Plano de Intervenção Pedagógica 3º Ano: Como identificar e atender alunos com dificuldades de aprendizagem

Um plano de intervenção pedagógica para 3º Ano se faz muito necessário na medida em que intervir nas dificuldades de aprendizagem é fundamental para o prosseguimento dos estudos com sucesso. Saiba como identificar e atender alunos do 3º Ano com dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.

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Quando identificamos nas avaliações internas e externas, que as aprendizagens não estão acontecendo da maneira e no momento em que esperamos que aconteçam, é preciso intervir.

Isso significa que precisamos buscar estratégias para superar as dificuldades identificadas no processo de ensino e aprendizagem, para ajudar os estudantes a avançar.

Mas, como identificar as dificuldades de aprendizagem que serão trabalhadas no plano de intervenção pedagógica? Como ajudar os alunos que estão apresentando dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática?

Vamos refletir sobre essas questões? Se preferir, no final deste artigo você também pode adquirir o plano de intervenção pedagógica pronto para o 3º Ano. Acompanhe o post e boa leitura!

Importância do plano de intervenção pedagógica

Cada dia surgem novos desafios para os professores. Por diversos fatores, muitos alunos não desenvolvem a aprendizagem esperada para o ano de escolaridade em que estão.

Embora não seja um trabalho fácil, a intervenção pedagógica é uma das maneiras mais eficazes de atender às necessidades específicas de cada estudante.

Nessa perspectiva, o plano de intervenção pedagógica é importante para organizar as estratégias necessárias para ajudar os estudantes a superarem as dificuldades de aprendizagem. Uma vez que planejar com intencionalidade é fundamental para oportunizar o avanço dos alunos, respeitando os diferentes ritmos e formas de aprender.

Como identificar as dificuldades de aprendizagem

Um bom diagnóstico de aprendizagem é muito relevante na identificação das dificuldades de aprendizagem.

Seja por meio de avaliações internas e externas, atividades diversificadas, relatórios, observações, sondagens, dentre outras.

Às vezes, dizemos que o aluno está com dificuldades na leitura, por exemplo. Mas, essa informação é muito ampla para pensarmos em formas de intervir para que esse aluno melhore na leitura.

Neste exemplo, poderíamos sondar: ele desenvolveu a consciência fonológica? Quais aprendizagens essenciais para o desenvolvimento da leitura, ele ainda não consolidou?

Só dessa maneira, com informações detalhadas, temos a condição de planejar intervenções pedagógicas específicas, direcionadas para a necessidade de determinado aluno ou grupo de alunos.

Por isso, o diagnóstico é tão importante para direcionar intervenções que terão maiores possibilidades de êxito.

Como atender às diferentes dificuldades de aprendizagem

O principal desafio é atender aos diferentes níveis de aprendizagem dentro de uma mesma turma.

Por isso, é importante organizar o plano de intervenção, pensando sobre:

·       Dificuldades de aprendizagem que foram diagnosticadas em toda a turma: podem ser definidas estratégias de intervenção para todos os estudantes da turma.

·       Dificuldades semelhantes de um grupo de alunos: a intervenção pode ser aplicada em grupos, que apresentam necessidades de aprendizagem próximas. Esta é uma estratégia que tem facilitado a aplicação da intervenção, driblando desafios como a grande quantidade de alunos e falta de tempo.

·       Dificuldades individuais: alguns alunos precisam de um atendimento individualizado, quando estão com uma grande defasagem em relação à turma.

Fora da sala de aula, uma possibilidade é realizar agrupamentos de alunos de turmas diferentes com características de aprendizagem semelhantes.

Dentro da sala de aula, o desafio maior. Uma possibilidade é organizar a sala de aula em grupos estratégicos e diferenciar o ensino para atender às necessidades de cada grupo.

