Habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de Matemática

Descubra agora quais as habilidades da BNCC são essenciais para a avaliação diagnóstica de Matemática. Faça um bom diagnóstico de aprendizagem para ter um direcionamento pontual em 2024!

Olá! Que bom ter você aqui!

Chega o começo de ano e também a preocupação em conhecer bem nossos novos alunos e oferecer-lhes um ensino personalizado.

Não existe melhor maneira de começar essa missão de mais um ano letivo: realizando as avaliações diagnósticas de entrada.

Falo isso porque quando avaliamos profundamente os conhecimentos que os alunos já têm e as aprendizagens que ainda não foram consolidadas, temos uma direção bem definida para seguir e também, para personalizar o ensino.

A Matemática é uma disciplina que gera diversos estereótipos e mitos e com isso, muitos alunos acreditam que é uma “matéria difícil”. Diante disso, torna-se ainda mais relevante ter um olhar atento e próximo sobre como seus alunos enxergam a Matemática.

Mesmo que existam avaliações externas, os professores devem elaborar suas próprias avaliações para analisar com cuidado os conhecimentos prévios.

Contudo, quando vamos elaborar avaliações diagnósticas, sempre quebramos a cabeça para decidir quais habilidades escolher em meio a tantas trabalhadas no currículo. Ainda mais de uma turma nova, em que não acompanhamos o trabalho do professor anterior.

Nesse caso, temos que contar com uma estratégia: decidir as habilidades essenciais.

As novas habilidades que trabalharemos no currículo do ano letivo atual dependem da aprendizagem de outras habilidades trabalhadas no ano anterior. Pois, os conteúdos da BNCC seguem uma progressão.

Assim, precisamos saber se os alunos consolidaram essas aprendizagens, pois em caso negativo, devemos planejar intervenções pedagógicas para que os estudantes consigam acompanhar o ensino.

Você fica perdida para encontrar quais são essas habilidades prioritárias e como planejar uma boa avaliação diagnóstica?

Então, acompanhe esse post para ter acesso às habilidades prioritárias para planejar a Avaliação Diagnóstica de Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º Ano).

Por que é importante realizar avaliações diagnósticas?

Nesse artigo, vamos tratar apenas da avaliação diagnóstica de entrada, ou seja, aplicada no início do ano letivo. O objetivo desta é avaliar as aprendizagens da turma em anos anteriores para que possamos planejar um ensino personalizado.

Através das avaliações diagnósticas podemos identificar as aprendizagens consolidadas e as possíveis defasagens.

A Matemática é um componente que possibilita conexões, permite a utilização de diversas estratégias para resolver um problema, enfim, ela é dinâmica e criativa.

Nesse sentido, é muito rico conhecer como os alunos estão pensando a Matemática, como lidam com os desafios. A utilização de diversos instrumentos para realizar um diagnóstico assertivo em Matemática é muito importante.

Quais habilidades escolher para planejar as avaliações diagnósticas?

Primeiramente, para escolher as habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de entrada (início do 1º Bimestre) de Matemática, devemos selecionar as habilidades dos anos anteriores.

Ou seja, se o aluno está no 4º ano do ensino fundamental, podemos escolher habilidades do 3º ano ou mesmo do 1º e 2º anos. Dessa forma, podemos avaliar as aprendizagens pregressas ou conhecimentos prévios.

Mas, quais habilidades dos anos anteriores vamos escolher?

Para tal, vamos contar com uma estratégia: escolher as habilidades da BNCC que servem como base para novas aprendizagens do currículo atual.

Voltando ao nosso exemplo, podemos selecionar as habilidades dos anos anteriores (1º, 2º e 3º anos), que são pré-requisito para que os alunos aprendam os conteúdos do 4º ano.

Todas as habilidades da BNCC são essenciais, mas algumas são mais ainda. Uma vez que, se os alunos consolidarem os conhecimentos anteriores, vamos prosseguir com as habilidades do currículo atual e eles terão condições de aprender.

