Saiba o que é priorização curricular e porque ela é a chave para a recomposição das aprendizagens
O termo “priorização curricular” foi muito usado no período após a pandemia da Covid-19, em meio aos esforços para recompor as aprendizagens que não aconteceram em virtude da paralisação das escolas.
Mas, ele continua útil dos dias de hoje, pois a defasagem na aprendizagem ainda é uma realidade no cenário educacional brasileiro.
Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Essa é uma política pública que tem por objetivo apoiar os estados, municípios e Distrito Federal na implementação de ações e programas voltados à melhoria da aprendizagem, por meio da estratégia de recomposição das aprendizagens.
Um dos elementos-chave para realizar a recomposição das aprendizagens é a priorização curricular.
Neste post, você vai compreender melhor o que é a priorização curricular, por que ela é tão importante na recomposição das aprendizagens e como colocá-la em prática. Acompanhe!
Qual a relação entre a progressão das aprendizagens em espiral na BNCC e a priorização curricular?
Você já percebeu que o currículo com base na BNCC não segue uma linha reta, mas sim um espiral?
Antigamente, os conteúdos seguiam como se fosse uma linha reta. A gente aprendia conteúdos simples e quando ia aumentando a escolaridade, aprendia outros conteúdos mais complexos.
Depois da homologação da BNCC, o foco não são os conteúdos, mas sim as habilidades. E o interessante é que elas seguem uma progressão.
Isso significa que um mesmo objeto de conhecimento pode ser trabalhado em vários anos de escolaridade. O que acontece é o aumento da complexidade.
Vamos analisar um exemplo para ficar mais fácil.
No 5º Ano, uma das habilidades previstas é:
- (EF05LP22) Ler e compreender verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas. (BRASIL, 2018, p. 129)
Para desenvolver essa habilidade, o aluno precisa do conhecimento prévio relacionado a uma habilidade do 4º Ano, que é:
- (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto (BRASIL, 2018, p. 129).
A habilidade EF04LP19, por sua vez, precisa do conhecimento prévio de uma habilidade do 3º Ano:
- (EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto (BRASIL, 2018, p. 129).
Agora, vamos a um exemplo de Matemática, que fica ainda mais clara a progressão de habilidades:

No 5º Ano, temos a habilidade EF05MA01. Para desenvolvê-la é preciso ter consolidado a habilidade EF04MA01 no 4º Ano.
Já esta última habilidade, depende do conhecimento prévio obtido no 3º Ano, com a consolidação da habilidade EF03MA01.
Mas, essa habilidade não será desenvolvida no 3º Ano, se o aluno não consolidou a habilidade EF02MA01 no 2º Ano.
Para que essa aprendizagem aconteça, é preciso ter consolidado as habilidades EF01MA04 e EF01MA05 no 1º Ano.
O que significa priorização curricular?
Você percebeu que uma habilidade depende de outra habilidade para que a aprendizagem aconteça?
Pois bem, agora vamos voltar a nossa reflexão sobre o que é priorização curricular.
Imagine um estudante com defasagem de aprendizagem, acumulada de anos anteriores. Ele não consegue acompanhar o currículo indicado para o ano escolar em que ele está e para sua idade. Diante disso, precisamos retomar as habilidades pregressas, certo?
Porém, pense em quantas habilidades a BNCC prevê para cada ano escolar. São muitas. Seria viável retomar todas essas habilidades para fazer a recomposição?
Não seria. É aí que entra a priorização curricular. Em vez de trabalhar com todas as habilidades previstas para determinado ano escolar, selecionamos aquelas que são prioritárias.
Nesse sentido, as habilidades que seguem uma progressão são consideradas essenciais, pois como vimos, elas são pré-requisito para o desenvolvimento de novas habilidades mais complexas.
Mas, na priorização curricular não é observada somente a progressão da aprendizagem, mas também outros critérios como continuidade e diversidade.
Podemos dizer que a priorização faz parte da Flexibilização Curricular.
Contudo, não significa que a escola terá um novo Referencial Curricular, mas priorizará as habilidades mais importantes para os alunos continuarem os estudos, com o mínimo de defasagens possível.

Qual é a importância da priorização curricular?
A priorização nos permite olhar para o currículo de maneira mais flexível e perceber que podemos focar em habilidades essenciais para ajudar os estudantes a superarem as defasagens.
Sendo assim, a priorização curricular pode ser muito útil para:
- Escolher habilidades a serem avaliadas na avaliação diagnóstica ou formativa:
Muitas vezes, olhamos para o planejamento e ficamos um pouco perdidas: quais habilidades vou selecionar para elaborar as avaliações?
Principalmente no início do ano letivo surge essa dúvida. Um currículo priorizado facilita esse trabalho.
- Planejar estratégias de intervenções pedagógicas:
Na intervenção pedagógica, não é diferente. Sabemos que é muito difícil trabalhar com todas as habilidades que os alunos apresentam dificuldades, pois muitas vezes são aprendizagens não consolidadas em anos anteriores.
Quando temos a clareza de quais habilidades são indispensáveis para que os alunos continuem os estudos com êxito, as intervenções tornam-se mais assertivas.
- Realização da recomposição das aprendizagens:
Como vimos anteriormente, a recomposição das aprendizagens é viabilizada pela priorização curricular.
Você já ouviu falar sobre a metáfora do iceberg? Ela surgiu a partir do estudo “O problema do iceberg” (2019), da organização New Classrooms.
A parte visível do iceberg é comparada com o aprendizado visível, identificado a partir de testes tradicionais. Enquanto a parte oculta do iceberg é como se fossem as lacunas de aprendizagem.
Então, quando identificamos que o aluno não está tendo um bom desempenho em determinado conteúdo, precisamos investigar essa parte “submersa” de aprendizagens essenciais que não foram desenvolvidas e estão atrapalhando a progressão dos estudos.
Como colocar em prática a priorização curricular?
Para os professores, a priorização curricular pode nortear a elaboração de avaliações diagnósticas, o planejamento de intervenções pedagógicas e de estratégias para superar as defasagens na aprendizagem.
As avaliações diagnósticas devem ser usadas para orientar a priorização. A partir de um diagnóstico de aprendizagem eficiente, podemos identificar quais habilidades os estudantes já dominam e quais precisam ser retomadas.
Quando os alunos estão apresentando dificuldades em aprender um conteúdo novo, podemos olhar para trás e nos perguntar: que habilidade anterior ele precisaria ter desenvolvimento para ter a base para essa nova aprendizagem? Esse pode ser o norte para intervir assertivamente, recompor e evitar a produção de novas defasagens.
Diversas redes de ensino estadual e municipal elaboraram um referencial curricular priorizado. É importante conhecer esses materiais, pois a flexibilização curricular também contempla as habilidades essenciais para cada território.
Os Mapas de Foco elaborados pelo Instituto Reúna em parceria com o Itaú Social são um material muito rico que contribui com a compreensão e implementação da priorização curricular na recomposição das aprendizagens.
Conclusão
Espero que este post tenha contribuído para esclarecer o que é priorização curricular.
Embora a BNCC e os currículos dos estados sejam um tipo de priorização, já que definem as aprendizagens essenciais, é possível “filtrar ainda mais” quando se trata de ações emergenciais para superar as defasagens na aprendizagem.
Considerando os muitos fatores que, infelizmente, podem interferir no desenvolvimento do que está previsto no currículo, a flexibilização é necessária.