Compreensão em leitura: 15 dicas incríveis e tudo o que você precisa saber!

Já observou a dificuldade dos alunos em compreender textos e enunciados? Ao fazer uma sondagem de leitura, você identificou essa dificuldade? Confira dicas que vão facilitar o planejamento de intervenções para estimular e avaliar a compreensão em leitura dos estudantes.

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Para ler, é preciso compreender, pois o objetivo final da leitura é a compreensão. Mesmo que o estudante consiga decodificar rápido, se não entender o texto é como se não tivesse lido.

Infelizmente, é cada vez mais comum, alunos que mesmo conseguindo ler, não compreendem textos ou mesmo enunciados. Diante disso, apresentam muita dificuldade em todos os componentes curriculares.

Assim, a escola assume uma grande responsabilidade nesse processo. A compreensão em leitura depende, principalmente, do ensino. E este deve ser significativo, para contribuir com a formação de futuros leitores, aptos a continuar os estudos e usar as habilidades de leitura na vida em sociedade.

Embora seja necessário, ficamos muito focadas em ensinar a ler e esquecemos de ensinar a compreender. Há poucos estudos e materiais para subsidiar nosso trabalho nesse sentido. E como a leitura é muito subjetiva, torna-se difícil trabalhar a compreensão.

Por isso, preparei 15 dicas que servem tanto para estimular a compreensão em leitura, quanto para avaliar essa habilidade.

Por que a compreensão em leitura é importante?

“Eu digo que ler não é só caminhar sobre as palavras, e também não voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos lendo. Descobrir a conexão entre o texto e o contexto do texto, e também como vincular o texto/contexto com o meu contexto, o contexto do leitor.”
(Paulo Freire)

Trabalhar a compreensão em leitura é muito necessário, ainda mais diante da realidade que vivenciamos. Você deve estar ansiosa (o) para ter as dicas. Mas, antes de ir para a “mão na massa”, vamos fazer uma reflexão para que as dicas façam sentido.

Primeiramente, temos que ter um compromisso com a formação de um leitor proficiente. O aluno, quando é um leitor proficiente, reconstrói a ideia global do texto, lê mais, explora o universo escrito e compreende melhor o mundo. A compreensão de textos é fundamental para o estudante continuar os estudos, trabalhar e socializar.

Inversamente, se o estudante não aprendeu a compreender textos é um mau leitor. Não consegue ter bons resultados nos demais estudos e provavelmente, terá o percurso profissional comprometido.

Além disso, a escrita depende da leitura. A partir da interação com a leitura os alunos se sentem mais instigados a aprender o sistema de escrita.

Portanto, se você identificou na sondagem de leitura, alunos que apresentaram dificuldades em compreender textos, mesmo lendo convencionalmente, esse é o momento de realizar intervenções para estimular a compreensão em leitura.

Como estimular a compreensão em leitura?

Em primeiro lugar, tenha em mente que a criança aprende a ler, interagindo com outras pessoas e com materiais de leitura. Daí a importância da mediação de um leitor mais experiente. Por sua vez, compreender o texto é entender os sentidos do que está escrito, integrando-os aos conhecimentos prévios.

Por isso, mesmo que a criança não saiba ler sozinha, devemos ensinar a compreensão. Para tal, é preciso criar uma rotina de leitura, com diferentes narrativas, gêneros, autores, para alargar os conhecimentos e vocabulário dos pequenos.

As autoras Otília Sousa e Teresa Costa-Pereira (2021), citam quatro competências que possibilitam a leitura com proficiência. São o conhecimento, a experiência, o pensamento e o ensino.

O conhecimento do mundo, da vida, é importante para a compreensão da leitura porque:

“(…) quanto mais se conhece o mundo e a língua, melhor se compreende e mais se lê, e quanto mais se lê, maior a proficiência em leitura e mais se alarga e aprofunda o conhecimento do mundo e da língua com especial enfoque no vocabulário. (…) Pelo contrário, quanto mais dificuldades na leitura, menos se lê, quanto menos se lê, menos se treina a leitura e menos se aprende”. (SOUSA; COSTA-PEREIRA, 2021, p.365)

Nessa perspectiva, é fundamental que os professores leiam diariamente para as crianças. Pode ser complicado diante do tempo corrido e grande quantidade de conteúdos presente no currículo.