As propostas personalizadas não deixam nenhum estudante “para trás”, pois tanto os alunos que estão em defasagem, quanto os alunos que estão em um nível de aprendizagem adequado, podem avançar a partir dos próprios conhecimentos prévios.

Como montar um Plano de Intervenção para o 3º Ano

·       Identifique os alunos que precisam de apoio: como vimos, a partir do diagnóstico é possível identificar os alunos que precisam de ajuda para avançar na aprendizagem, tendo em vista o que é esperado no ano de escolaridade em que estão.

·       Priorize habilidades essenciais: algumas habilidades são prioritárias para que o aluno consolide as aprendizagens do 3º Ano, e outras para que termine o ano letivo com condições de continuar se desenvolvendo nos anos posteriores.

·       Escolha estratégias diferenciadas: os alunos estão muito dispersos. Cada vez mais, é necessário buscar maneiras de motivar as crianças e ajudá-las a “aprender a aprender”, com autonomia.

·       Faça registros: os registros ajudam a perceber a evolução ou não evolução dos alunos. Além disso, é uma maneira de documentar um trabalho realizado com tanta dedicação.

·       Avalie continuamente: avaliar é importante tanto para identificar se os alunos estão avançando ou não, e em quais habilidades, quanto para entender se o plano de intervenção pedagógica precisa ser ajustado.

Algumas metodologias podem funcionar para determinado aluno e não funcionar para outro. É por meio da avaliação que temos essa visão e podemos procurar novas metodologias em busca de melhores resultados.

O que trabalhar no Plano de Intervenção Pedagógica de Língua Portuguesa para 3º Ano

Embora seja esperado que os alunos que estão no 3º Ano já tenham desenvolvido as habilidades de ler e compreender textos, com autonomia e produzir textos cujo nível de textualidade é adequado, sabemos que isso nem sempre acontece.

Alguns alunos chegam no 3º Ano sem terem desenvolvido as habilidades de leitura e escrita. Muitas vezes, não compreenderam o Sistema de Escrita Alfabética (SEA).

Diante dessa realidade, é preciso retomar habilidades que não foram asseguradas aos estudantes em anos anteriores, por meio de estratégias, tais como: atividades de consciência fonológica, aprimoramento da correspondência grafofonêmica, atividades de leitura (modelagem de leitura, leitura compartilhada, leitura em coro) etc.

Uma possibilidade de intervir no desenvolvimento da escrita, de forma personalizada às necessidades de cada aluno, é realizar atividades para cada nível de escrita.

Mesmo que os alunos não saibam ler, é fundamental trabalhar a compreensão. Isso pode ser feito quando a professora ou o professor lê o texto como um modelo de leitor, enquanto os alunos acompanham a leitura com o texto em mãos.

Antes de ler o texto, ler somente o título, conversar sobre o gênero textual e ajudar as crianças a ativarem os conhecimentos prévios. Isso é importante para que façam conexões com outros textos que já leram ou ouviram, além de outros conhecimentos que possuem sobre o assunto.

Também é essencial ensinar as crianças a fazerem previsões sobre o texto.

Após a leitura, fazer perguntas literais ou objetivas, ajudando os alunos a identificarem informações explícitas. Também fazer perguntas inferenciais, para que os estudantes desenvolvam a habilidade de identificar informações que não estão tão claras, ou seja, estão implícitas no texto.

E, não menos importante, fazer perguntas subjetivas. São perguntas que envolvem uma opinião pessoal dos alunos sobre o texto, em geral, ou sobre uma parte específica.

Nessa perspectiva, deve ser realizado o trabalho com uma diversidade de gêneros textuais.

Print das folhas de atividades do plano de intervenção pedagógica do 3º Ano para retomar habilidades.

O que trabalhar no Plano de Intervenção Pedagógica de Matemática para 3º Ano?

Alguns estudantes podem chegar no 3º Ano sem terem desenvolvido aprendizagens esperadas em anos anteriores, como quantificar, ler, representar, comparar, ordenar, compor e decompor números de até três ordens.