Mas, se não consolidarem, planejaremos intervenções pedagógicas para retomar essas aprendizagens para depois, trabalhar com novas habilidades relacionadas. 

Assim, as intervenções pedagógicas do 1º bimestre são planejadas a partir das habilidades não consolidadas nos anos anteriores. São indispensáveis para o prosseguimento dos estudos. Pois, se a dificuldade não for cuidada, ela só aumenta e compromete a aquisição de novos conhecimentos.

Realizei a escolha de habilidades prioritárias com base nos Mapas de Foco do Instituto Reúna.

Habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de Matemática para 1º Ano

No 1º ano, avaliamos as aprendizagens da educação infantil. Na etapa de educação infantil a BNCC traz os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

De acordo com a BNCC, dentro do campo “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, página 55, ao final da educação infantil, espera-se que os alunos:

·         Identifiquem, nomeiem adequadamente e comparem as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles;

·         Interajam com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles;

·         Utilizem vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências;

·         Utilizem unidades de medida (dia e noite; dias, semanas, meses e ano) e noções de tempo (presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano;

·         Identifiquem e registrem quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc.).

Veremos, agora, algumas habilidades que você pode utilizar na Avaliação Diagnóstica de Matemática para 1º Ano dentro dos campos de experiências e das unidades temáticas:

Campo de experiências “Espaços, Tempos, quantidades, relações e transformações”

DESCRITOROBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Contar objetos oralmente.EI02ET07 – Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos. 
Relacionar números às quantidades.EI03ET07 – Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Identificar relações temporais (antes, durante e depois).EI02ET04 – Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado).EI02ET04 – Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois). 
Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.EI03ET05 – Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. 

Avaliação Diagnóstica para 1º Ano – 2025

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Habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de Matemática para 2º Ano

Em relação aos alunos que, atualmente estão no 2º ano, espera-se que, com as aprendizagens do ano anterior (1º ano) eles:

·         Construíram o conceito de número, identificando-o em diferentes contextos;

·         Realizem contagem de modo eficiente, leiam, escrevam e comparem quantidades de até 2 algarismos;

·         Resolvam problemas simples de adição e subtração usando estratégias próprias;

·         Reconheçam e nomeiam as figuras planas básicas;

·         Façam uso do calendário para localizarem-se no tempo;

·         Realizem medições não padronizadas envolvendo comparação de comprimento, massa e capacidade;

·         Consigam ler dados simples em tabelas ou gráficos de colunas simples.

Veja, agora, algumas habilidades que você pode utilizar na Avaliação Diagnóstica para 2º Ano dentro das unidades temáticas:

Números

DESCRITORHABILIDADE
Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos.EF01MA04 – Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Comparar quantidades utilizando diferentes estratégias: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.EF01MA05 – Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável.EF01MA07 – Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.
Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.EF01MA08 – Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Geometria

DESCRITORHABILIDADE
Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço dado um ponto de referência.Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
Desenhar formas planas, como o círculo, o quadrado, o retângulo e o triângulo.EF01MA14 – Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Grandezas e medidas

DESCRITORHABILIDADE
Comparar comprimentos usando unidades de medida não padronizada e termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino e mais largo.EF01MA15 – Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Reconhecer e nomear os dias da semana e os meses de ano e estabelecer relações entre essas unidades de medida.EF01MA17 – Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Probabilidade e Estatística

DESCRITORHABILIDADE
Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples. Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples. 

Avaliação Diagnóstica para 2º Ano – 2025

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Habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de Matemática para 3º Ano

Para os alunos que, atualmente estão no 3º ano, espera-se que, com as aprendizagens do ano anterior (2º ano) eles:

·         Leiam, escrevam, comparem quantidades de até 3 algarismos;

·         Compreendam que um número pode ser decomposto de diversos modos;

·         Dominem os fatos básicos da adição e da subtração;

·         Resolvam problemas envolvendo as operações de adição e subtração simples por estratégias pessoais;

·         Comparem figuras geométricas, analisando suas características;

·         Reconheçam alguns sólidos geométricos, como o cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera;

·         Identifiquem a duração de tempo entre datas;

·         Realizem medição e façam estimativas, relacionadas à grandeza comprimento, fazendo uso de instrumentos de medida;

·         Leiam e interpretem dados em tabelas e gráficos de colunas simples.

