Metodologias ativas: 5 tipos para usar na intervenção pedagógica

Este artigo explora passo a passo cinco tipos de metodologias ativas que ajudam a planejar a intervenção pedagógica. Confira!

Olá! Que bom ter você aqui!

Felizmente, hoje conhecemos muitos tipos de metodologias ativas. Elas despertam nossa atenção para a possibilidade de realizar um ensino mais dinâmico, crítico, colaborativo e inovador.

Além de utilizar no planejamento regular das aulas, as metodologias ativas são ótimas ferramentas para a intervenção pedagógica. Os alunos que estão passando por dificuldades de aprendizagem precisam de atividades diferenciadas para superar esses desafios.

Afinal, se alguns alunos da turma não consolidaram as habilidades trabalhadas, temos que adotar novas estratégias para intervir na aprendizagem. E as metodologias ativas permitem o protagonismo dos estudantes nesse processo.

Neste artigo, vamos explorar cinco tipos de metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas, Gamificação, Aprendizagem Colaborativa, Rotação por Estações e Aprendizagem por Pares.

Examinaremos a importância de cada uma dessas metodologias na intervenção pedagógica. Se você busca por uma prática docente criativa e transformadora, acompanhe a leitura!

O que são metodologias ativas?

Antes de conhecer os tipos de metodologias ativas, vamos compreender o que são na prática.

“As metodologias ativas são caminhos para avançar no conhecimento profundo, nas competências socioemocionais e em novas práticas” (José Morán).

Diferentemente do ensino tradicional, no qual o professor se posiciona na frente da sala, explica o conteúdo e os alunos absorvem, as metodologias ativas buscam colocar os estudantes como protagonistas.

Assim, as aulas são dinâmicas, os alunos interagem uns com os outros, com o docente e com o conhecimento. Não precisam absorver conteúdos, pois são ensinados a produzir o saber com a mediação de um educador.

O conceito de metodologia ativa é discutido há muito tempo. Contudo, ganhou mais projeção no contexto educacional contemporâneo, em que a busca por estratégias pedagógicas inovadoras tem sido uma constante. Professores, cientes da importância de engajar os alunos de forma efetiva, têm explorado diferentes abordagens, incluindo as chamadas “metodologias ativas”.

Além disso, a necessidade de incorporar as tecnologias na educação contribuiu com essa nova percepção.

Embora, não sejam exigidos recursos tecnológicos para usar as metodologias ativas. Pois, apesar de importantes, estes não são acessíveis para grande parcela de estudantes da escola pública.

E é perfeitamente possível trazer metodologias ativas para a sala de aula sem utilizar a tecnologia como recurso.

Por que utilizar metodologias ativas?

Para visualizar melhor o motivo das metodologias ativas serem tão recomendadas, vamos observar a pirâmide de aprendizagem de Willian Glasser.

Pirâmide de aprendizagem de Willian Glasser para ilustrar como as metodologias ativas contribuem com o aprendizado.

Quais são os benefícios das metodologias ativas?

·         Envolvem e motivam os estudantes no processo de aprendizagem;

·         Promovem a contextualização, isto é, um ensino com base na realidade;

·         Despertam a colaboração e cooperação entre os alunos;

·         Desenvolvem o raciocínio crítico-reflexivo;

·         Conferem autonomia e protagonismo aos discentes;

·         Permitem a realização de uma avaliação formativa.

Qual a importância das metodologias ativas na intervenção pedagógica?

Você já parou para pensar que grande parte das dificuldades dos alunos em aprender se relacionam ao tipo de metodologia que aplicamos?

A neurociência nos ensina que todos temos a oportunidade de aprender. Porém, não aprendemos da mesma forma, nem ao mesmo tempo. Alguma metodologia pode ser ótima para alguns alunos e para outros não.

Na intervenção pedagógica, trabalhamos com estudantes que não consolidaram as habilidades que foram ensinadas. Por isso, não faz sentido repetir a mesma metodologia que não conseguiu os resultados esperados. Precisamos buscar novas estratégias! E, então, temos diferentes tipos de metodologias ativas para nos ajudar.

Ao incorporar as metodologias ativas, podemos personalizar a abordagem pedagógica para atender às necessidades individuais dos alunos, proporcionando uma intervenção mais eficaz.

Uma vez que alunos com dificuldades de aprendizagem podem se beneficiar significativamente de abordagens pedagógicas que levam em consideração suas necessidades específicas. Além de levarem o aluno a entender que a dificuldade não é sinônimo de fracasso, mas de autoaprendizado.

