Descubra neste post, como fazer o Planejamento/Plano de Ensino Anual de acordo com o CRMG (Currículo Referência de Minas Gerais) sem complicações. Saiba também como adquirir o Planejamento pronto para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Olá! Que bom ter você aqui!
Você é professora ou professor em Minas Gerais e ainda não elaborou seu Planejamento Anual? Se sim, esse post vai te ajudar!
O Planejamento Anual é como uma bússola que ajuda na orientação da prática pedagógica. Ele evita a improvisação na medida em que traz respostas para algumas perguntas comuns, tais como: o que ensinar nesse ano? Quais habilidades trabalhar? Como posso contribuir com meus alunos?
Todos esses questionamentos são esclarecidos a partir do currículo. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como o próprio nome diz, é a base para o ensino em todo o país. A partir dela, o Estado de Minas Gerais, assim como outros estados, construiu o próprio currículo.
É importante fazer um planejamento fundamentado no CRMG, pois ele foi pensado para a realidade de Minas Gerais.
A SEE/MG disponibiliza os Planos de Curso, que facilitam muito. Mas, a maior parte das escolas exige que os professores elaborem seus próprios planejamentos, a partir dos Planos de Curso. Assim, é preciso acrescentar a metodologia, formas de avaliação, entre outras informações relevantes.
Porém, é muito difícil fazer um planejamento extenso e entregar na data marcada em meio a tantas tarefas. Afinal, o ano letivo começa com tudo!
Sabe aquela sensação que as horas extra classe voam? E que nos encontros pedagógicos não dá para se concentrar em meio a tantas conversas?
Pois é! Com isso, você acaba fazendo o plano de ensino em casa. E como é demorado!
Entendo perfeitamente essa situação. Também percebo a dificuldade de encontrar planejamentos prontos com habilidades específicas do CRMG.
Por isso, decidi fazer esse post para facilitar o trabalho dos professores dos Anos Iniciais de Minas Gerais. Acompanhe para saber tudo sobre o Plano de Ensino de acordo com o CRMG e como adquirir o planejamento em PDF ou editável.
Qual a importância do planejamento para os professores?
O planejamento indica o caminho, uma direção para onde estamos indo. Na vida, precisamos planejar tudo e na prática docente não é diferente.
“Planejar é transformar a realidade numa direção escolhida; é agir racionalmente; é realizar um conjunto orgânico de ações, proposto para aproximar uma realidade a um ideal; é implantar um processo de intervenção na realidade (GANDIN, 2001). É o processo que nos permite reduzir os níveis de incerteza, conhecer o sentido e a direção das ações cotidianas. Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa”(CRMG, 2018, p.62).
É fundamental estudar os documentos norteadores, pois eles ajudam a entender o que é preciso ser trabalhado em cada ano de escolaridade.
No final desse artigo, você encontra o link para adquirir o Planejamento pronto para os Anos Iniciais, de acordo com o CRMG. Continue conosco!
O que é CRMG?
O CRMG é o Currículo Referência de Minas Gerais. Às vezes, bate uma dúvida: qual a diferença entre CRMG e BNCC?
Bom, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), é um documento normativo elaborado pelo Ministério da Educação e que define as aprendizagens essenciais para todo o Brasil.
Como o próprio nome diz, é a base, o documento que serve de referência para a construção dos currículos de todos os Estados, Distrito Federal e Municípios.
A BNCC não é estática, ela pode sim ser modificada.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação Nacional prevê a construção de currículos norteados pela BNCC.
Nesse sentido, os estados podem elaborar seus próprios currículos. Foi a partir dessa autonomia, que Minas Gerais elaborou o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) considerando a BNCC, o Plano Nacional de Educação, Pareceres do Conselho Nacional de Educação, Conselho Estadual, dentre outros documentos.
Assim, a partir de 2019, o Currículo Referência de Minas Gerais passou a ser referência curricular para as redes.
“O Currículo Referência de Minas Gerais é, portanto, fruto do trabalho coletivo de milhares de profissionais de todas as regiões do estado, versando sobre a pluralidade de ideias, identidades e expressões de Minas Gerais e, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, será referência curricular para as redes a partir de 2019” (CRMG, p. 8).
Podemos dizer que BNCC e CRMG são documentos complementares. Mas, quando cada estado construiu seu próprio documento, buscou-se dar uma identidade para o currículo, considerando os aspectos regionais.
Por que fazer um Planejamento Anual de acordo com o CRMG?
Não é errado fazer um planejamento de acordo com a BNCC, afinal ela é válida em todo o país. Porém, é importante considerar os aspectos regionais, as especificidades de nosso estado e o CRMG foi pensado para atender à realidade de Minas Gerais.
Ou seja, para um trabalho pedagógico que faça sentido para os alunos é necessário considerar o contexto em que a escola está inserida e sua realidade.
Considerando a perspectiva regional, no CRMG, algumas habilidades foram modificadas em relação à BNCC. Observe no infográfico abaixo:

