Habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de Português

Descubra quais as habilidades da BNCC são essenciais para avaliação diagnóstica de português. Comece o ano letivo com o pé direito!

Olá! Que bom ter você aqui!

Chega o começo de ano e já ficamos preocupadas em conhecer bem a turma ou turmas que vamos trabalhar. Não é mesmo? Tudo novo, novos desafios, mas também novas vitórias, se Deus quiser!

Não existe melhor maneira de começar o ano letivo com o pé direito: realizando as avaliações diagnósticas de entrada. Falo isso porque se avaliarmos profundamente os conhecimentos que os alunos já têm e as aprendizagens que ainda não foram consolidadas, teremos uma rota bem definida para seguir.

As avaliações externas são importantes, mas o nosso olhar de educadoras, enquanto estamos planejando o que queremos avaliar faz toda a diferença. Afinal, ninguém conhece melhor a realidade da sala de aula do que você, que está ali, vivenciando tudo.

Contudo, não é fácil decidir quais habilidades avaliar e como temos um currículo enorme não dá para avaliar tudo! Nesse caso, temos que contar com uma estratégia: decidir as habilidades essenciais.

Aquelas que se os alunos tiverem consolidado nos anos anteriores, podemos seguir com o currículo atual. Mas que, se não consolidaram devemos planejar intervenções, pois o aprendizado de novas habilidades vai depender delas.

Você fica perdida para encontrar quais são essas habilidades prioritárias e como planejar uma boa avaliação diagnóstica?

Então, fique tranquila, porque esse artigo é o que você esperava para começar o ano sem estresse. 

Veremos quais são as habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de Português/Língua Portuguesa, que são indispensáveis para avaliar os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Por que é importante que os professores realizem avaliações diagnósticas?

As avaliações diagnósticas permitem identificar as aprendizagens consolidadas e as possíveis defasagens.

Ao contrário do que muita gente pensa, a avaliação diagnóstica não é exclusivamente para o início do ano letivo. Ela pode ser aplicada durante todo o ano para diagnosticar as aprendizagens. Para que assim, os professores possam seguir com o currículo ou intervir quando necessário.

Nesse artigo, estamos focando apenas nas avaliações diagnósticas de entrada, ou seja, aplicadas no início do ano letivo. Elas são importantes para avaliar as aprendizagens dos anos anteriores para que possamos planejar o ensino para essa nova turma.

Quais habilidades escolher para planejar as avaliações diagnósticas?

Primeiramente, para escolher as habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de português, devemos selecionar as habilidades dos anos anteriores.

Ou seja, se o aluno está no 3º ano do ensino fundamental, vamos escolher habilidades do 2º ano ou mesmo do 1º ano. Dessa forma, podemos avaliar as aprendizagens pregressas ou conhecimentos prévios.

Mas, vamos escolher todas as habilidades dos anos anteriores? Bem que gostaríamos, mas não é possível, nem viável!

Sendo assim, vamos contar com uma estratégia: escolher as habilidades da BNCC que servem como base para novas aprendizagens do currículo atual.

Voltando ao nosso exemplo, podemos selecionar as habilidades do 2º ou 1º ano, que são pré-requisito para que os alunos aprendam os conteúdos do 3º ano.

Como são habilidades essenciais, aquelas que os estudantes consolidaram nos darão sinal verde para prosseguir com as habilidades atuais que são relacionadas. Já aquelas que os alunos não consolidaram nos darão indícios para planejar intervenções pedagógicas.

Aliás, as intervenções pedagógicas do 1º bimestre são planejadas a partir das habilidades não consolidadas nos anos anteriores. E são indispensáveis para prosseguimento dos estudos.

Realizei a escolha de habilidades prioritárias com base nos Mapas Foco do Instituto Reúna.

Habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de português para 1º Ano

No 1º ano, avaliamos as aprendizagens da educação infantil. Na etapa de educação infantil temos os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Mas, também podemos escolher algumas habilidades do 1º ano que se relacionam com os aprendizados da educação infantil e que permitem avaliar o início da alfabetização no pré-escolar.

De acordo com a BNCC, página 55, ao final da educação infantil, espera-se que os alunos:

  • Expressem ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.
  • Argumentem e relatem fatos oralmente, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida.
  •  Ouçam, compreendam, contem, recontem e criem narrativas.
  •  Conheçam diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação.

Veremos, agora, algumas habilidades que você pode utilizar na Avaliação Diagnóstica para 1º Ano dentro dos campos e das unidades temáticas:

Campo de experiências “Escuta, fala, pensamento e imaginação”

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI03EF01)Expressar ideias, desejo se sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF06)Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03EF07)Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF09)Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

DESCRITORHABILIDADE
Identificar as letras do alfabeto.EF01LP04 – Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. 
Nomear as letras do alfabeto. EF01LP10 – Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. 
Identificar fonemas e sua representação por letras. EF01LP07 – Identificar fonemas e sua representação por letras 

Escrita

DESCRITORHABILIDADE
Escrever palavras respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional. EF01LP21- Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 

Leitura/escuta

DESCRITORHABILIDADE
Ler palavras decodificando-as.EF12LP01- Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. 