Confira 5 tipos de metodologias ativas para usar na intervenção pedagógica

Antes de mais nada, é preciso compreender que não existe uma metodologia melhor que a outra. A relevância da metodologia ativa depende dos nossos objetivos de aprendizagem.

Ou seja, de acordo com os objetivos, você pode escolher a metodologia que mais contribui para determinada aula ou atividade de intervenção.

Também é importante lembrar que a abordagem mais eficaz pode variar de aluno para aluno. Desse modo, a observação contínua, a comunicação aberta com os alunos e seus responsáveis, bem como a colaboração com outros profissionais da escola são essenciais para ajustar as estratégias conforme necessário.

Existem muitos tipos de metodologias ativas que contribuem com as intervenções, já que elas prezam por um aprendizado ativo. Escolhi 5 tipos pensando na viabilidade dessas metodologias para a realidade da maioria das escolas. 

Vamos conhecer 5 tipos de metodologias que vão ajudar na intervenção pedagógica?

1. Aprendizagem baseada em problemas (ABP)

A aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem. Ao invés de simplesmente receber informações, os estudantes são desafiados por problemas do mundo real, estimulando a busca ativa por soluções.

Nos anos iniciais, essa abordagem pode despertar a curiosidade natural das crianças, promovendo a aplicação prática do conhecimento.

Assim, a resolução de problemas não apenas solidifica o entendimento do conteúdo, mas também desenvolve habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

Como usar esse tipo de metodologia ativa: aprendizagem baseada em problemas?

a. Escolha problemas significativos:

Identifique problemas do mundo real que se conectem aos objetivos de aprendizagem.

Certifique-se de que os problemas sejam desafiadores, mas alcançáveis para os alunos.

b. Apresente o problema aos alunos:

Introduza o problema de forma envolvente, despertando a curiosidade dos alunos.

Estimule a discussão e peça aos alunos que expressem suas ideias sobre possíveis soluções.

c. Oriente e estimule a pesquisa:

Forneça orientações sobre como os alunos podem abordar o problema.

Incentive a pesquisa, usando recursos variados, como livros, internet e entrevistas.

d. Planeje discussões:

Promova discussões em grupo para que os alunos compartilhem suas descobertas.

2. Gamificação

A gamificação na educação traz elementos de jogos para a sala de aula, transformando o processo de aprendizagem em uma experiência envolvente e motivadora.

Isso quer dizer que jogos educacionais podem ser projetados para ensinar conceitos específicos de forma lúdica, incentivando a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades enquanto as crianças se divertem. Eu, particularmente, adoro essa metodologia!

Como usar esse tipo de metodologia ativa: gamificação?

a. Identifique os objetivos de aprendizagem:

Defina claramente os objetivos de aprendizagem que deseja alcançar com a gamificação.

Alinhe esses objetivos com a BNCC ou se for o caso, com o currículo de seu estado.

b. Escolha elementos de jogos:

Selecione elementos de jogo como pontuação, recompensas e desafios.

Integre narrativas envolventes que conectem os desafios aos conteúdos.

c. Desenvolva as atividades “gamificadas”:

Crie atividades que incorporem os elementos escolhidos.

Garanta que as atividades sejam desafiadoras, mas adaptáveis às habilidades dos alunos.

d. Monitore a aprendizagem e dê um feedback aos alunos:

Acompanhe o desempenho dos alunos no jogo.

Forneça feedback imediato para motivar ou corrigir.

3. Aprendizagem Colaborativa

A Aprendizagem Colaborativa promove a interação entre os alunos, estimulando a troca de ideias e o trabalho em equipe.

Nos anos iniciais, onde as relações sociais são fundamentais, essa metodologia ativa contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicação efetiva e respeito pelas opiniões dos colegas. Além disso, a aprendizagem colaborativa permite que os alunos construam juntos o conhecimento, tornando a experiência mais significativa e duradoura.

Como usar esse tipo de metodologia ativa: aprendizagem colaborativa?

a. Divida a turma em grupos:

Organize grupos heterogêneos para promover a diversidade de habilidades. Isto é, grupos de alunos com níveis próximos, mas não iguais, para que possam trocar os saberes.

b. Defina objetivos compartilhados:

Estabeleça metas claras que exijam a contribuição de cada membro.

Enfatize a importância do trabalho coletivo para alcançar o sucesso.

c. Facilite a comunicação:

Forneça ferramentas e orientações para a comunicação efetiva.

