Que tal um projeto de leitura para anos iniciais que você pode encaixar na rotina de sala de aula e ter mais uma ação para intervenção pedagógica e recomposição de aprendizagem?
Olá! Que bom ter você aqui!
Todos nós sabemos da importância de projetos escolares nos anos iniciais, especialmente, o de leitura. Mas, temos um currículo extenso, atividades de recuperação, intervenção pedagógica, recomposição de aprendizagem, datas comemorativas, demais eventos escolares e outras atribuições. Ufa! E essas são só algumas das atribuições da rotina pedagógica.
Diante disso, administrar o tempo pedagógico não é fácil. E, muitas vezes, o projeto de leitura fica em segundo plano. Mas, não deveria. Hoje, vemos através de vários indicadores de pesquisa, estudos científicos e mesmo resultados de avaliações internas e externas, que realizar cópias, repetir o que os professores ensinam, não contribui para formar leitores e escritores para a vida real.
Não tem outro jeito. Se o foco é um ensino significativo e relevante, o aluno só vai aprender a ler, lendo. E só vai aprender a escrever, escrevendo. Sempre com autonomia para que o cérebro crie conexões que favoreçam o aprendizado. Também, a partir de situações significativas para que essa aprendizagem seja utilizada além da escola.
Como encaixar o projeto de leitura para anos iniciais na rotina de sala de aula
Pensando nessa falta de tempo e simultaneamente, necessidade e importância de ter um projeto de leitura, preparei um roteiro de projeto para os anos iniciais, que se adequa à rotina. Com ele, você vai trabalhar a leitura e escrita, conjuntamente e envolver as crianças no mundo dos livros!
As ações de intervenção pedagógica e recomposição de aprendizagens para os anos iniciais sempre esbarram no aprendizado da leitura e da escrita. Os alunos que apresentam dificuldades na alfabetização não conseguem acompanhar o restante da turma. E mesmo aqueles que têm facilidade, muitas vezes, não conseguem usar as competências de leitura como é esperado. Frequentemente, os estudantes não conseguem compreender um texto lido.
Dessa forma, nos anos iniciais, é fundamental que os alunos vivenciem a leitura no dia a dia da sala de aula. É preciso contribuir para que os estudantes atingem níveis de literacia que permitem o domínio pleno de qualquer tipo de texto.
Acompanhe, a seguir, as etapas do projeto de leitura, as quais foram baseadas nos estudos da pesquisadora argentina Delia Lerner. Ela destacou a importância de inserir quatro situações didáticas fundamentais na rotina escolar: a escrita pelo aluno, a escrita por meio do professor, a leitura pelo aluno e a leitura por meio do professor.
Primeira etapa – leitura em voz alta pela professora
Estabeleça em sua rotina momentos para que você possa ler livros para as crianças. Seria ótimo se fosse todos os dias, mas se for inviável, que seja pelo menos três vezes por semana.
Vários estudos mostram que a leitura pelo professor traz benefícios para o desenvolvimento da linguagem. Assim, alunos de turmas do ciclo inicial da alfabetização ou alunos do ciclo complementar que tiveram dificuldades nesse processo, se beneficiam com este projeto. Eles não precisam saber ler para participar de situações de leitura. E, participando, podem aprender cada vez mais sobre a linguagem escrita como parte de nossa cultura.
Convém ter em mente, que é preciso planejar essas situações de leitura. Para ter sucesso nesse projeto de leitura para anos iniciais, não basta escolher um livro aleatório e simplesmente ler.
Primeiramente, escolha livros pensando no que os alunos já leram, se você quiser seguir um tema específico que as crianças gostam. Ou você pode pensar também em novas possibilidades. É importante ter uma variedade de autores e de enredos.
Além disso, considere os objetivos de aprendizagem, na hora de escolher livros: o que quero que minha turma aprenda com esta leitura?
Em segundo lugar, planeje intervenções, ou seja, momentos de leitura em que você vai fazer uma pausa para realizar perguntas e ouvir comentários das crianças. Isso é importante para uma compreensão mais profunda do texto.
Dicas para que a leitura pela professora seja aproveitada ao máximo
Um livro não precisa ser lido em somente uma aula. Se for uma história maior, é legal aguçar a curiosidade das crianças para saber o que acontecerá em seguida.
Realize rituais antes de começar a leitura. Por exemplo, uma música que antecipe a contação da história. Coloque as crianças em roda, pois favorece a troca entre elas.
Relembre títulos de livros que já a turma já leu ou ouviu anteriormente e explore o novo título. Também explore as ilustrações, a capa, contra-capa, folhas de guarda, para desenvolver uma formação leitora. É importante que as crianças realizem inferências, ou seja, antecipem o que será lido.
Quando as crianças tiverem dúvidas na interpretação do texto do livro, releia alguns trechos e volte às páginas já lidas para que aprendam a buscar indícios para resolver suas indagações.
Incentive os alunos a compartilhar com os colegas suas impressões e interpretações pessoais.
Segunda etapa – leitura pelos estudantes: produção de um mural de curiosidades
Nesta etapa do projeto de leitura para anos iniciais, os estudantes terão a oportunidade de ler por si mesmos, ainda que não saibam fazer uma leitura convencional.