Mas, não é tempo jogado fora. Pelo contrário, é uma oportunidade de avançar com os demais conteúdos, afinal, saber ler, escrever e compreender é a base dos estudos.

Para ampliar os conhecimentos, o professor ou a família, podem esclarecer palavras que a criança não conhece e assim, ampliar seu vocabulário.

Também é importante explorar diferentes gêneros textuais e levar as crianças a reconhecer o gênero do texto que está lendo. É imprescindível fazer questionamentos antes, durante e depois da leitura.

Além do conhecimento, a experiência é uma competência indispensável na compreensão da leitura, pois construímos sentido para o que lemos também a partir do que já vivenciamos.

A leitura em voz alta pelo professor é uma prática que deve ser constante na sala de aula. Assim, a estratégia de rodas de leitura é uma oportunidade de motivar os estudantes, mostrando a eles que a leitura é prazerosa.

Nesses momentos, é possível apresentar histórias que guardam uma relação entre si, para incentivar a mobilização de experiências que as crianças já vivenciaram com outros livros. É fundamental dar espaço para os estudantes expressarem seus conhecimentos, pontos de vista, experiências, emoções, e mediar discussões produtivas com a turma.

Agora, a importância do pensamento para a compreensão em leitura:

“Compreender o que se lê, um texto, é compreender o seu significado global, compreender as ideias e estabelecer relações entre elas e, simultaneamente, relacioná-las com outras ideias adquiridas anteriormente e elaborar uma imagem mental do texto”. (SOUSA; COSTA-PEREIRA,2021, p.368)

Por fim, se a compreensão em leitura mobiliza conhecimento, experiência e pensamento, todo esse processo depende de um ensino eficiente.

Para ensinar compreensão, é preciso ter atividades e estratégias claras, desenvolver as habilidades de forma persistente e ajudar a criança a avançar, ir além. A leitura deve ser uma atividade significativa na sala de aula, incorporada à rotina e em projetos.

A esse respeito, Sousa e Costa-Pereira (2021) com base nos estudos de Viana et. al (2012) indicam que a compreensão tem vários níveis que devem ser ensinados: a compreensão literal e a inferencial, que significam compreender o que está escrito e compreender o significado das entrelinhas, respectivamente.

Assim, as competências desenvolvidas com as atividades de compreensão em leitura são:

·         Localizar informação explícita presente em um texto (compreensão literal): o leitor identifica a ordem das ações, personagens, características, especificidades, tempos, espaços, emoções e razões explícitas.

·         Formular deduções sobre o conteúdo do texto a partir dos indícios (compreensão inferencial) – o leitor explicita relações e razões que vão além do texto, formula hipóteses e conclusões.

·         Sistematizar, esquematizar e resumir o texto, consolidando ou reordenando ideias (reorganização).

·         Formar juízos próprios (compreensão crítica) – o leitor avalia o texto de acordo com suas experiências de leitura do mundo em que vive e outras fontes de informação.

Agora, que está tudo claro, vamos às dicas!

15 dicas para estimular e avaliar a compreensão em leitura

Dica 1. Estimule conexões

Antes, durante ou após a leitura em voz alta pelo professor, faça conexões:

·         Relembre um texto ou livro que os alunos já leram antes e que tem relação com o que estão lendo no momento;

·         Pergunte se os alunos já passaram por situações tal como acontece na história lida;

·         Questione se o texto tem ligação com acontecimentos do mundo.

Você pode usar um modelo de atividade, como mostrado na imagem abaixo:

Atividade de compreensão em leitura - Estabelecendo conexões

Dica 2. Incentive previsões

Reserve momentos para as crianças fazerem previsões sobre o texto. Ou seja, o que elas acreditam que vai acontecer a seguir ou como imaginam a história observando a capa, contracapa, índice, ilustrações…

Essas previsões podem ser comentários orais ou escritos em bilhetinhos.

Dica 3. Planeje perguntas

Faça perguntas ao longo da leitura, pois assim as crianças aprendem que é importante questionar para ter uma compreensão clara.

Você pode fazer um planejamento da atividade, como por exemplo, anotar as páginas que deseja fazer pausas para discussão e também as perguntas a serem feitas durante e após a leitura.

