Confira sugestões de Intervenções Pedagógicas em Matemática para aplicar após as Avaliações Diagnósticas Iniciais. São ideias para inspirar professores dos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano) a planejarem atividades diferenciadas para ajudar os alunos a consolidar habilidades dos anos anteriores.
Olá! Que bom ter você aqui!
A Matemática não precisa ser um componente que causa medo nos alunos. Percebe-se que muitas dificuldades que as pessoas têm nessa disciplina estão relacionadas à mentalidade matemática que vai sendo reforçada.
O conhecimento matemático faz parte de nossas vidas. Por isso, mostrar aos alunos que a Matemática está presente em situações do cotidiano pode ser uma maneira de ajudá-los a consolidar habilidades dessa disciplina.
Se você já identificou as dificuldades de seus alunos em relação à Matemática e precisa de ideias de intervenções pedagógicas para o 1º Bimestre, esse post é para você!
Neste artigo, você terá várias sugestões para planejar a Intervenção Pedagógica de Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental conforme as habilidades do Diagnóstico Inicial.
Ideias para Intervenção Pedagógica em Matemática para os Anos Iniciais
Lembrando que as sugestões de atividades aqui apresentadas foram pensadas para aplicar depois das Avaliações Diagnósticas Iniciais. Sendo assim, elas foram organizadas a partir de habilidades avaliadas dos anos anteriores para a realização da Intervenção Pedagógica no 1º Bimestre.
Contudo, as atividades não são específicas para determinado ano de escolaridade. Pois os alunos podem ter defasagens de outros anos escolares.
Sendo assim, tenha em mente as habilidades não consolidadas, para aproveitar as ideias que se relacionam e que podem contribuir com o avanço na aprendizagem de um aluno ou grupo de alunos.
Sugestões de Intervenções Pedagógicas para 1º Ano – 1º Bimestre
Habilidades relacionadas: EI03ET07, EI02ET04, EI03ET05, EI03ET04, EI03ET04, EI02ET04, EI02ET07.
Proponha diversas situações de contagem de coleções, por exemplo, de pecinhas de montar.
Realize situações de contagem coletiva.
Fixe cartazes com números e quantidade. Ou ainda fichas para colar nas mesas.
Monte trilhas, juntamente com os alunos, utilizando cartelas numéricas grandes numeradas de 1 a 30. Depois, as crianças podem brincar com o jogo de trilha.
Fixe uma reta numérica na parede ou painéis interativos com quantidades.
Explore os conhecimentos espaciais dos estudantes utilizando objetos e móveis da sala de aula. Questione, individualmente, sobre as posições dos objetos e pessoas. Por exemplo: O que está em cima da mesa? O que está embaixo da cadeira? O que está acima do quadro? Qual o nome do colega que senta ao seu lado? O que está dentro da mochila?
No dia a dia, utilize intensamente o vocabulário relacionado às noções espaciais.
Planeje atividades lúdicas com materiais diversos para que as crianças possam agrupar elementos semelhantes.
Realize jogos em que os alunos precisam identificar o elemento intruso, que não faz parte de determinado conjunto.
Aproveite as pecinhas de montar que têm o formato geométrico. Faça o contorno de pecinhas diferentes em um papel pardo. A brincadeira é colocar a pecinha correspondente em cima do contorno.
Cartas com quantidades para contar e marcar o número correto.
Atividades práticas de comparação de quantidades.
Registro das medidas de comprimento das crianças.
Se os alunos têm dificuldade com a escrita dos números, realize atividades de coordenação motora utilizando areia colorida ou farinha, massinha de modelar, entre outros. Um painel com os números em alto relevo também é muito útil.
Sugestões de Intervenções Pedagógicas para 2º Ano – 1º Bimestre
Habilidades relacionadas: EF01MA01, EF01MA04, EF01MA05, EF01MA07, EF01MA08, EF01MA12, EF01MA15, EF01MA17, EF01MA21, EF01MA14.
Crie estações de atividades onde os alunos podem explorar diferentes conceitos matemáticos relacionados a números naturais. Por exemplo, em uma estação, os alunos podem contar objetos; em outra estação, podem organizar números em sequências; em outra estação, podem identificar números em códigos de identificação.
Realize jogos como pega-varetas, boliche, e disponibilize fichas para os alunos registrarem as pontuações.
Proponha atividades de contagem de coleções.
O jogo Batalha dos números é excelente para comparar quantidades. Os jogadores comparam o número de suas cartas e vence a rodada quem tiver o número maior.
Explore o Material Dourado. É interessante realizar jogos com o Material Dourado para que os alunos compreendam o sistema de numeração decimal. Por exemplo, desenhe duas mãos em uma folha (os alunos podem fazer o contorno das mãos). O objetivo é lançar dados e colocar em cada dedo do desenho, um cubinho do Material Dourado. Quando preencher as duas mãos (10 cubinhos) é o momento de trocar por uma barrinha. No final do jogo, os alunos devem registrar a quantidade total utilizando números.