Prepare /reserve algumas enciclopédias ilustradas ou revistas infantis. O importante é que sejam materiais que agucem a curiosidade e que por meio deles, as crianças consigam encontrar informações sobre um tema específico. Por exemplo, as crianças gostam de descobrir curiosidades sobre animais e assim, podem pesquisar nos materiais, informações para construir um mural.
Para os pequenos, prepare cartazes com tabela a ser preenchida. Por exemplo: a turma quer pesquisar sobre animais. Em uma roda de conversa, identificou-se que as crianças têm curiosidade em saber o peso e tamanho de cada animal, qual o habitat, como se alimentam. Cada grupo vai pesquisar sobre um animal diferente.
Como as crianças que não sabem ler podem participar de situações de leitura?
Se não sabem ler convencionalmente, vão procurar pistas a partir de ilustrações, o peso e o tamanho são escritos em números, vão observar as letras iniciais. Tudo isso, a partir de intervenções da professora. Não se trata de contar ou apontar as informações, mas incentivar os alunos a encontrá-las. Sempre fazendo novos questionamentos a eles.
O intuito dessa etapa do projeto não é levar os estudantes a ler letras e sílabas e nem ficar preso à decifração. Pelo contrário, é incentivá-los a ler assim como fazem os leitores autônomos, e a professora faz uma mediação para que aprendam a inferir, antecipar, selecionar e verificar informações.
Quando encontrarem alguma informação, devem marcar a página com post it, por exemplo.
Depois que as crianças manipularem os materiais e encontrarem as informações, podem ditar para a professora preencher o cartaz ou eles mesmos podem preenchê-lo. Se o projeto for destinado para alunos maiores, do 4º e 5º ano, eles podem construir os próprios cartazes, apresentando variadas informações do tipo: “Você sabia?”.
A seleção de duplas ou grupos deve ser de acordo com os níveis de aprendizagem dos estudantes. Alunos em níveis próximos conseguem interagir melhor e avançar na aprendizagem.
Terceira etapa – escrita pela professora: produção de uma indicação literária
Em turmas de alfabetização inicial, mesmo que os alunos não saibam escrever sozinhos, é importante que participem da produção de textos.
Por isso, nessa etapa, os alunos devem escolher um livro que mais gostaram dentre os que foram lidos pela professora. Como gostaram muito do livro, devem produzir uma indicação literária. Se ainda não sabem escrever de maneira convencional, vão ditar para a professora, que será a escriba.
Elabore um cartaz, juntamente com a turma, citando os dados do livro (título, autor (a), ilustrador (a), editora); justificativa da escolha, características de uma boa indicação (explicar que esse gênero é diferente de um conto, por exemplo). Esse será o planejamento para a escrita da indicação e será retomado durante a escrita quando necessário. Converse sobre o propósito comunicativo (o que escrever, para quê, para quem).
Ouça as ideias dos alunos sobre como começar, que palavras usar, as diferenças entre como se fala e como se escreve. Releia sempre que necessário, retome o cartaz para ver o que falta escrever. Ensine as crianças a revisar o texto, verificar se há palavras repetidas.
Já em turmas como o 4º e 5º anos, se os alunos conseguem escrever convencionalmente, podem produzir uma indicação literária em grupos. Claro que a mediação do professor também é necessária.
Essa etapa do projeto de leitura para anos inciais é uma oportunidade para colocar as crianças, desde cedo, no lugar de produtores de textos. Assim, asseguramos, ao mesmo tempo, o contato com a linguagem escrita e o comportamento de escritores.
Quarta etapa – escrita pelos estudantes e confecção de personagens com materiais reaproveitados
As crianças adoram atividades artísticas e claro que em nosso projeto não poderia faltar.
Nessa etapa, os alunos vão escolher outra história dentre as lidas pela professora. Vão analisar os personagens e suas características. Assim, vão confeccionar bonequinhos com os personagens, utilizando materiais reaproveitados levados de casa. Há possibilidades de fazer fantoches que mexem a boca, utilizando caixas de fósforo, prendedores de roupa, por exemplo.
Mas, precisam planejar o nome dos personagens e os materiais que precisam levar de casa. Aqui entra a situação de escrita pelo estudante. Os alunos vão precisar escrever listas, mesmo que não saibam escrever convencionalmente, ou seja, estejam no nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético. Cada grupo de alunos escreve de acordo com suas hipóteses.
Incentive as crianças a usarem palavras de referência, como nomes dos colegas e outras palavras presentes em murais da sala de aula. Faça questionamentos para que possam avançar em suas hipóteses, sem corrigir ou menosprezar a hipótese de cada criança.
Os alunos mais avançados no processo de alfabetização, podem escrever histórias para os personagens confeccionados.
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Conclusão
Essa é uma sugestão de um projeto de leitura para anos iniciais que contempla as principais habilidades que devemos estimular na alfabetização. Além de incentivar a leitura, você terá a oportunidade de ajudar os estudantes a avançar em suas hipóteses de escrita. E cá entre nós, essa é uma de nossas necessidades mais urgentes diante da grande defasagem acentuada nos últimos anos.
O ponto de culminância do projeto pode ser uma exposição dos trabalhos produzidos em cada etapa. É importante envolver toda a comunidade escolar, compartilhar experiências e aprendizados, além de incentivar a leitura e escrita a mais pessoas.
Esse projeto vai ser útil para você? Me conte nos comentários!
Referência
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: O real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.