Plano de Intervenção Pedagógica para 5º Ano: Como intervir nas dificuldades de aprendizagem e preparar os estudantes para o Ensino Fundamental II

Seus alunos estão tendo dificuldades em consolidar as habilidades previstas para o 5º Ano? Saiba como elaborar um plano de intervenção pedagógica eficaz. Se você está sem tempo, descubra como adquirir um material pronto para usar.

Olá! Que bom ter você aqui!

Os anos iniciais do Ensino Fundamental são a base para o restante do percurso escolar. Nessa fase, além da alfabetização e introdução às disciplinas básicas, ocorre o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

O último ano do Ensino Fundamental I é desafiador, tanto para os alunos, quanto para os professores.

Uma vez que se aumenta a “pressão” em também preparar os alunos para a transição para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

Quando a professora ou professor do 5º Ano se depara com muitas defasagens acumuladas de anos anteriores e dificuldades de aprendizagem quanto ao currículo atual, o desafio é muito grande.

Nesse cenário, o plano de intervenção pedagógica surge como um instrumento necessário para atender às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Neste post, vamos refletir sobre como escolher as habilidades a serem trabalhadas no plano de intervenção pedagógica, como organizar o processo para atender aos diferentes níveis de aprendizagem, além dos passos necessários e dicas para melhores resultados.

Você também irá descobrir como adquirir o plano de intervenção pedagógica pronto para o 5º Ano. Acompanhe e não perca nenhum detalhe importante!

Especificidades do 5º Ano

Além das expectativas de aprendizagem, os alunos do 5º Ano também devem ser preparados para a transição para a segunda etapa do Ensino Fundamental.

Essa também é uma fase de intensa mudança física, comportamental e emocional.

Assim como as demais questões pedagógicas, a transição deve ser pensada de forma sistemática e intencional. É fundamental se atentar para a formação socioemocional dos alunos.

Embora a dimensão cognitiva seja importante no plano de intervenção pedagógica, também é preciso olhar para o lado emocional dos alunos. A formação de atitudes sociais como o respeito, empatia, cooperação, relação social, interação, deve ser considerada.

Quais habilidades trabalhar no plano de intervenção?

No 5º Ano, geralmente o desafio é maior, pois os alunos podem ter acumulado defasagens dos anos anteriores.

Dentre tantas habilidades da BNCC, o ideal é selecionar habilidades prioritárias, ou seja, essenciais. São aquelas habilidades extremamente importantes para a vida plena em sociedade. E que também são base para o aprendizado do que será ensinado ao longo do 5º ano e nos anos seguintes.

Quanto às defasagens de anos anteriores, é importante reconhecer que é desafiador quando os alunos chegam ao 5º Ano com muitas lacunas na aprendizagem. Os professores não poderão fazer mágica, com tão pouco tempo e poucos recursos.

Porém, o plano de intervenção pedagógica é um instrumento para ajudar os alunos a superarem suas dificuldades. Alguns alunos não conseguem chegar no mesmo nível do restante da turma. Mas, o mais importante é eles conseguirem avançar a partir do que sabem.

Por isso, ao analisar os resultados, não compare um determinado aluno com outros, mas sim, com os resultados individuais desse mesmo aluno no diagnóstico inicial. Cada avanço, ainda que pequeno, pode ser transformador.

Quanto às dificuldades apresentadas pelos estudantes ao longo do 5º Ano, é fundamental intervir no momento em que acontecem, evitando o agravamento de defasagens.

Como organizar a intervenção pedagógica a partir de diferentes níveis de aprendizagem

Algumas ações podem facilitar o atendimento na intervenção pedagógica de alunos em diferentes níveis de aprendizagem.

Na escola, uma opção é realizar agrupamentos com alunos de diferentes turmas, com necessidades de aprendizagem próximas. Por exemplo, alunos que não estão alfabetizados.

Uma equipe de professores pode realizar um ensino personalizado com esses alunos.

Alunos de uma mesma turma também podem ser atendidos no agrupamento intermitente, no horário regular de estudo, por outro professor, como professor eventual, professor da biblioteca ou por voluntários, inclusive alunos monitores de turmas mais avançadas.

Dentro da sala de aula, a professora ou professor regente pode realizar agrupamentos produtivos. Nessa proposta, os alunos da turma são organizados em grupos dentro da própria sala de aula, no horário regular.

Para tal, os professores regentes precisam planejar atividades personalizadas para cada grupo. Muitas vezes, isso pode ser feito mudando a complexidade de uma atividade de acordo com cada nível.

