Intervenção pedagógica em matemática: confira dicas que funcionam na prática

A intervenção pedagógica em matemática é mais necessária do que nunca. Descubra a melhor maneira de realizá-la na prática e desenvolva novas mentalidades matemáticas em seus alunos.

Olá! Que bom ter você aqui!

Seus alunos estão com dificuldades no aprendizado de Matemática? Se sua resposta é sim, você precisa realizar uma intervenção pedagógica. Não sabe por onde começar? Calma, aqui você terá todas as informações necessárias.

A intervenção pedagógica em matemática é essencial como em qualquer disciplina. Ainda mais que ampliou-se a necessidade de intervir na aprendizagem devido à defasagem acentuada com o período de paralisação das escolas durante a pandemia.

É comum nos depararmos com alunos, que mesmo estando em séries avançadas, não conseguem ler, escrever e realizar as operações básicas.

Quando o assunto é matemática, infelizmente, as coisas complicam. Passa o tempo e a matemática continua sendo um “bicho de sete cabeças” para muitas pessoas. Assim, as dificuldades surgem e quando não há uma intervenção de qualidade por parte dos professores, essa mentalidade de que a disciplina é difícil só vai se perpetuando ainda mais.

Se você sente que seus alunos encontram dificuldades em matemática, principalmente em séries iniciais, saiba que a intervenção pedagógica em matemática, além de intervir nas dificuldades, ajuda a despertar nos alunos a visão de que a matemática é divertida.

Acompanhe esse artigo até o final e descubra como realizar uma intervenção pedagógica em matemática que vai turbinar suas aulas.

Como começar a intervenção pedagógica em matemática

Primeiramente, não existe uma receita para realizar a intervenção pedagógica, algo certo ou errado. Porém, existem estratégias que funcionam na prática e você vai descobrir agora.

O mais importante é compreender o sentido da intervenção na aprendizagem e não fazer apenas por fazer, para somente cumprir burocracias da instituição. Ela pode ser uma aliada quando realizada da maneira correta.

Faça um diagnóstico de aprendizagem/sondagem de matemática

Independente da disciplina, o primeiro passo da intervenção pedagógica é sempre um diagnóstico. Pode-se realizar esse diagnóstico através de avaliações diagnósticas, sondagens, observações em sala de aula, análise dos resultados de avaliações externas, entre outros registros.

Se você quer fugir de avaliações diagnósticas tradicionais, saiba que não é difícil e os resultados serão até melhores! É possível realizar uma sondagem de matemática utilizando diversos instrumentos.

Realize um ditado de números

Quando realizamos uma sondagem de escrita, o primeiro recurso que pensamos é um ditado para identificar os níveis de escrita, certo? E por que não realizar um ditado em matemática? Sim, você pode realizar um ditado de números e garanto que é muito eficaz.

A primeira vez que realizei um ditado de números, me surpreendi com o resultado. Mesmo os alunos mais avançados tiveram dificuldades em escrever os números, como por exemplo, para escrever 23, alguns alunos escreveram 203 (ou seja, escrevem 20 e depois o 3), para escrever 225, escreveram 200205, seguindo a mesma lógica.

Isso acontece porque quando falamos um número, pronunciamos aditivamente, de forma decomposta, mas quando escrevemos registramos de acordo com a posição. Para a criança, que está apoiada na fala durante o ditado, pode acontecer de escrever “do jeito que se fala”. Já parou para pensar que essa é uma ótima maneira de avaliar se o estudante compreendeu as características do sistema decimal, o valor posicional dos números?

Frequentemente, a cultura do escrito despreza a linguagem oral. O ditado é uma oportunidade de avaliar a compreensão também em matemática, pois as situações de leitura e escrita de números permitem às crianças questionar e construir hipóteses, de forma ativa. Assim, podemos avaliar muitos conceitos no ditado.

Dessa forma, você pode preparar uma lista de números bem variada e realizar o ditado, pronunciando normalmente como no dia a dia. Não interfira na escrita dos alunos. Depois que terminar o ditado, peça que leiam os números. Essa é uma oportunidade de avaliar se há uma regularidade, pois, normalmente, os alunos confrontam suas hipóteses ao realizar a leitura.

Proponha a resolução de problemas

Outra maneira de realizar uma sondagem para subsidiar a intervenção pedagógica em matemática é através da resolução de problemas. Escolha os problemas de acordo com o ano de escolaridade. Porém, se você  já identificou uma defasagem na aprendizagem, pode escolher problemas mais simples.