Outra alternativa é agrupar palitos (a cada dez unidades prender com o elástico).
Observe e ouça as diferentes estratégias de pensamento que as crianças estão usando para resolver problemas de adição e subtração.
Proponha problemas reais, em que os alunos tenham o suporte de material manipulável, como tampinhas, palitos de picolé ou Material Dourado.
O material concreto Cuisinaire ajuda na compreensão da adição.
Faça mediações com situações do cotidiano: “O que está em cima de sua mesa?”, “Quem está sentado ao seu lado”, “Coloque o estojo do lado direito da mesa”, entre outras.
Trabalhe com representações do espaço tridimensional no plano (papel e telas), incluindo desenhos em perspectivas.
Trabalhe a localização espacial e direcionalidade. Por exemplo, utilize um quadriculado no quadro e peça para os alunos marcarem com X os “passos” para chegar nas coordenadas. Por exemplo, dois passos à direita, três passos à frente…
Proponha atividades para os alunos medirem objetos da sala utilizando medidas não padronizadas (polegadas, palmos, passos).
Compare objetos de uso cotidiano quanto ao peso, tamanho, espessura, por meio de atividades lúdicas.
Utilize o calendário diariamente.
Planeje atividades de pesquisas de opinião para posteriormente, produzir tabelas e gráficos. O uso de papel quadriculado para colorir os quadradinhos ou ainda quadrados de papel para colar e montar o gráfico, facilitam muito a compreensão.
Proponha atividades em que as figuras geométricas estejam em posições diferentes das típicas.
Explore figuras planas por meio de diferentes tipos de representação: desenhos, materiais manipuláveis, objetos e fotografias.
Sugestões de Intervenções Pedagógicas para 3º Ano – 1º Bimestre
Habilidades relacionadas: EF02MA01, EF02MA04, EF02MA09, EF02MA05, EF02MA06, EF02MA14, EF02MA16, EF02MA18, EF02MA20, EF02MA22.
Atividades lúdicas com Material Dourado são ótimas para a compreensão do valor posicional.
Prepare o quadro valor do lugar com E.V.A ou T.N.T. Peça para os alunos montarem os números utilizando Material Dourado ou palitos.
Utilize fichas escalonadas.
Planeje atividades lúdicas com regularidades diversas. Utilize números móveis ou cartões de números para os alunos montarem as sequências.
Exponha os estudantes a diversas situações que estimulem o senso numérico, tais como jogos e discussão de estratégias de cálculo mental.
Elabore problemas de adição e subtração contextualizados, ou seja, relacionados a situações do cotidiano dos alunos.
Faça brincadeiras de somar ou subtrair valores obtidos no lançamento de dois dados.
Primeiramente, avalie se o aluno entendeu que quando temos mais de dez unidades de uma certa ordem, é preciso compor uma unidade de ordem imediatamente superior. Se ele não compreendeu, priorize atividades com materiais manipuláveis, desenhos, esquemas, para depois revisitar o algoritmo da adição e subtração.
Disponibilize objetos para que os alunos relacionem às figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera). Por exemplo, um cubo pode ser uma caixa, um cone pode ser um funil, etc.
Incentive os alunos a usar a régua ou outras unidades de medida para medir materiais na sala de aula e anotar os resultados em uma tabela.
Explore o calendário na sala de aula. Agende datas importantes. Cada aluno também pode ter o próprio calendário no caderno.
Prepare brincadeiras para os alunos usarem moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro, não reais, mas um “dinheiro de brinquedo”. Eles podem montar um “mercadinho” utilizando embalagens reaproveitadas. Nesse caso, é bom variar os papéis, ora como comprador, ora como vendedor.
Outra opção é planejar uma simulação de compra e venda de ingressos para participar de outra brincadeira como a “Boca do Palhaço”.
Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo uma área de pesquisa específica (por exemplo, comida preferida, hobbies favoritos, desenho animado preferido, cor preferida, etc.). Os grupos devem coletar dados entre os colegas e registrar em tabelas de dupla entrada. Em seguida, eles podem criar um jornal da classe, incluindo gráficos de colunas simples ou barras para apresentar as informações coletadas.
Sugestões de Intervenções Pedagógicas para 4º Ano – 1º Bimestre
Habilidades relacionadas: EF03MA02, EF03MA05, EF03MA05, EF03MA06, EF03MA07, EF03MA07, EF03MA15, EF03MA19, EF03MA20, EF03MA27, EF03MA23, EF03MA01.
Explore o quadro valor do lugar (quadro de valor posicional), inclusive na forma de painel.
Realize jogos e atividades lúdicas com o Material Dourado.
Planeje situações-problema contextualizadas, ou seja, de acordo com situações cotidianas da vida dos estudantes. Utilize desenhos, esquemas, materiais manipuláveis como suporte para os cálculos.
Apresente estratégias de cálculo mental.
Monte estações com diferentes atividades de adição e subtração em sala de aula. Por exemplo, uma estação pode ter quebra-cabeças de adição, outra pode ter jogos de cartas para praticar subtração, etc.
Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam resolver problemas de adição e subtração para avançar pelo tabuleiro. Inclua espaços especiais com desafios extras para estimular o cálculo mental.
Peça para os alunos elaborarem problemas de adição, subtração ou multiplicação para trocar uns com os outros e resolver.
Utilize malha quadriculada para trabalhar a multiplicação. E também agrupamentos de objetos.
Incentive a contagem de grupos de moedas e/ou cédulas, por exemplo, oito moedas de 5 centavos.
Monte com os alunos, figuras geométricas utilizando palitos e jujuba. Disponibilize modelos tridimensionais (de papelão, de embalagens vazias, modelos de madeira etc).
Utilize rótulos de embalagens para explorar as unidades de medida. Ajude os alunos a diferenciar os conceitos de capacidade e massa.
Proponha a simulação de pesquisas e construção de gráficos de barras ou de colunas para representar dados, como os tipos de animais de estimação dos colegas, cores favoritas, etc. No final, eles podem apresentar seus gráficos para a turma.
Realize jogos para que os alunos observem a frequência de acontecimentos. Por exemplo, ao lançar dois dados e somar os valores, qual número é obtido com maior frequência.
Prepare desenhos de relógios para os alunos marcarem as horas. Confeccione um relógio de papelão para que os alunos possam registrar os horários.
Organize uma brincadeira para descobrir quem consegue montar o número maior utilizando cartas com números, anteriormente sorteadas.
Sugestões de Intervenções Pedagógicas para 5º Ano – 1º Bimestre
Habilidades relacionadas: EF03MA07, EF03MA10, EF03MA14, EF04MA01, EF04MA02, EF04MA06, EF04MA07, EF04MA09, EF04MA15, EF04MA20, EF04MA26, EF04MA27.
Ofereça diferentes possibilidades de resolução e discussão de problemas relacionados à multiplicação. O uso de materiais manipuláveis, desenhos, malha quadriculada, pode auxiliar os alunos que ainda não compreenderam esses conceitos.
Incentive a construção de sequências numéricas com regularidades diversas e também a descoberta de elementos ausentes em sequências.
Relembre os alunos de objetos do cotidiano que se relacionam com os sólidos geométricos. Disponha planificações para que possam manipular e/ou reproduzir no papel.
Coloque partes de uma figura em um envelope e desafie os alunos a montar unindo as partes. Fazer o contorno ou carimbar uma folha com a face dos sólidos também ajuda a superar as dificuldades em relação a essa habilidade.
Se necessário, retome o quadro valor posicional e quadro numérico. Planeje brincadeiras para as crianças montarem sequência de números.
Utilize fichas escalonadas.
Para intervir na multiplicação, distribua a tabela Pitagórica para os alunos preencherem.
Prepare atividades contextualizadas, com desenhos, suporte de material manipulável para treinar a multiplicação e divisão. Os jogos pedagógicos também motivam os alunos a buscar estratégias e avançar na aprendizagem.
Se os alunos apresentam dificuldade em compreender as frações, utilize materiais concretos e jogos como bingo das frações, dominó das frações, etc.
Proponha desafios para os alunos encontrarem o número escondido. O uso de malha quadriculada pode ajudá-los a descobrir o número que torna a igualdade verdadeira.
Utilize a malha quadriculada também para ajudar os alunos na compreensão do conceito de perímetro.
Planeje atividades práticas e experiências para a comparação de volumes e pesos. Apresente situações reais que demonstram o uso das medidas de capacidade e massa.
Leve para a sala de aula balança, fita métrica, trena, recipientes, para que os alunos possam praticar os conceitos.
Proponha problemas de proporcionalidade direta que estão presentes em situações do dia a dia. Por exemplo, “vamos recortar e colorir flores para enfeitar a sala de aula, usando uma cor para a pétala e outra cor para o miolo. Para as pétalas, temos as cores vermelho, azul e rosa. E para o miolo, amarelo e verde. Quantos tipos diferentes de flores poderemos confeccionar?” Incentive os alunos a fazer desenhos, criarem tabelas etc.
Além disso, jogos de lançamento de dois dados como o jogo “Pintando o sete” ajudam na compreensão de eventos mais prováveis.
Planeje atividades de construção de gráficos e tabelas a partir de situações reais como por exemplo, registrar a quantidade de pontos obtidos em um jogo ou campeonato da escola, análise de preços, consumo de energia ou água, etc. Depois que compreenderem o conceito, proponha a interpretação de gráficos e tabelas pesquisados com base em uma curiosidade que os alunos têm, para que se sintam mais motivados em analisar os dados.
Conclusão
Essas são apenas algumas sugestões de Intervenções Pedagógicas de Matemática para aplicar após as Avaliações Diagnósticas.
O mais importante é mostrar que a Matemática pode ser divertida e faz parte de nosso cotidiano. Isso ajuda os alunos a compreenderem que todos nós temos a capacidade de aprender Matemática.
Leia também: Sugestões de Intervenções Pedagógicas em Língua Portuguesa