Ou seja, uma mesma atividade é adaptada ao nível de aprendizagem de cada grupo.

Essa é uma proposta muito eficaz para lidar com turmas muito heterogêneas e com a falta de tempo, falta de recursos humanos e materiais.

Demonstração de algumas das atividades de Língua Portuguesa do Plano de Intervenção Pedagógica para 5º Ano.

A própria organização da sala de aula pode ser repensada. As carteiras escolares podem ser dispostas em formato de “U” para formar o grupo de alunos que precisam de um atendimento prioritário devido às defasagens.

Assim, a professora ou professor pode circular com mais facilidade para fazer as intervenções individuais com esses alunos que apresentam mais dificuldade e têm menos autonomia.

Os demais grupos podem ser formados com as carteiras lado a lado.

Realizar essa organização durante a aplicação da intervenção pedagógica é importante porque sempre ficamos preocupadas: preciso intervir na aprendizagem de alunos que estão com dificuldades, mas como vou deixar o restante da turma de lado?

Com os agrupamentos produtivos, todos terão a oportunidade de avançar na aprendizagem, pois farão atividades adequadas aos conhecimentos que possuem.

Em alguns casos, é preciso realizar um trabalho individualizado, focado em apenas um estudante. Nessa proposta, a professora ou professor intervém conforme as necessidades, ritmo e forma de aprender de determinado aluno.

Demonstração de algumas das atividades de Matemática
do Plano de Intervenção Pedagógica 5º Ano.

Passos para implementar o plano de intervenção pedagógica para 5º Ano

·       Realize o diagnóstico da turma;

·       Defina o público da intervenção: analise no mapeamento, as habilidades que a maioria da turma não consolidou (para uma intervenção coletiva), habilidades comuns que um grupo de alunos não consolidou (para realizar agrupamentos) e habilidades que cada aluno em defasagem não consolidou (para intervenção individual);

·       Privilegie habilidades prioritárias;

·       Utilize metodologias ativas;

·       Planeje atividades diferenciadas;

·       Avalie continuamente;

·       Replaneje quando necessário;

·       Registre o processo.

Plano de Intervenção Pedagógica para retomar habilidades do ano anterior

Demonstração do Plano de Intervenção Pedagógica 5º Ano para retomar habilidades de língua portuguesa e matemática do ano anterior.

Frequentemente, é preciso revisitar habilidades que não foram consolidadas pelos alunos em anos anteriores.

Se ao analisar os resultados da Avaliação Diagnóstica você percebeu que alguns estudantes não consolidaram habilidades do 4º Ano que são necessárias para prosseguir com o currículo do 5º Ano, é indispensável um plano de intervenção pedagógica que contemple estas habilidades.

Você está sem tempo e gostaria de um plano de intervenção pedagógica pronto para o 5º Ano?

Temos um material que irá te ajudar! O plano pode ser personalizado de acordo com o diagnóstico de sua turma, é editável e conta com diversas atividades de Língua Portuguesa e Matemática. Inclusive para alunos não alfabetizados, você tem acesso a atividades para cada nível de escrita.

As habilidades trabalhadas no plano de intervenção pedagógica são:

Língua Portuguesa: EF04LP09, EF04LP10, EF04LP19, EF04LP15, EF04LP20, EF15LP01, EF35LP13, EF04LP27, EF04LP13, EF04LP14, EF15LP16, EF35LP05, EF35LP27, EF04LP01, EF35LP25.

Matemática: EF04MA01, EF04MA02, EF04MA07, EF04MA09, EF04MA06, EF04MA20, EF04MA15, EF04MA26, EF04MA03, EF04MA27, EF04MA18, EF04MA17, EF04MA22.

Como adquirir o Plano de Intervenção Pedagógica pronto para 5º Ano

  • Plano de Intervenção Pedagógica editável para personalizar de acordo com a realidade da turma;
  • Inclui atividades prontas;
  • Alinhado às habilidades prioritárias da BNCC;
  • Inclui arquivos para acompanhar e registrar o processo de intervenção pedagógica;
  • Bônus: atividades para alunos não alfabetizados, para cada hipótese de escrita (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).
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Conclusão

Todo o esforço em garantir a todos os alunos o direito de aprender, independente de suas dificuldades, é uma contribuição muito valiosa tanto para a formação acadêmica, quanto para a formação de um sujeito autônomo, crítico e com autoestima.

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