Por exemplo: alguns alunos estão nos anos finais do ensino fundamental, mas não conseguem realizar problemas e operações simples. Sendo assim, pode-se escolher questões-problemas voltadas para os anos iniciais para avaliar quais habilidades aquele aluno ainda não desenvolveu.

No caso de realizar a sondagem individual é fácil adaptar. Entretanto, ao realizar a sondagem para a turma toda, também é possível oferecer atividades diferentes para abranger as individualidades dos estudantes.

Outra questão importante: quando os alunos ainda não leem, o professor que está avaliando precisa ler para eles, pois estamos sondando as capacidades em resolver problemas matemáticos.

Além disso, é preciso deixar os alunos livres para fazer os registros da maneira como conseguem. Alguns podem fazer cálculo mental, outros desenhos, esquemas, além do registro convencional. Com isso, estamos respeitando as mentalidades matemáticas de cada um, o que é muito importante!

Mas, por que enfatizar a resolução de problemas e não operações de adição, subtração, multiplicação e/ou divisão, isoladas?  A resposta é que as famosas “continhas” ajudam no desenvolvimento da habilidade de resolver apenas o algoritmo. Enquanto os problemas, trabalham com o significado dessas operações. Enfim, na vida resolvemos problemas e não “efetue”!

Nessa perspectiva, é muito importante escolher problemas que envolvem todos os significados das operações básicas (adição, subtração, multiplicação e/ou divisão).

Utilize recursos variados para avaliar os estudantes

Para realizar um diagnóstico de aprendizagem em matemática não é preciso usar prova convencional, xerocada. Sabe aquele medo de prova, que muita gente tem? Ainda mais se for de matemática. Imagine qual seria melhor: fazer uma avaliação convencional em que as crianças ficam apavoradas com medo de não conseguir ou oferecer atividades desafiadoras em que os alunos nem percebem que estão sendo avaliados?

Eu fico com a segunda opção e você? Sendo assim, podemos propor situações-problemas reais, que façam sentido para os estudantes. Cada um pode buscar soluções para resolver os problemas e independentemente se acertar ou não, você pode avaliar qual estratégia o aluno utilizou.

Seguindo essa perspectiva, podemos avaliar outros conceitos matemáticos por meio de recursos lúdicos. Para avaliar quantidades, ao invés de usar a contagem de elementos desenhados em uma folha xerocada, é melhor utilizar materiais concretos, como lápis, pecinhas de montar, tampinhas, entre outros. Também é possível avaliar conceitos como maior, menor, frente, atrás, etc.

Registre os resultados da sondagem de matemática

Após fazer a sondagem, é hora de registrar os resultados. Não existe um modelo único. O importante é registar da maneira que você compreenda e possa planejar a intervenção pedagógica em matemática a partir das necessidades de aprendizagem dos alunos.

Podemos utilizar vários instrumentos como relatórios, planilhas, portfólio, mapeamentos, etc. Ah, e não se esqueça de colocar a data, pois dentro de um prazo você precisa realizar outro diagnóstico para comparar se houve avanços com a intervenção pedagógica. Aliás, esse é o principal objetivo dos registros. É um trabalho que vai exigir esforço, mas depois será um facilitador.

A intervenção pedagógica em matemática não precisa ser destinada apenas aos alunos com dificuldade de aprendizagem. É viável que seja assim quando ela for realizada fora da sala de aula como um atendimento individualizado.

Quando a intervenção pedagógica é aplicada na sala de aula pelo professor regente surgem dúvidas sobre como lidar com tantos níveis de aprendizagem em turmas heterogêneas. Na verdade, todas são heterogêneas!

Todavia, se entendermos o real sentido da intervenção pedagógica, tudo fica mais claro. A intervenção na aprendizagem só é eficaz se contemplar o ritmo e as especificidades de cada aluno.

Assim, os alunos que estão em um nível mais avançado de aprendizagem também ainda têm muito a aprender e podem avançar ainda mais. Ou seja, todos podem avançar a partir das próprias habilidades.

Planeje atividades diferenciadas para a intervenção pedagógica em matemática

Dessa forma, a intervenção pedagógica em matemática, como nos demais componentes curriculares, deve ser realizada com atividades diferenciadas. Isto é, não faz sentido dar uma atividade igual para todos os estudantes da turma, se eles têm necessidades diferentes uns dos outros.