Talvez não tenham desenvolvido a compreensão dos fatos básicos da adição e subtração, inclusive na resolução de problemas. Além de outras habilidades relacionadas à geometria, grandezas e medidas.

Na Matemática, é muito perceptível a progressão de habilidades prevista na BNCC. O que nos leva a perceber que se o estudante não desenvolveu uma habilidade do 2º Ano, por exemplo, ele terá dificuldade em desenvolver uma habilidade do 3º Ano, que está relacionada, mas com um nível de complexidade maior.

Um exemplo claro está na unidade temática “Números”. Espera-se que os estudantes leiam e representem números naturais de até 2 ordens no 1º ano, de até 3 ordens no 2º ano, de até 4 ordens no 3º ano, de até 5 ordens no 4º ano e de até 6 ordens no 5º ano.

Sendo assim, a não consolidação de aprendizagens no ano anterior terá repercussão no ano atual. Por isso, se esse for o caso, é necessário retomar as habilidades para ajudar o aluno a prosseguir nos estudos.

É muito importante sondar se a criança compreendeu as características do Sistema de Numeração Decimal (SND). A não compreensão pode impactar inclusive na aprendizagem da adição e subtração.

Essas são apenas algumas possibilidades de intervenções, dentre tantas que podem ser realizadas de acordo com o perfil da turma.

Prints das atividades do plano de intervenção pedagógica de matemática do 3º Ano para retomar habilidades.

Por que é importante retomar habilidades de anos anteriores no plano de intervenção pedagógica?

Como vimos, muitas vezes, dependendo da habilidade trabalhada, não é suficiente realizar intervenções pensando somente nas expectativas de aprendizagem do 3º Ano.

Isso acontece porque muitas habilidades da BNCC dependem de conhecimentos prévios para serem desenvolvidas. Assim, se o estudante não consolidou a base para essa nova aprendizagem no 1º e/ou 2º ano, ele não conseguirá desenvolvê-la.

Nessa perspectiva, é muito importante conhecer a progressão de habilidades da BNCC, refletir sobre as aprendizagens essenciais de Língua Portuguesa e Matemática, para que o plano de intervenção pedagógica seja assertivo.

Plano de Intervenção Pedagógica 3º Ano para retomar habilidades do ano anterior

Se você precisa de um plano de intervenção pedagógica pronto para o 3º Ano, com o objetivo de retomar habilidades não consolidadas do 2º Ano, temos um material para facilitar seu trabalho!

Trata-se de um plano editável de Língua Portuguesa e Matemática, para que você possa adaptá-lo à realidade de sua turma, de acordo com o diagnóstico inicial.

As habilidades-foco do plano são:

Língua Portuguesa: EF12LP07, EF02LP12, EF02LP16, EF02LP17, EF12LP08, EF12LP01, EF12LP04, EF12LP17, EF12LP19, EF02LP28, EF01LP02, EF02LP27.

Matemática: EF02MA01, EF02MA04, EF02MA09, EF02MA05, EF02MA06, EF02MA14, EF02MA16, EF02MA18, EF02MA20, EF02MA22.

Inclui atividades em PDF. Para saber mais, clique no botão abaixo.

Como adquirir o plano de intervenção pronto para 3º Ano

  • Plano de Intervenção Pedagógica editável para personalizar de acordo com a realidade da turma;
  • Inclui atividades prontas;
  • Alinhado às habilidades prioritárias da BNCC;
  • Inclui arquivos para acompanhar e registrar o processo de intervenção pedagógica;
  • Bônus: atividades para alunos não alfabetizados, para cada hipótese de escrita (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).
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Conclusão

O sucesso de um plano de intervenção pedagógica para o 3º Ano está na organização, constância e adequação às reais necessidades dos alunos. Com um bom planejamento, é possível promover avanços significativos e recuperar a autoestima dos alunos em processo de aprendizagem.

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