Como elaborar um projeto de intervenção pedagógica sem complicações

Precisa elaborar um projeto de intervenção pedagógica e não sabe por onde começar? Quando terminar de ler esse post você estará preparada para fazer seu projeto, com todas as informações necessárias.

Olá! Que bom ter você aqui!

A intervenção pedagógica é uma estratégia fundamental nas escolas. Se você tem dúvidas sobre o que é intervenção pedagógica leia este artigo: Compreenda o que é intervenção pedagógica de uma maneira simples

O projeto ou plano anual é um instrumento para organizar todo esse processo de intervenção pedagógica que acontece ao longo do ano letivo. Afinal, não basta fazer de qualquer jeito. É preciso documentar, registrar sistematicamente.

Quando fui contratada como coordenadora pedagógica pela primeira vez, fiquei muito perdida sobre o que fazer. Sabia que precisava coordenar o processo de intervenção pedagógica, mas não sabia por onde começar. O que eu preciso colocar no projeto de intervenção pedagógica? Como deve ser a estrutura? Qual o primeiro passo?

Pedi auxílio à colegas do mesmo cargo, comprei cursos, estudei vários materiais, enfim, foi um longo caminho até que eu compreendi e elaborei meu projeto.

Acredito que coordenar ações para intervir na aprendizagem é uma das principais missões de um(a) coordenador(a) pedagógico. Sendo assim, não pode trazer tanta dor de cabeça e insegurança.

Ter a informação certa facilita muito. Por isso, escrevi esse post para te auxiliar a elaborar um projeto de intervenção pedagógica para sua escola.

Não existe um modelo ideal, uma estrutura obrigatória. Percebi que os projetos diferem de uma escola para outra. Diante disso, hoje compreendo que o mais importante é construir um projeto ou plano de intervenção pedagógica possível de ser executado. Ou seja, que atenda ao contexto da escola e às necessidades dos estudantes.

Importância do diagnóstico para a intervenção pedagógica

Antes de mais nada, é importante compreender que a intervenção pedagógica começa com um diagnóstico.

No início do ano as escolas realizam diagnósticos para levantar os conhecimentos prévios e mapear as habilidades dos estudantes.

Inicialmente, são observados os registros do ano anterior. Analisa-se quais componentes curriculares tiveram maiores índices de reprovação, quais anos de escolaridade apresentaram baixo desempenho e grande quantidade de alunos infrequentes.

Também é possível analisar, através do conselho de classe final, quais foram as habilidades e competências não consolidadas.

Ainda nesse diagnóstico inicial, cada professor analisa com sua turma quais habilidades e competências precisam ser trabalhadas, ou seja, não foram consolidadas no ano de escolaridade anterior.

Isso pode acontecer através de avaliações diagnósticas impressas, sondagens de leitura e escrita, observações em sala de aula, dentre outras possibilidades.

Essa é a base para elaborar o projeto de intervenção pedagógica e iniciar a execução no 1º bimestre. Nos outros bimestres, o diagnóstico vai continuar acontecendo, pois o plano de intervenção precisa ser dinâmico.

A partir dos resultados, novas ações podem ser previstas, as habilidades que foram consolidadas por meio da intervenção podem ser substituídas por outras que não foram desenvolvidas e, assim por diante.

Sendo assim, a partir do 2º bimestre, os resultados analisados serão aqueles identificados nos registros do bimestre anterior e discutidos no conselho de classe.

As avaliações bimestrais, avaliações sistêmicas, exercícios, observações, atividades diversificadas, e demais atividades realizadas com a turma são instrumentos para identificar estudantes com dificuldades de aprendizagem.

Ou ainda, habilidades que a turma apresentou dificuldade e precisa desenvolver ou mesmo avançar.

Diante disso, o fundamento do projeto de intervenção pedagógica será o diagnóstico. Ele vai definir o público-alvo do projeto, ou seja, quais estudantes precisam de intervenção pedagógica.

Também vai indicar quais objetivos de aprendizagem não foram atingidos. Assim, ações devem ser implementadas para melhorar o desempenho dos alunos.

Elaborando o projeto de intervenção pedagógica

Elaborando o projeto de intervenção pedagógica

Falando de uma maneira simples, um projeto parte de um problema identificado e indica o que será feito em busca de uma solução. A estrutura é uma maneira de organizar a escrita, deixar tudo bem claro e não esquecer de nenhum detalhe!

Existem diferentes maneiras de elaborar um plano anual ou projeto de intervenção pedagógica. Aqui você terá um exemplo que permite um projeto bem escrito, e pronto para ser colocado em prática.

1.    Introdução

 Fale um pouco sobre a escola, quando foi fundada, como é a clientela, quais são os principais desafios, causas do baixo desempenho e infrequência escolar.

2.    Justificativa

Justifique a importância de realizar a intervenção pedagógica, respondendo a perguntas como: “Para quê?”, “para quem?” e “por quê?”.

3.    Público-alvo

Defina quais estudantes serão contemplados com a intervenção pedagógica.

4.    Profissionais responsáveis

Quais profissionais da escola ficarão responsáveis pela execução do projeto?

Lembrando que a execução deve ser compartilhada com toda a comunidade escolar.

