Plano de Intervenção Pedagógica 4º Ano: estratégias para superar dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática

Está precisando de um plano de intervenção pedagógica para o 4º Ano? Esse post pode te ajudar! Saiba como montar o plano de intervenção para a sua turma, com estratégias que fazem a diferença!

Olá! Que bom ter você aqui!

É esperado que nenhuma turma que recebemos tenha um nível homogêneo. Porém, por diversos fatores, muitos alunos apresentam grandes lacunas de aprendizagem e não conseguem acompanhar o currículo do 4º Ano.

Diante dessa realidade, é necessária uma alteração no curso regular do ensino, para superar as dificuldades identificadas no processo de ensino e aprendizagem.

Não é um processo fácil, mas algumas estratégias nos ajudam a planejar um plano de intervenção pedagógica mais assertivo, que realmente possa trazer resultados.

Neste post, você vai descobrir dicas para realizar a intervenção pedagógica no 4º Ano, além de conhecer um material pronto para aplicar com sua turma.

Principais dificuldades dos alunos do 4º Ano

Infelizmente, não é raro encontrar alunos não-alfabetizados no 4º Ano. Também é comum ter alunos que sabem ler e escrever, mas não conseguem compreender e produzir textos com autonomia.

No 4º Ano, os gêneros textuais trabalhados são mais complexos. Diante disso, se os estudantes não desenvolveram a base necessária no 1º, 2º e 3º anos, eles terão muita dificuldade de acompanhar o currículo atual.

Print das atividades do plano de intervenção pedagógica 4º Ano para retomar habilidades de língua portuguesa.

Em Matemática também não é diferente. As habilidades da BNCC seguem uma progressão. Assim, o desenvolvimento de determinada habilidade pode depender da consolidação de uma outra habilidade do ano atual ou do ano anterior.

Dessa forma, considerando que os objetos de conhecimento aumentam a complexidade no 4º Ano, os alunos podem apresentar muitas dificuldades.

Dentre as fragilidades de aprendizagem apresentadas, podemos destacar a resolução de problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão. Pode acontecer de os estudantes não terem desenvolvido com sucesso, os conhecimentos prévios necessários, como reconhecer e comparar quantidades, contar, apropriar-se do sistema numérico.

Com isso, se não houve a compreensão dos significados da adição, subtração, multiplicação, a resolução de problemas fica comprometida.

Além disso, é importante sondar se os alunos compreenderam as características do Sistema de Numeração Decimal, pois isso pode influenciar no aprendizado de diversos conteúdos de Matemática.

Demonstração das atividades de matemática do plano de intervenção 4º Ano.

Como montar um Plano de Intervenção Pedagógica para o 4º Ano

·   Comece com um diagnóstico

É a partir do mapeamento e análise dos resultados de aprendizagem dos alunos que podemos identificar quais habilidades precisam ser reforçadas no plano de intervenção e quais estratégias funcionam para a realidade da turma.

Quando temos consciência do perfil coletivo e individual da turma, podemos planejar intervenções direcionadas, personalizadas, para melhorar a aprendizagem.

Vários instrumentos podem ser utilizados como avaliações internas e externas, observações, sondagens, atividades avaliativas diversificadas etc.

O mais importante é não deixar esses dados guardados na gaveta, mas analisá-los detalhadamente para usá-los como ponto de partida para o planejamento ou replanejamento.

·   Escolha habilidades prioritárias

É praticamente inviável trabalhar com todas as habilidades da BNCC no plano de intervenção para o 4º Ano. Afinal, são muitas habilidades do ano atual e de anos anteriores.

Uma alternativa é pensar em habilidades que são base para outros conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática.

Muitas vezes, é preciso ter um olhar para os anos anteriores do ensino fundamental (3º, 2º e 1º ano). Quais habilidades não consolidadas nos anteriores estão influenciando no desempenho do 4º Ano?

·   Estabeleça metas claras e alcançáveis

Tenha em mente os objetivos que você pretende alcançar com o plano de intervenção.

Embora tenhamos metas audaciosas, devemos estabelecer metas alcançáveis, para evitar o sentimento de frustração. Pois, o processo é demorado.

Geralmente, há muitas lacunas de aprendizagem e as causas da dificuldade de aprendizagem são diversas. Diante disso, cada pequeno avanço deve ser comemorado.

·   Planeje atividades diferenciadas

Um mesmo objeto de conhecimento pode ser trabalhado a partir de diferentes estratégias.

