Modelo de plano de intervenção pedagógica: uma sugestão que você vai adorar!

Descubra neste post, uma sugestão de modelo de Plano de Intervenção Pedagógica para professores.

Olá! Que bom ter você aqui!

Após aplicar as avaliações diagnósticas, mapear e analisar os resultados chega o momento de elaborar o plano de intervenção pedagógica.

Então, vem uma dúvida: qual modelo utilizar para o plano de intervenção pedagógica?

Não existe um modelo obrigatório ou correto. Cada escola pode utilizar um modelo para atender às suas necessidades e deixar todos os registros padronizados.

O mais importante é usar um modelo de plano que facilite a organização da intervenção pedagógica, onde é possível deixar claro qual o público da intervenção, quais habilidades serão trabalhadas, qual a metodologia, quais atividades serão propostas, quem será responsável pela ação e como os resultados serão avaliados.

Se você precisa de um modelo de plano de intervenção pedagógica, fácil de preencher e que facilite a organização de seu trabalho, continue lendo esse post.

Hoje, vou trazer uma sugestão de modelo para os professores registrarem as intervenções pedagógicas que serão feitas a partir do diagnóstico de aprendizagem.

Acompanhe!

O que é Plano de Intervenção Pedagógica?

Um plano de intervenção pedagógica é um documento elaborado por educadores, com o objetivo de planejar e implementar estratégias específicas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem

Sabemos que os alunos não aprendem da mesma forma e nem ao mesmo tempo. Frequentemente, acontecem as dificuldades de aprendizagem e os professores precisam intervir com estratégias diferenciadas que ajudem os alunos a superar a dificuldade.

Ter um Plano de Intervenção Pedagógica claro e organizado facilita a implementação da Intervenção Pedagógica na prática.

O Projeto de Intervenção Pedagógica é um documento mais amplo e abrangente.

Já o plano de intervenção pedagógica é um documento mais específico e detalhado que descreve as ações a serem realizadas para lidar com necessidades específicas de um aluno, de um grupo de alunos ou até mesmo da turma como um todo.

Nesse sentido, nos Anos Iniciais, os planos de intervenção pedagógica podem incluir estratégias para apoiar um aluno com dificuldades na leitura, na escrita, na matemática, e outras ações de recuperação para alunos com defasagens de aprendizagem.

Como fazer um plano de intervenção pedagógica?

Para fazer um plano de intervenção pedagógica, alguns passos são necessários. Confira os mais importantes:

1.    Realize uma avaliação diagnóstica

Primeiramente, é preciso identificar quais alunos precisam de intervenção pedagógica. A avaliação diagnóstica permite identificar as potencialidades dos alunos, os conhecimentos prévios e também as dificuldades em determinado componente curricular.

2.    Faça um mapeamento dos resultados

Utilize tabelas, relatórios ou planilhas para registrar os resultados do diagnóstico de aprendizagem. Posteriormente, analise quais habilidades os alunos já consolidaram e quais ainda não foram consolidadas.

3.    Observe o nível de proficiência dos alunos na avaliação diagnóstica

A partir da avaliação diagnóstica, incluindo as observações feitas em sala de aula, analise quais estudantes estão em defasagem, quais estão em um nível intermediário e quais tiveram um desempenho recomendado.

A classificação dos estudantes em níveis de aprendizagem ajuda a compreender se as expectativas de aprendizagem previstas foram alcançadas ou não.

Nesse sentido, é possível definir estratégias de intervenção para a turma toda, para um grupo de alunos ou individual. Tudo vai depender do diagnóstico da turma.

4.    Selecione a metodologia e atividades

É essencial utilizar metodologias que estimulem a participação ativa dos estudantes.

Da mesma forma, as atividades devem ser desafiadoras e lúdicas. É importante usar atividades diferentes das utilizadas no cotidiano, pois se os alunos não desenvolveram as habilidades por meio de uma determinada estratégia, é preciso investir em outras possibilidades.

5.    Defina os responsáveis por cada ação

Quando a intervenção pedagógica é feita na sala de aula, o professor regente é o responsável.

Mas, muitas vezes é preciso ter a ajuda de outros profissionais, como por exemplo, o(a) professor(a) eventual, que poderá oferecer um atendimento individualizado, muito importante para os estudantes que apresentam muita dificuldade.

6.    Explicite as formas de avaliação

Deixe claro quais maneiras você vai utilizar para avaliar se a intervenção pedagógica alcançou os resultados pretendidos.

Sugestão de modelo de plano de intervenção pedagógica

Agora, vou apresentar para você uma sugestão de modelo de plano de intervenção pedagógica para professores. Como dito anteriormente, não existe um modelo certo ou errado.

Depende muito do que a escola considera ideal para sua realidade. É importante ter um diálogo com a coordenação pedagógica.

Acredito que esse modelo favorece a visualização do que está sendo planejado, ficando mais fácil de ser colocado em prática. Além disso, é simples e direto ao ponto, para assim, otimizar o tempo dos professores.  

Sendo assim, se você já realizou seu diagnóstico de aprendizagem, chegou o momento de planejar as intervenções pedagógicas.

No primeiro bimestre, esse planejamento será feito a partir das Avaliações Diagnósticas Iniciais que abrange testes, sondagens, observações, entre outros. Levando em consideração as aprendizagens do ano anterior.