Avaliação Diagnóstica para 1º Ano – 2025

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Habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de português para 2º Ano

Em relação aos alunos que, atualmente estão no 2º ano, espera-se que, com as aprendizagens do ano anterior (1º ano) eles:

  • Consolidaram a escrita alfabética de palavras e frases;
  • Leiam por memorização palavras conhecidas e por decodificação de palavras novas;
  • Compreendam as regularidades do sistema de escrita convencional;
  • Agrupem e separem palavras tendo como critério o campo lexical e semântico;
  • Leiam, ajustando o texto oral ao texto escrito, parlendas, quadrinhas, trava-línguas e outros textos versificados e apoia nessa estratégia para localizar palavras nesses textos.

Veja, agora, algumas habilidades que você pode utilizar na Avaliação Diagnóstica para 2º Ano dentro das unidades temáticas:

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

DESCRITORHABILIDADE
Identificar, em parlendas, aliterações.EF12LP07 – Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. 
Identificar, em frases, palavras ou expressões que marcam a passagem do tempo. EF02LP17 – Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário. 
Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia).EF01LP15 – Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia). 
Comparar e diferenciar letras nos formatos imprensa e cursiva.EF01LP11 – Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. 

Escrita

DESCRITORHABILIDADE
Escrever frases de forma alfabética.EF01LP02 – Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. 
Recontar oralmente história escutada incluindo personagens, enredo, tempo e espaço. EF01LP25 – Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço). 

Leitura/escuta

DESCRITORHABILIDADE
Ler palavras novas com precisão na decodificaçãoEF12LP01 – Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. 
Reconhecer o tema/assunto de textos da vida cotidiana como cantigas e letras de canção.  EF02LP12 – Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. 
Identificar diferentes gêneros discursivos, com base em sua estrutura composicional.EF01LP16 – Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. 

Oralidade

DESCRITORHABILIDADE
Identificar rimas.(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas. 

Avaliação Diagnóstica para 2º Ano – 2025

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Habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de português para 3º Ano

Para os alunos que, atualmente estão no 3º ano, espera-se que, com as aprendizagens do ano anterior (2º ano) eles:

  • Consolidaram a alfabetização;
  • Leiam, silenciosamente e em voz alta, com fluência, os gêneros, como cantigas, letras de canções, regras de jogos e brincadeiras, receitas culinárias, notícias para o público infantil, curiosidades e verbetes;
  • Produzam textos como bilhetes, cartas, pequenos relatos de observação, narrativas ficcionais, com nível de textualidade adequado e com autonomia;
  • Compreendam a escrita como linguagem e aplicam conhecimentos acerca dos gêneros discursivos e próprios da notação escrita para ler, compreender e produzir textos nos diferentes gêneros discursivos.

Confira, agora, algumas habilidades que você pode utilizar na Avaliação Diagnóstica para 3º Ano dentro das unidades temáticas:

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

DESCRITORHABILIDADE
Identificar, em parlendas, aliterações.EF12LP07 – Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido. 
Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia). EF01LP15 – Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia). 

Escrita

DESCRITORHABILIDADE
Identificar, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, a partir das expressões que marquem a passagem do tempo.EF02LP17 – Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário. 
Escrever frases de forma alfabética.EF01LP02 – Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. 
Recontar oralmente história lida incluindo personagens, enredo, tempo e espaço. EF01LP25 – Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço) 

Leitura/escuta

DESCRITORHABILIDADE
Ler palavras novas com precisão na decodificação.EF12LP01 – Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. 
Reconhecer a situação comunicativa e o tema/assunto de textos como fotolegendas em notícias, manchetes, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil.EF12LP08 – Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 
Reconhecer a situação comunicativa e o tema/assunto dos textos da vida cotidiana como cantigas e letras de canção.EF02LP12 – Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. 
Identificar a formatação de bilhetes, avisos ou recados em meios impressos. EF02LP16 – Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros. 

Oralidade

DESCRITORHABILIDADE
Recontar oralmente uma notícia.EF02LP19 – Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, notícias curtas para público infantil, para compor jornal falado que possa ser repassado oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 

Avaliação Diagnóstica para 3º Ano – 2025

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Habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de português para 4º Ano

Considerando os alunos que, atualmente estão no 4º ano, espera-se que, com as aprendizagens do ano anterior (3º ano) eles:

  • Ampliaram suas capacidades de letramento à medida que aprofundam seus conhecimentos acerca da linguagem e dos gêneros discursivos
  • Leem e produzem textos cada vez mais complexos como notícias, cartas do leitor e/ou reclamação, cartas pessoais, instruções de montagem, receitas culinárias
  • Aplicam conhecimentos linguísticos também mais complexos
  • Preocupam-se com as estruturas silábicas do português, ocorrências regulares contextuais, aspectos notacionais relativos aos sinais de pontuação e formatação de textos de diferentes gêneros.