Como fazer um bom Planejamento ou Plano de Ensino de acordo com o CRMG?
Como estamos tratando neste artigo, especificamente de Minas Gerais, os Planos de Curso elaborados pela SEE/MG facilitam o planejamento dos professores.
Os Planos de Curso dão suporte aos professores na implementação do CRMG. Eles organizam todas as habilidades previstas no currículo por bimestre.
Esse material é uma base para que os professores possam elaborar seus planejamentos. Os educadores podem mudar a ordem das habilidades, ou seja, não precisam seguir a organização sugerida. Contudo, não podem suprimir habilidades, pois todas estão previstas no currículo e é direito dos alunos desenvolvê-las.
O interessante de seguir a organização dos Planos de Curso é que as habilidades estão organizadas em progressão. Desse modo, a complexidade é aumentada no desenvolvimento dos bimestres.
Sugestão de estrutura para o Planejamento ou Plano de Ensino
O Plano de Ensino apresenta uma previsão mais global para atividades de determinada disciplina durante um período, que pode ser bimestral ou anual. Por isso, ele pode sofrer mudanças.
Aliás, uma característica essencial de um planejamento é que ele seja flexível.
Algumas escolas utilizam os Planos de Curso como uma base para os professores elaborarem seus próprios planejamentos. A partir deles, é pedido que acrescentem a Metodologia e a Avaliação.
Para montar o planejamento, sugiro a seguinte estrutura:
- Matriz de referência para cada componente curricular (aulas previstas, carga horária);
- Finalidade de cada componente curricular;
- Competências específicas de cada componente curricular;
- Práticas de linguagem (para Língua Portuguesa) e Unidades temáticas;
- Habilidade e descrição;
- Objetos de conhecimento;
- Conteúdos relacionados;
- Metodologia;
- Avaliação.

Em cada componente curricular existem as habilidades e os objetos de conhecimento. Eles orientarão o planejamento docente.
As habilidades são saberes esperados em cada área do conhecimento/disciplina de cada ano escolar. Elas se relacionam com as competências gerais e específicas.

Para desenvolver uma competência, várias habilidades são mobilizadas.
Cada conjunto de habilidades mobilizadas relaciona-se a vários objetos de conhecimento.
Eles são mais amplos que os conteúdos, já que envolvem conceitos e processos.
Os objetos de conhecimento, por sua vez, se desdobram em várias unidades temáticas.
A metodologia abrange os recursos, meios, materiais ou procedimentos que serão adotados para atingir os objetivos propostos.
Já a avaliação, abrange os instrumentos e mecanismos que o professor utilizará para verificar se os objetivos estão sendo atingidos ao longo da disciplina.

Contendo esses elementos descritos, o planejamento fica bem completo. Talvez seja necessário fazer alguns ajustes de acordo com o PPP (Projeto Político Pedagógico da Escola) ou com as orientações do(a) Especialista da Educação Básica. Afinal, cada realidade é única.
Como adquirir os planejamentos de acordo com o CRMG para imprimir ou editar?
A seguir você encontrará o link para adquirir o Planejamento para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Os planejamentos seguem a organização por bimestres sugerida pelos Planos de Curso da SEE/MG para 2025.
Mas, seguindo a exigência da maior parte das escolas, apresenta a metodologia e formas de avaliação para cada habilidade.
Sendo assim, você vai receber um arquivo completo, contendo:
- Capa;
- Apresentação sobre o planejamento;
- Índice;
- Capa para os componentes curriculares;
- Matriz curricular para cada disciplina segundo a Resolução SEE/MG nº 5084/2024;
- Finalidade e competências específicas de cada componente curricular;
- Tabela contendo 6 colunas: unidade temática / Habilidade e descrição / Objetos de conhecimento / conteúdos relacionados / metodologia / avaliação;
- Avaliação e formas de recuperação segundo a Resolução SEE/MG nº 4948/2024;
- Referências.
O documento PDF está pronto para usar, mas caso você queira mudar ou acrescentar alguma coisa, você receberá também o arquivo editável.
Planejamento para 1º Ano do Ensino Fundamental de acordo com o CRMG
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Referência
MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Minas Gerais, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1MWIv4JKcei5_OMhpMFF10ENdhgpsH0FW/view . Acesso em: 05 fev. 2024.