No segundo bimestre, podemos planejar as intervenções pedagógicas a partir dos resultados do 1º Bimestre. É interessante utilizar os dados das avaliações diagnósticas e formativas.

E assim por diante.

Veja o modelo de Plano de Intervenção Pedagógica:

ESCOLA:
TURMA:Nº DE ALUNOS:
PROFESSOR(A) REGENTE:
COMPONENTE CURRICULAR:ANO:
BIMESTRE:PERÍODO PREVISTOInício:Fim:
Cabeçalho
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
NÍVEL 1: TURMA TODA
HABILIDADES NÃO CONSOLIDADASESTRATÉGIA METODOLÓGICAATIVIDADES PROPOSTASRESPONSÁVELAVALIAÇÃO
Sugestão de organização do Plano de Intervenção Pedagógica – Ações para a turma toda
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
NÍVEL 2: AGRUPAMENTO DE ESTUDANTES
AGRUPAMENTO/
ESTUDANTES
CRITÉRIO DO AGRUPAMENTOHABILIDADES NÃO CONSOLIDADASESTRATÉGIA METODOLÓGICAATIVIDADES PROPOSTASRESPONSÁVELAVALIAÇÃO
Sugestão de organização do Plano de Intervenção Pedagógica – Ações para um grupo de estudantes
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
NÍVEL 3: INDIVIDUAL
ESTUDANTENÍVEL DE PROFICIÊNCIA NA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICAHABILIDADES NÃO CONSOLIDADASESTRATÉGIA METODOLÓGICAATIVIDADES PROPOSTASRESPONSÁVELAVALIAÇÃO
Sugestão de organização do Plano de Intervenção Pedagógica – Ações individuais

Como preencher este plano de intervenção pedagógica

Esse modelo contempla três níveis da Intervenção Pedagógica:

Nível 1: Turma toda

No mapeamento da avaliação diagnóstica, observe quais habilidades a maioria dos alunos da turma não consolidou. Como é uma dificuldade da maioria, a intervenção pedagógica pode ser feita na sala de aula para toda a turma.

Nível 2: Agrupamento de estudantes

A realização de agrupamentos é uma estratégia muito válida porque você pode agrupar estudantes que possuem necessidades de aprendizagem em comum, que podem interagir e se apoiar no aprendizado.

Além disso, quando a turma é grande fica difícil atender a todos que precisam, individualmente. Quando os alunos estão organizados em grupos com níveis de aprendizagem próximos você pode planejar atividades de acordo com a necessidade de cada grupo.

Também com a realização de agrupamentos, os alunos que estão em um nível recomendado não precisam ficar ociosos. Você pode planejar atividades que permitam a todos da turma avançarem ainda mais, a partir dos conhecimentos que eles já têm, independentemente se esse conhecimento é básico ou avançado.

Por meio do mapeamento da avaliação diagnóstica é possível identificar quais alunos apresentaram dificuldade em determinada habilidade. Outros registros realizados também são relevantes.

Nível 3: Individual

Principalmente os alunos que estão em defasagem, podem necessitar de um atendimento individualizado.

Assim é possível utilizar estratégias bem específicas de acordo com a dificuldade apresentada. Muitas vezes, não basta ter o apoio individualizado somente em sala de aula. Nesse caso, é preciso que os professores tenham apoio de outros profissionais da escola.

  • Estratégia metodológica: A estratégia metodológica a ser utilizada tem muita influência no sucesso ou não da Intervenção Pedagógica.

As ações podem ser realizadas durante as aulas, no turno regular. Nesse caso, é preciso definir um horário em que as atividades serão realizadas para conciliar com o planejamento do bimestre.

Quando houver disponibilidade, é interessante realizar atividades no contraturno. Você pode fazer um cronograma para organizar essas ações.

Alguns exemplos de intervenção pedagógica são: Aulas de revisão, plantão de dúvidas, grupos de estudo, monitoria, gamificação, aprendizagem baseada em problemas.

  • Atividades propostas: Repetir as atividades que o aluno já realizou diversas vezes e não avançou na aprendizagem, não adianta. É preciso propor atividades diferenciadas.

Atividades lúdicas são sempre bem-vindas na intervenção pedagógica.

  • Responsável: A responsabilidade pela ação de intervenção pedagógica pode ser do(a) professor(a) regente ou de outro profissional, como por exemplo, professor(a) eventual.
  • Avaliação: É necessário avaliar o impacto das intervenções pedagógicas. Isso pode envolver a realização de testes, avaliações diagnósticas, avaliações formativas, observações em sala de aula e feedback dos alunos.

Com base nos resultados da avaliação, o plano de intervenção pedagógica é revisado e ajustado conforme necessário. Pode ser preciso modificar as estratégias de ensino, definir novos objetivos ou implementar suportes adicionais para os alunos.

Conclusão

Um plano de intervenção pedagógica é uma ferramenta importante para promover a melhoria contínua no processo educacional.

Cada vez mais, percebemos que é preciso atender às necessidades individuais dos alunos. Afinal, todos têm a capacidade e o direito de aprender e assim, alcançar seu pleno potencial acadêmico.

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