fichas, planilhas, são imprescindíveis para acompanhar e avaliar a aprendizagem dos estudantes. Eles ajudam a identificar, registrar e analisar as aprendizagens individuais e coletivas.

Vantagens de utilizar planilhas de Avaliação Diagnóstica para mapeamento e acompanhamento das aprendizagens

Muitas vezes, na correria do dia a dia, muito do que observamos na sala de aula se perde. Até porque é praticamente impossível memorizar tudo que se passa com cada estudante, principalmente em salas cheias.

Nesse sentido, os registros tornam-se um “retrato” da realidade, que pode ser analisado com calma.

Através desses instrumentos de acompanhamento da aprendizagem, é possível identificar se o aluno está com dificuldade em determinado componente ou se não desenvolveu determinada habilidade esperada para o ano de escolaridade em que se encontra.

Identificar as dificuldades o quanto antes, é fundamental para intervir assertivamente e evitar uma “bola de neve”.

As planilhas de tabulação e/ou mapeamento de Avaliações Diagnósticas também nos permitem visualizar o desempenho da turma como um todo. A possibilidade de visualizar os níveis de aprendizagem próximos, ajuda a decidir os agrupamentos temporários, uma estratégia bastante útil para realizar intervenções pedagógicas.

Acompanhar a evolução dos estudantes também é importante, além de motivador.

Outra vantagem, é que os instrumentos de acompanhamento da aprendizagem auxiliam a reorientar o ensino. Uma vez que o desempenho dos alunos também pode evidenciar se as metodologias de ensino usadas estão tendo resultado ou não.

Muitas vezes, é necessário repensar o ensino para garantir a oportunidade de aprender a todos os alunos, sem distinção. 

O que não significa que os professores estão fazendo um mau trabalho, mas que a metodologia utilizada não é a melhor para aquela turma ou grupo de alunos, pois cada realidade é única. E nesse caso, é necessário planejar novas estratégias.

Confira 3 planilhas de Avaliação Diagnóstica para acompanhar as aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática nos Anos Iniciais

A seguir você vai conhecer 3 planilhas diferentes para mapear as aprendizagens dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano).

São planilhas simples, fáceis de preencher, mas que facilitam a análise do desempenho da turma, em nível individual e coletivo. 

O legal é que você pode imprimir como se fosse uma ficha ou compartilhar com outros profissionais da escola. Por se tratar de uma planilha, você ganha tempo, pois não é preciso calcular quantidades, classificar, pois tudo é feito automaticamente. 

Planilha de mapeamento e acompanhamento das aprendizagens com habilidades da BNCC

A BNCC é um documento norteador que define as aprendizagens essenciais para todo o país. 

As habilidades previstas na BNCC garantem o desenvolvimento das competências específicas. “Elas expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares” (BNCC, 2018, p. 29).

Uma vez que o planejamento é organizado em habilidades, faz-se necessário avaliar se estas estão sendo consolidadas ou não pelos alunos.

Essa planilha que você vai conhecer agora foi criada pensando nisso!

As planilhas de “Mapeamento e Acompanhamento da Aprendizagem com habilidades da BNCC” foram pensadas para você registrar o desempenho dos estudantes em qualquer turma dos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano), nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

Considerando que cada professor ou professora realiza as avaliações de acordo com a realidade de sua turma, preparei uma planilha que você pode escolher e cadastrar as habilidades que você está avaliando. 

Além disso, você pode escolher qual planilha utilizar de acordo com a quantidade de habilidades avaliadas. As opções são para avaliar 10, 15 ou 20 habilidades, sem precisar inserir ou excluir colunas.

Todas as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática dos Anos Iniciais estarão disponíveis para serem selecionadas.

As planilhas estão formatadas para avaliar até 35 alunos.

Capa do produto planilha de mapeamento e acompanhamento da aprendizagem com habilidades da BNCC, de Língua Portuguesa e Matemática para os Anos Iniciais.

Como adquirir as planilhas de mapeamento com habilidades da BNCC

Clique aqui no botão ao lado para adquirir as planilhas de Língua Portuguesa e Matemática para os Anos Iniciais. As planilhas são editáveis no Google Planilhas.

Planilha de mapeamento e acompanhamento das aprendizagens com descritores

Se você prefere avaliar com base em descritores, ao invés de habilidades, essa é a planilha que você procura!

As planilhas de “Mapeamento e Acompanhamento da Aprendizagem com descritores” também foram pensadas para você registrar o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Contudo, utilizando descritores dos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano).

Assim, você pode escolher e cadastrar os descritores que você está avaliando.

O código e o detalhamento dos descritores podem variar conforme a visão de diferentes autores. Os descritores disponíveis para escolher na planilha são os seguintes.

Descritores de Língua Portuguesa:

Descritores de Matemática:

Além disso, você pode escolher qual planilha utilizar de acordo com a quantidade de descritores avaliados. As opções são para avaliar 10, 15 ou 20 descritores, sem precisar inserir ou excluir colunas.

As planilhas estão formatadas para avaliar até 35 alunos.

Capa do produto Planilha de mapeamento e acompanhamento da aprendizagem com descritores de Língua Portuguesa e Matemática para os Anos Iniciais.

Como adquirir as planilhas de mapeamento com descritores

Clique no botão ao lado para adquirir as planilhas com descritores de Língua Portuguesa e Matemática para os Anos Iniciais. As planilhas são editáveis no Google Planilhas.

Planilha para registrar as hipóteses de escrita dos alunos

Prints da planilha de registro das hipóteses de escrita dos alunos, mostrando o cadastro dos resultados e o gráfico da turma.

É inquestionável a relevância das sondagens de escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

Não somente nas turmas de alfabetização, uma vez que é comum encontrar alunos do 3º, 4º ou 5º ano, que ainda não compreenderam o sistema de escrita. Precisamos conhecer as hipóteses que eles formulam a respeito da escrita para que possamos ajudá-los a avançar a partir do que já sabem.

Ainda não realizou a sondagem de escrita com a sua turma? Saiba como realizar a sondagem de escrita.

Já realizou a sondagem de escrita e precisa de ajuda para identificar as hipóteses de escrita? Veja como identificar os níveis de escrita de sua turma

Se você já realizou a sondagem, identificou os níveis de escrita, o próximo passo é registrar!

A análise dos dados na “planilha de registro das hipóteses de escrita” facilita a organização dos agrupamentos temporários, permite a visualização detalhada da turma e também o acompanhamento da evolução dos alunos ao longo de várias sondagens.

Esta é uma planilha colorida, que favorece a observação dos resultados da sondagem de escrita.

Capa do produto planilhas para registro da hipótese de escrita dos alunos.

Como adquirir a planilha para registro das hipóteses de escrita

Clique no botão ao lado para adquirir a planilha para registrar a sondagem de escrita de sua turma.

Conclusão

Os instrumentos que facilitam nosso trabalho são sempre bem-vindos, não é mesmo?! 

Vimos que instrumentos de acompanhamento da aprendizagem, como as planilhas para mapear e tabular os resultados da avaliação diagnóstica, são facilitadores. 

Dessa forma, não é preciso passar dias registrando e analisando o desempenho dos estudantes, se é possível fazer isso de uma forma rápida, prática e eficiente!

Deixe um comentário