Confira, agora, algumas habilidades que você pode utilizar na Avaliação Diagnóstica de Matemática para 3º Ano dentro das unidades temáticas:

Números

DESCRITORHABILIDADE
Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).EF02MA01 – Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.EF02MA04 – Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.
Resolver adições com soma até 20 e subtrações com minuendo até 20. EF02MA05 – Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
Resolver problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.EF02MA06 – Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

Geometria

DESCRITORHABILIDADE
Relacionar os sólidos geométricos a objetos do mundo físico. EF02MA14 – Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Grandezas e medidas

DESCRITORHABILIDADE
Medir comprimentos que possam ser expressos por números naturais, utilizando uma régua comum.EF02MA16 – Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como sias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.EF02MA18 – Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.
Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.EF02MA20 – Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.

Probabilidade e Estatística

DESCRITORHABILIDADE
Ler dados expressos em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de barras ou de colunas simples.EF02MA22 – Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.

Álgebra

DESCRITORHABILIDADE
Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. EF02MA09 – Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

Avaliação Diagnóstica para 3º Ano – 2025

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Habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de Matemática para 4º Ano

Considerando os alunos que, atualmente estão no 4º ano, espera-se que, com as aprendizagens do ano anterior (3º ano) eles:

·         Leiam, escrevam, comparem quantidades, localizem números de até 4 algarismos na reta numérica;

·         Componham e decomponham números, apropriando-se das características do sistema de numeração decimal,

·         Resolvam problemas envolvendo a operação de adição com recurso e subtração com reserva com números de até 4 ordens, usando diferentes estratégias de cálculo, inclusive o algoritmo convencional;

·         Compreendam o conceito da multiplicação e resolvam problemas envolvendo essa operação;

·         Descrevam o padrão em sequências numéricas recursivas;

·         Nomeiam, comparam e classificam as formas geométricas planas, em relação aos lados e vértices;

·         Reconheçam e nomeiem figuras espaciais associando-as às suas planificações;

·         Resolvam problemas envolvendo compra, venda e troco;

·         Leiam e registrem em relógios de ponteiros e digital;

·         Estimem, meçam e comparem comprimento (m, cm, mm), massa (kg, g, mg) e capacidade (l, ml);

·         Organizem dados a partir da realização de pesquisas estatísticas.

A seguir, algumas habilidades que você pode utilizar na Avaliação Diagnóstica de Matemática para 4º Ano dentro das unidades temáticas:

Números

DESCRITORHABILIDADE
Ler, representar, comparar ou ordenar números naturais até 1000. EF03MA01 – Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.
Relacionar unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar. EF03MA02 – Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.
Utilizar a decomposição das escritas numéricas para realização do cálculo mental escrito das operações de adição e subtração.EF03MA05 – Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito, inclusive os convencionais, para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.
Resolver problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades.EF03MA06 – Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental. 
Associar a multiplicação a situações que envolvam adições de parcelas iguais e organização retangular na resolução de problemas.EF03MA07 – Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Geometria

DESCRITORHABILIDADE
Identificar ou descrever características e propriedades de figuras geométricas espaciais, como prismas e pirâmides.EF03MA14 – Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações. 
Classificar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação à quantidade de lados.EF03MA15 – Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices. 

Grandezas e medidas

DESCRITORHABILIDADE
Identificar diferentes unidades de mediada de comprimento (m e cm) e a relação entre elas.EF03MA19 – Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida. 
Reconhecer as grandezas de massa e capacidade na leitura de rótulos e embalagens.EF03MA20 – Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros. 
Ler as horas em diferentes tipos de relógio.EF03MA23 – Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos. 