Dica 4. Prepare resumos em forma de esquemas

Incentive os estudantes a fazer resumos em forma de esquemas, respondendo perguntas, tais como:

Quem (quem são os personagens);

O que? (qual a situação-problema);

Quando? (em que tempo isso aconteceu);

Onde? (em que lugar a história acontece);

Por que? (motivo dos acontecimentos);

Como? (desenvolvimento da história).

Atividade de compreensão em leitura - Esquema do texto

Dica 5. Forme grupos de discussão

Faça perguntas sobre o texto e dê um tempo para que os alunos reflitam individualmente. Em seguida, peça que formem duplas para discutir a questão. Por fim, convide cada dupla para apresentar suas conclusões para a turma.

Dica 6. Desperte imagens mentais

Ajude os alunos a criarem imagens mentais, pois estas ajudam a dar sentido ao texto. Peça que cada aluno desenhe uma passagem da história ou uma imagem que veio à mente durante a leitura. Em seguida, eles podem descrever seus desenhos usando três frases.

Atividade de compreensão em leitura - Imagem mental

Dica 7. Ensine os alunos a recontar histórias

Planeje atividades para os estudantes recontarem a história lida. Eles podem recontar oralmente ou escrever um texto com as próprias palavras.

Dica 8. Proponha mapas mentais

Explore a construção de mapas mentais com a turma. Cada grupo de alunos pode construir um mapa mental que resuma o conteúdo do texto lido.

Atividade de compreensão em leitura - Mapa mental de um texto

Dica 9. Estimule inferências

Incentive os alunos a “ler nas entrelinhas”. Distribua uma cópia de um texto para cada aluno. Leia o texto para a turma, em voz alta. Em algumas partes do texto, faça pausas e pergunte aos alunos o que eles acham que realmente está acontecendo ou o que acontecerá em seguida. Você pode auxiliar, dando pistas para a resposta.

Dica 10. Construa linhas do tempo

Programe a construção de uma linha do tempo. Através de um modelo pronto ou criado pela turma, os alunos devem organizar a sequência de acontecimentos do texto. Pode-se definir a quantidade de eventos na linha do tempo, por exemplo, de cinco a sete.

Atividade em compreensão em leitura - Linha do tempo de um texto

Dica 11. Instigue a análise das informações

Distribua post-its para os alunos fazerem anotações sobre o texto. As anotações podem seguir uma classificação por cores. Os alunos também podem classificar a importância das informações e colar as post-its em uma sequência.

Dica 12. Motive a localização de informação no texto

Solicite a um aluno que cite, sem consultar no texto lido, uma ideia ou informação que mais gostou e considera significativa. Solicite a outro aluno que, consultando o texto, leia o trecho que melhor expressa a ideia ou informação apresentada pelo colega.

Dica 13. Proponha novos parágrafos

Peça à turma para acrescentar um parágrafo ao texto, escrevendo-o de acordo com suas próprias ideias. Cada aluno pode ler em voz alta, o parágrafo que acrescentou ao texto, e ao longo da leitura, todos podem comentar sobre as contribuições de cada colega e as percepções pessoais.

Dica 14. Realize dinâmicas

Solicite que cada aluno fale uma informação do texto. Esclareça que as informações não poderão se repetir. Assim, cada um cita uma nova informação e a dinâmica acaba quando se torna difícil encontrar mais informações.

Dica 15. Incentive a criação de perguntas

Indique um aluno para elaborar uma pergunta sobre o texto. Em seguida, esse aluno deve escolher um colega para responder a essa pergunta. A dinâmica continua com a participação de toda a turma. No final, você pode comentar as perguntas e respostas e fazer uma apreciação.


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Referências

SOUSA, Otília; COSTA-PEREIRA, Teresa. Compreensão na Leitura: Investigação e Ensino. In: ALVES, Rui A; LEITE, Isabel. Alfabetização Baseada na Ciência. Brasília: Ministério da Educação, 2021, p. 361-377.

FARIA, P. M.; FARIA, Ádila; RAMOS, A. A LEITURA AO CENTRO: como promover a literacia da leitura na escola. Plurais – Revista Multidisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 26–46, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.26-46. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7107. Acesso em: 16 jun. 2023.

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