A seguir, algumas habilidades que você pode utilizar na Avaliação Diagnóstica para 4º Ano dentro das unidades temáticas:

Análise linguística/semiótica

DESCRITORHABILIDADE
Identificar, em relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e a diagramação específicas de cada um desses gêneros. EF02LP25 – Identificar e reproduzir, em relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. 
Identificar, em textos jornalísticos escritos, a formatação e a diagramação específicas de cada um desses gêneros. EF35LP16 – Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. 
Reconhecer os tipos de balão, de letras e onomatopeias, bem como suas funções em tirinhas e histórias em quadrinhos. EF15LP14 – Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). 
Identificar o conflito gerador de uma narrativa e sua resoluçãoEF02LP28 – Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes. 

Leitura/escuta

DESCRITORHABILIDADE
Reconhecer em textos injuntivos instrucionais (como receitas, instruções de montagem etc.) as suas condições de produção, como função social, autor e suporte.EF03LP11 – Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráficovisuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 
Identificar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto em cartas pessoais e diários.EF03LP12 – Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 
Reconhecer a estrutura e a formatação de cartas de reclamação dirigidas a jornais e revistas.EF03LP18 – Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 
Identificar a finalidade do uso de recursos multissemióticos responsáveis pela persuasão dos textos publicitários e de propaganda (como cores, imagens, escolha de palavras, jogos de palavras e tamanho de letras).EF03LP19 – Identificar e discutir o propósito do uso de recursos de persuasão (cores, imagens, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho de letras) em textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento. 
Reconhecer a situação comunicativa e o tema/assunto de relatos de pesquisa em fontes de informação. EF03LP24 – Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 

Oralidade

DESCRITORHABILIDADE
Identificar o tema central de um texto oral formal (como aulas ou palestras). EF35LP19 – Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras. 

Produção de textos

DESCRITORHABILIDADE
Utilizar marcadores de tempo, espaço e de fala de personagem.EF35LP25 – Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. 
Reconhecer os recursos poéticos utilizados (rimas, sons, jogos de palavras e recursos visuais) em textos poéticos. EF35LP27 – Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros. 

Avaliação Diagnóstica para 4º Ano – 2025

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Habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de português para 5º Ano

Em relação aos alunos que, atualmente estão no 5º ano, espera-se que, com as aprendizagens do ano anterior (4º ano) eles:

  • Aprofundaram seus conhecimentos acerca da linguagem e dos gêneros discursivos;
  • Atuaram em contextos comunicativos que exigem articular práticas de oralidade, de leitura e de escrita próprias à atuação no campo da vida pública;
  • Avançaram na leitura e na produção de textos orais, escritos e multimodais, tanto aqueles do campo artístico literário, quanto aqueles da vida pública;
  • Leiam e produzam textos linguísticos relativos aos sinais de pontuação, compreendendo-os como recurso essencial para a coesão.

Acompanhe, agora, algumas habilidades que você pode utilizar na Avaliação Diagnóstica para 5º Ano dentro das unidades temáticas:

Análise linguística/semiótica

DESCRITORHABILIDADE
Reconhecer elementos linguísticos que compõem os textos injuntivos instrucionais (tais como verbos no imperativo e indicação de passos a serem seguidosEF04LP13 – Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo). 
Identificar o conflito gerador de uma narrativa e sua resolução. EF02LP28 – Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes. 
Reconhecer a situação comunicativa e o tema/assunto de textos como fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso e cartas de leitor (revista infantil) EF12LP08 – Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 
Identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens e marcadores de cenas. EF04LP27 – Identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens e de cena. 

Leitura/escuta

DESCRITORHABILIDADE
Identificar as informações explícitas e a finalidade comunicativa de boletos, faturas e carnês. EF04LP09 – Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. 
Reconhecer as convenções do gênero carta, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.EF04LP10 – Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. 
Identificar fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato em notícias. EF04LP14 – Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. 
Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos diversos, como informativos, jornalísticos, publicitários etc. EF04LP15 – Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.). 
Reconhecer o tema/assunto e a situação comunicativa de textos de divulgação científica para crianças. EF04LP19 – Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto. 
Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas utilizados em textos diversos. EF04LP20 – Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações. 

Produção de textos

DESCRITORHABILIDADE
Diferenciar as cartas pessoais das de reclamação, considerando as convenções, a estrutura do gênero, a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.EF04LP11 – Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. 
Produzir o primeiro parágrafo (lide) de uma notícia, no qual constem as principais informações acerca do fato ocorrido (quem, onde, quando, o que) sobre fatos ocorridos no universo escolar, considerando as convenções do gênero, a situação comunicativa, o tema/assunto do texto e o suporte. EF04LP16 – Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 
Produzir verbetes de enciclopédia infantil, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.EF04LP22 – Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto. 

Avaliação Diagnóstica para 5º Ano – 2025

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Conclusão

Espero ter ajudado você a escolher as habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de português. Lembrando que é importante utilizar diversos instrumentos para a avaliação diagnóstica nos anos iniciais além dos testes, como observações, sondagens, autoavaliação, entre outros.

Referências

Descrições de Aprendizagem – Língua Portuguesa. Avalia e Aprende: São Paulo, Instituto Reúna, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação/MEC: 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2023.

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