Probabilidade e Estatística

DESCRITORHABILIDADE
Comparar dados expressos em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de barras ou de colunas, com compreensão de termos como maior e menor frequência.EF03MA27 – Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos. 

Avaliação Diagnóstica para 4º Ano – 2025

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Habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de Matemática para 5º Ano

Em relação aos alunos que, atualmente estão no 5º ano, espera-se que, com as aprendizagens do ano anterior (4º ano) eles:

·         Leiam, escrevam, comparem quantidades e localizem números de até 5 algarismos na reta numérica com escalas distintas;

·         Componham e decomponham números, utilizando escritas aditivas e multiplicativas;

·         Utilizem operações de adição, subtração, multiplicação e divisão na resolução de problemas, por meio de diferentes estratégias, inclusive o algoritmo convencional;

·         Percebam regularidades presentes na tabuada e iniciem o processo de memorização;

·         Leiam, escrevam e representem na reta numérica, frações unitárias;

·         Reconheçam o sentido de equivalência na igualdade;

·         Compreendam o conceito de ângulo e identifiquem ângulos retos em polígonos;

·         Comparem prismas e pirâmides e associem as suas planificações;

·         Leiam e registrem medidas de tempo em horas, minutos e segundos;

·         Meçam comprimento, massa e capacidade, fazendo uso de unidades de medida padronizadas e utilizando instrumentos adequados;

·         Reconheçam eventos prováveis ou improváveis;

·         Coletem, leiam e interpretem dados representados em tabelas de dupla entrada e em gráficos de coluna e pictóricos.

Confira a seguir, algumas habilidades que você pode utilizar na Avaliação Diagnóstica de Matemática para 5º Ano dentro das unidades temáticas:

Números

DESCRITORHABILIDADE
Reconhecer os fatos fundamentais da multiplicação e utilizá-los na resolução de problemas.EF03MA07 – Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. 
Ler, representar, comparar ou ordenar números naturais até 10000. EF04MA01 – Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar. 
Compor e decompor números utilizando a escrita aditiva e multiplicativa.EF04MA02 – Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo. 
Resolver problemas de multiplicação à ideia de adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade.EF04MA06 – Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. 
Efetuar a divisão, utilizando algoritmos por estimativa (algoritmo, com até dois algarismos no divisor.EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. 
Ler e representar as frações unitárias mais usuais ½, 1/3, ¼, 1/5, 1/10 e 1/100, usando diferentes recursos, associando-as à ideia de parte de um todo. EF04MA09 – Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso. 

Geometria

DESCRITORHABILIDADE
Associar figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones) às suas planificações. EF03MA14 – Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.
Identificar ângulos retos em polígonos de modos diversos (dobradura, esquadro ou softwares).EF04MA18 – Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

Grandezas e medidas

DESCRITORHABILIDADE
Estimar comprimentos ou massas, identificando e utilizando as unidades de medida usuais mais adequadas.EF04MA20 – Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

Probabilidade e Estatística

DESCRITORHABILIDADE
Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de recorrência.EF04MA26 – Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.
Analisar dados expressos em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos. EF04MA27 – Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Álgebra

DESCRITORHABILIDADE
Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.EF04MA15 – Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
Descrever a regra de formação de uma sequência ordenada de números naturais resultante da realização de adições ou subtrações sucessivas.EF03MA10 – Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Avaliação Diagnóstica para 5º Ano – 2025

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Conclusão

Espero ter contribuído com você na escolha das habilidades da BNCC para avaliação diagnóstica de Matemática.

Além dos testes, é importante utilizar diversos instrumentos para a avaliação diagnóstica nos anos iniciais, como observações, sondagens, autoavaliação, entre outros.

As perguntas abertas ajudam a entender as estratégias que os alunos utilizam para resolver os problemas de Matemática. Vale a pena utilizar!

Referências

Descrições de Aprendizagem – Matemática. Avalia e Aprende: São Paulo, Instituto Reúna, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação/MEC: 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2023.

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