Talvez, a metodologia que foi utilizada funcionou com grande parte da turma. Mas, há alunos que não conseguiram acompanhar. Como existem muitas formas de aprender, é preciso que o plano de intervenção contemple estratégias diferenciadas para atender às singularidades de cada aluno.

A utilização de materiais concretos, estratégias metacognitivas, jogos, atividades lúdicas, explicação individual, trabalhos em grupo, pode favorecer a aprendizagem ao permitir uma nova possibilidade de aprender.

Muitas vezes, é preciso aprender a aprender. O que percebo é que os alunos estão cada vez menos autônomos. Eles buscam respostas prontas, o que é reflexo da sociedade atual.

Diante desse cenário, na intervenção pedagógica é preciso trabalhar também a autonomia e criticidade.

·   Faça um acompanhamento individual

Utilize fichas, relatórios ou portfólio para acompanhar a aprendizagem de cada estudante.

Às vezes, é necessário reformular o plano de intervenção, buscar outras estratégias para intervir na dificuldade. Mas, na melhor das hipóteses, acontecem avanços, os quais serão registrados com alegria!

A avaliação contínua e de caráter formativo é fundamental, uma vez que permite o acompanhamento individualizado dos alunos e orienta a tomada de decisões.

O que fazer quando o aluno do 4º Ano não consolidou habilidades de anos anteriores?

Quando foi identificado na avaliação diagnóstica que o aluno não consolidou habilidades do 3º Ano ou mesmo do 2º ou 1º Ano, é preciso retomar esses conhecimentos no plano de intervenção pedagógica.

Por exemplo, para resolver e elaborar problemas de divisão (EF04MA07), é necessário ter desenvolvido o conhecimento prévio no 3º Ano, que é resolver e elaborar problemas de multiplicação (EF03MA07).

Para desenvolver a habilidade EF04LP10 (Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação …) é preciso ter como conhecimento prévio a habilidade EF03LP12 (Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários …).

Muitas vezes, retomar apenas a habilidade do ano anterior também não é suficiente, mas de anos anteriores.

Sendo assim, o plano de intervenção pedagógica para 4º Ano pode contemplar também habilidades relacionadas à alfabetização e letramento, tanto em Língua Portuguesa, quanto em Matemática.

Por isso, é tão importante conhecer bem o público da intervenção pedagógica e planejar com intencionalidade.

Demonstração dos planos de intervenção 4º Ano, Língua Portuguesa e Matemática.

Plano de intervenção pedagógica 4º Ano para retomar habilidades do ano anterior

Você precisa de um plano de intervenção pedagógica para retomar habilidades não consolidadas do 3º Ano com sua turma?

Se sim, conheça um material que irá te ajudar!

Trata-se de um plano de intervenção editável, para você personalizar de acordo com o diagnóstico de sua turma. Você também recebe atividades prontas, incluindo descrição de como aplicá-las.

O plano tem como objetivo retomar habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática, não consolidadas no ano anterior (3º Ano do Ensino Fundamental), para que o estudante tenha condições de desenvolver as habilidades do ano atual (4º Ano).

As habilidades-foco são:

Língua Portuguesa: EF03LP11, EF03LP19, EF03LP12, EF35LP05, EF35LP29, EF15LP14, EF03LP03, EF35LP27, EF03LP09, EF03LP18, EF03LP02, EF03LP24, EF03LP01, EF35LP01, EF35LP25.

Matemática: EF03MA02, EF03MA10, EF03MA05, EF03MA06, EF03MA07, EF03MA15, EF03MA19, EF03MA20, EF03MA23, EF03MA14, EF03MA01, EF03MA24, EF03MA27.

Como adquirir o Plano de Intervenção pronto para o 4º Ano

  • Plano de Intervenção Pedagógica editável para personalizar de acordo com a realidade da turma;
  • Inclui atividades prontas;
  • Alinhado às habilidades prioritárias da BNCC;
  • Inclui arquivos para acompanhar e registrar o processo de intervenção pedagógica;
  • Bônus: atividades para alunos não alfabetizados, para cada hipótese de escrita (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).
QUERO SABER MAIS

Conclusão

Neste post, vimos alguns passos e detalhes que não podemos esquecer na elaboração e implementação do plano de intervenção pedagógica.Não é um trabalho simples e fácil, mas é um esforço necessário para assegurar o direito de aprender a todos os estudantes, sem distinção. Já que o desenvolvimento das habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática é indispensável para o estudante prosseguir com sucesso nos estudos.

Deixe um comentário