Promova a escuta ativa e a consideração das ideias de todos.

d. Avalie o processo e resultados:

Avalie não apenas o resultado final, mas também o processo de colaboração.

Incentive reflexões sobre a importância da colaboração no aprendizado.

4. Rotação por Estações

A Rotação por Estações é uma estratégia que envolve a divisão da sala de aula em diferentes estações de aprendizagem, cada uma focada em uma atividade específica.

A rotação por estações permite uma personalização do ensino, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos e proporcionando um ambiente dinâmico de aprendizagem.

Como usar esse tipo de metodologia ativa: rotação por estações?

a. Planeje as atividades para cada uma das estações:

Escolha atividades que abordem diferentes estilos de aprendizagem.

Alinhe as atividades com os objetivos curriculares.

b. Organize a sala de aula em “cantinhos” das estações:

Distribua as estações de forma que os alunos possam circular de maneira eficiente.

Certifique-se de que as transições sejam suaves e bem planejadas.

c. Planeje o tempo que o aluno vai passar por cada estação:

Defina um cronograma para cada estação.

Monitore o tempo rigorosamente para manter o ritmo e a eficácia.

d. Promova reflexão e discussão:

Reserve um tempinho para que os alunos reflitam sobre o que aprenderam.

Promova uma discussão em grupo para compartilhar descobertas e insights.

5. Aprendizagem por pares ou peer instruction

A aprendizagem por pares coloca os alunos no papel de professores, promovendo a troca de conhecimento entre eles.

Para nossos pequenos, dos anos iniciais, onde a colaboração e a imitação são ferramentas naturais de aprendizagem, essa metodologia ativa pode ser altamente eficaz.

Além de reforçar a compreensão do conteúdo, a aprendizagem por pares desenvolve habilidades interpessoais, como empatia e cooperação. O aprendiz não é apenas um receptor passivo, mas também um construtor ativo do conhecimento.

Como usar esse tipo de metodologia ativa: peer instruction ou aprendizagem por pares?

a. Divida os alunos em duplas:

Considere as preferências e habilidades individuais ao formar duplas.

Promova a diversidade para incentivar a troca de conhecimentos.

b. Defina as expectativas:

Esclareça as responsabilidades de cada membro da dupla.

Destaque a importância do apoio mútuo e do compartilhamento de conhecimento.

c. Atividades Colaborativas:

Desenvolva atividades que exijam a cooperação ativa.

Incentive a troca de ideias e a explicação mútua dos conceitos.

d. Promova feedback entre pares:

Promova a prática de fornecer feedback construtivo.

Realize sessões de reflexão onde os alunos compartilhem como ajudaram seus colegas.

Importância desses 5 tipos de metodologias ativas na Intervenção Pedagógica

Cada uma dessas metodologias ativas traz contribuições únicas para a intervenção pedagógica tanto nos anos iniciais, quanto nos anos finais do ensino fundamental. Elas podem fazer parte das ações do projeto de intervenção pedagógica.

A aprendizagem baseada em problemas incentiva a curiosidade e o pensamento crítico desde cedo, preparando os alunos para enfrentar desafios de forma independente.

Já a gamificação transforma a sala de aula em um ambiente estimulante, onde o aprendizado é uma aventura divertida.

Uma vez que a intervenção pedagógica também deve trabalhar o acolhimento, a aprendizagem colaborativa fortalece as relações interpessoais e ensina habilidades sociais essenciais.

Também podemos explorar a rotação por estações. Ela oferece flexibilidade e personalização no processo de ensino, adaptando-se às diferentes necessidades de aprendizagem.

Por fim, e não menos importante, a aprendizagem por pares traz ótimos resultados e é simples de ser aplicada. Tanto o aluno que está ensinando, quanto o colega que está aprendendo, se beneficiam. Muitas vezes, a linguagem utilizada pelos próprios alunos facilita o aprendizado de quem está com dificuldades.

Conclusão

A Aprendizagem baseada em problemas, a gamificação, a aprendizagem colaborativa, a rotação por estações e a aprendizagem por pares são alguns tipos de metodologias passíveis de serem utilizadas na intervenção pedagógica.

Você pode planejar várias atividades a partir dessas metodologias e intervir na aprendizagem de maneira assertiva, para se orgulhar dos resultados.

Experimente incorporar essas metodologias ativas em sua prática pedagógica e observe a magia acontecer!

Você sabia que o uso de metodologias ativas favorece o desenvolvimento da avaliação formativa? Leia também: O que significa avaliação formativa: uma análise completa.

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