5.    Duração do projeto

Quais meses estão previstos para realização da intervenção pedagógica?

Por exemplo, se forem reservados os meses de fevereiro e março para diagnóstico, o projeto poderá acontecer de abril a dezembro.

6.    Conteúdos

Quais componentes curriculares serão trabalhados na intervenção?

Vale ressaltar que todos os professores devem realizar atividades de intervenção em seus conteúdos, mas o atendimento individualizado pode ser focado em habilidades de Língua Portuguesa e Matemática. Pois, se os alunos não forem alfabetizados torna-se difícil ter um bom desempenho nas demais disciplinas.

7.    Objetivos

Quais objetivos a escola pretende alcançar com a realização da intervenção pedagógica?

8.    Desenvolvimento

Como se dará a execução do projeto? Apresente o que foi acordado com a equipe escolar (quais são as ações, como serão os registros, que atividades serão realizadas).

Recomenda-se que a intervenção pedagógica seja realizada em três níveis: etapa individual (atendimento individualizado ao estudante), etapa em grupo (com grupos de alunos) e etapa coletiva (com toda a turma).

São exemplos de ações possíveis de serem realizadas: acompanhamento com professor(a) eventual, acompanhamento com professor(a) de ensino e uso da biblioteca, atividades diversificadas em sala de aula, aulas de revisão, monitoria entre duplas de alunos, projetos interdisciplinares, dentre outras.

Além disso, é interessante ir além da sala de aula e explorar outros espaços da escola como laboratórios, pátio, biblioteca, área livre, etc.

Minha sugestão é que você elabore um plano de ação para a intervenção pedagógica. Ele pode ser organizado em forma de tabela e ajuda a visualizar todas as ações que serão realizadas. Cada turma pode ter um plano de ação.

·         Registre as ações que foram acordadas com a comunidade escolar.

·         Indique se a ação será realizada de forma individual, em grupos de alunos ou com toda a turma.

·         Deixe claro quais foram as habilidades não consolidadas, pois é a partir desse diagnóstico que devemos escolher as atividades específicas para a necessidade desses estudantes.

·         Defina a estratégia metodológica, ou seja, como será realizada cada ação.

·         Indique a função e o nome dos responsáveis pela ação, pois eles devem ter compromisso com a realização do plano.

·         Coloque a data de início e término do plano, isto é, o período que esse será realizado, lembrando que é um projeto anual, que poderá ser revisado quando necessário.

·         Escreva quais recursos humanos ou materiais você vai precisar para que a gestão administrativa possa providenciar.

9.    Conclusão do projeto

Apresente suas expectativas, os resultados que a escola pretende alcançar com a aplicação da intervenção pedagógica.

Importância dos registros de execução do projeto de intervenção pedagógica

Com o projeto de intervenção pedagógica escrito, é hora de colocar em prática. Mas, não para por aí. É fundamental registrar a execução do projeto. Pode ser por meio de fichas, relatórios, portfólios, por exemplo.

O registro é fundamental por dois motivos. Primeiro porque é uma prova consistente de que a escola está cumprindo um dever ao oferecer diferentes oportunidades de aprendizagem ao longo do ano letivo.

Em segundo lugar, é por meio dos resultados sistematizados que podemos visualizar melhor as estratégias que estão dando certo e as que precisam ser repensadas.

Funções do coordenador pedagógico e do docente no projeto de intervenção pedagógica

O(a) coordenador(a) pedagógico(a), também chamado(a) de EEB (Especialista da Educação Básica), supervisor(a) pedagógico, tem a função de coordenar o processo.

Seu papel é realizar, juntamente com os professores, o mapeamento dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, orientar os docentes sobre as ações que podem ser realizadas e as estratégias a serem aplicadas.

Ele(a) pode construir o projeto de intervenção pedagógica para a escola e auxiliar os professores a elaborar um plano de intervenção pedagógica para a turma.

Também é função do coordenador monitorar os resultados e propor encaminhamentos, quando necessário.

Execução do projeto de intervenção pedagógica

Já os professores, são atores principais nesse processo. Quem está dentro da sala de aula tem uma percepção muito grande da turma.

Consegue avaliar, apontar as características de cada estudante, as competências e habilidades que precisam ser trabalhadas e a melhor forma de intervenção para atender às necessidades da turma.

Os docentes também são responsáveis por desenvolver as intervenções necessárias no dia a dia da sala de aula, planejar atividades diferenciadas e desenvolver metodologias ativas.

Além de registrar a execução das ações e divulgar os resultados com os estudantes e a família. Afinal, é um trabalho desafiador, que exige muita dedicação e merece ser registrado!

Conclusão

Infográfico-Passo a passo da elaboração do projeto de intervenção pedagógica

Elaborar um projeto de intervenção pedagógica não é uma tarefa fácil. Mas, a partir de um diagnóstico é possível ter uma base para sua construção.

A estrutura sugerida ajuda a organizar o que será feito, como, para quê, para quem, por que, quem são os responsáveis…  Enfim, tudo o que é necessário deixar claro em seu projeto, sem esquecer nenhum detalhe.

Registrar a execução do projeto/plano também é fundamental.

Por meio deste artigo, espero ter contribuído com sua prática.

Até breve!

Deixe um comentário