Logo, oferecer uma atividade “difícil” para um aluno que não desenvolveu as habilidades esperadas para determinado ano de escolaridade, só vai desmotivá-lo, pois ele não conseguirá resolver.

Do mesmo modo, oferecer uma atividade “fácil” para o aluno que já desenvolveu as habilidades esperadas, não o permitirá evoluir e sem desafio, ele também será desmotivado.

Precisando de atividades para trabalhar a compreensão do Sistema de Numeração Decimal?

Clique no botão abaixo para conferir o post com dicas e atividades para realizar a intervenção pedagógica com alunos que apresentam dificuldades na compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND).

Precisando de atividades para trabalhar a adição e subtração?

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Precisando de atividades para trabalhar a multiplicação e divisão?

Clique no botão abaixo para conferir o post com as melhores metodologias e atividades para realizar a intervenção pedagógica com alunos que apresentam dificuldades na multiplicação e divisão.

Faça agrupamentos produtivos

Diante disso, uma estratégia bem recomendada em estudos recentes, é a organização da turma em grupos, os famosos agrupamentos produtivos. Nessa proposta, organizamos os estudantes em grupos, de acordo com os níveis de aprendizagem identificados na sondagem. Alunos com níveis iguais ou próximos ficam no mesmo grupo.

Portanto, o professor prepara atividades diferentes para cada grupo. Muitas vezes, é possível planejar as mesmas atividades, mas com níveis de dificuldades diferentes. Todos devem ser desafiados partindo do que sabem, para que aconteça uma evolução na aprendizagem.

Lembrando que a intervenção pedagógica é realizada em momentos pontuais. Afinal, temos um currículo para seguir dentro de determinado ano de escolaridade, e diga-se de passagem, é muito extenso. Enfim, o professor tem que “se virar nos 30” para dar conta de tanta coisa.

Utilize atividades lúdicas e diversificadas na intervenção pedagógica em matemática

Aprender matemática precisa ser divertido!

Outra questão muito importante é que a intervenção pedagógica exige atividades diversificadas. De nada adianta fazer uma boa sondagem, realizar os registros, identificar o nível de aprendizagem de cada estudante, e propor as mesmas atividades dadas no dia a dia da sala de aula.

Se o aluno não avançou com as atividades que já realiza com frequência, será que ele vai avançar se repetir as mesmas tarefas sempre? Talvez, a maneira como ele foi ensinado não é a melhor forma como ele aprende. Se buscarmos novas estratégias, ele terá novas oportunidades de aprender.

A intervenção pedagógica em matemática oferece ricas possibilidades. A matemática é concreta, desafiadora, criativa, dinâmica. Pode-se trabalhar com materiais concretos como o material dourado, que é um recurso maravilhoso e simples de adquirir.

Algumas dicas de recursos diversificados para se inspirar

Com o material dourado, é possível realizar as operações básicas, com muito raciocínio, sem precisar memorizar. Além disso, pode-se realizar jogos, explorar as características do Sistema de Numeração Decimal, pois os cubinhos representam as unidades, as barras representam as dezenas, as placas representam as centenas e o cubo grande, a unidade de milhar.

Olha só, o quanto é melhor visualizar e manipular o que está aprendendo. Também é legal fazer um quadro valor de lugar bem colorido, e trabalhar com o valor do algarismo quando ele está em determinada “casinha”.

Que fantástico seria a realização de um mercadinho em sala de aula, com dinheiros de papel para vender, comprar, voltar troco. Quantas habilidades seriam trabalhadas! Ou ainda fazer uma receita de gelatina para trabalhar medidas, quantidades. Ou brincar de boliche para aprender multiplicação.

São inúmeras possibilidades de trabalhar com a matemática de forma lúdica e significativa, pois ela faz parte de nosso cotidiano. Assim, a intervenção pedagógica em matemática será também uma forma de mudar a visão das crianças sobre o componente.

Pois, aprender matemática não precisa ser chato e todos podem sim, aprender. A maneira e o ritmo como cada um aprende é que são diferentes.

Conclusão

A intervenção pedagógica em matemática pode ser uma oportunidade de despertar nos alunos novas maneiras de “enxergar” a matemática. Esta pode ser divertida, desafiadora e tudo isso depende da maneira como realizamos.

Explore as potencialidades da matemática e verá resultados melhores também em outras disciplinas.

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