Tem dúvidas sobre o que é intervenção pedagógica na prática? Aqui, você vai compreender de uma maneira descomplicada.
A intervenção pedagógica é uma das estratégias mais discutidas nas escolas. Sempre foi realizada. Mas, a necessidade de intervir na aprendizagem foi ampliada devido à defasagem acentuada com o período de paralisação das escolas durante a pandemia.
É comum nos depararmos com alunos, que mesmo estando em séries avançadas, não conseguem ler, escrever e realizar operações matemáticas básicas.
Mesmo sabendo dessa realidade e da necessidade de melhorar a aprendizagem é difícil compreender como se deve realizar o processo de intervenção pedagógica. Eu mesma tive muitas dúvidas de como essa estratégia é realizada na prática do dia a dia, pois às vezes, a teoria parece difícil de alcançar.
Na verdade, os documentos oficiais não são tão claros e confundem um pouco. Quando compreendemos de uma maneira simples, tudo se torna bem mais fácil do que a gente imagina.
Pensando nisso, reuni aqui neste post tudo o que você precisa para compreender e colocar em prática para uma intervenção pedagógica efetiva.
Por que realizar intervenção pedagógica?
Se você atua na área educacional já percebeu que ensinar não é uma tarefa fácil. Mesmo utilizando boas metodologias, recursos variados, não conseguimos garantir a aprendizagem de toda a turma de maneira uniforme.
As turmas são heterogêneas, pois cada estudante é um sujeito único, tem sua própria maneira de aprender.
Em decorrência do período de pandemia da Covid-19 e consequente paralisação das aulas presenciais, a defasagem na aprendizagem se tornou evidente. Principalmente, crianças de classes menos favorecidas, com poucos recursos tecnológicos, ficaram muito prejudicadas.
Uma vez que os conteúdos escolares seguem uma progressão, se os estudantes não tiveram acesso a determinados saberes fica muito mais difícil avançar para um conteúdo mais complexo. Falta a base para dar continuidade aos estudos.
É nesse contexto, que a intervenção pedagógica se torna importante. Ela é uma estratégia que a escola deve utilizar para não deixar os estudantes com dificuldades de aprendizagem para trás.
A intervenção permite que o professor utilize meios diversificados para retomar habilidades de anos anteriores ou já trabalhadas no ano atual.
Qual a relação entre habilidades e intervenção pedagógica?
Para cada ano de escolaridade existe um conjunto de habilidades a serem trabalhadas durante o ano letivo. Tais habilidades seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo do Estado, se este tiver elaborado o currículo próprio.
As habilidades são organizadas em conjunto com o objetivo de garantir o desenvolvimento das competências específicas de cada componente curricular. Elas expressam o que é essencial que o aluno aprenda naquele ano de escolaridade.
Nesse sentido, é direito do estudante aprender conteúdos, conceitos e processos previstos para a série que ele está estudando. Se a criança está no 2º ano não podemos oferecer um currículo do 1º ano, pois estamos privando-a de um direito de aprendizagem, como definido pela BNCC.
Mas, como oferecer o currículo do 2º ano se o aluno não desenvolveu as habilidades do 1º ano e não consegue acompanhar o restante da turma?
A resposta é: oferecendo a intervenção pedagógica. Pois, é o momento planejado para trabalhar com habilidades do ano anterior ou bimestre anterior, para que o estudante tenha condições de desenvolver outras habilidades que são esperadas para continuar os estudos com êxito.
Quando o aluno não é alfabetizado e está em uma turma mais avançada, se torna difícil de acompanhar, pois as atividades exigem habilidades de leitura e escrita. Nesse caso, o aluno pode ser ouvinte dos conteúdos previstos para o ano de escolaridade em que está, e ser avaliado oralmente. Na intervenção pedagógica ele vai realizar atividades voltadas para alfabetização.
Assim, ele terá acesso ao currículo adequado à sua faixa etária e também terá a oportunidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita.
Como descobrir as habilidades que o estudante não consolidou?
Através de um diagnóstico, pois esse é o primeiro passo da intervenção pedagógica. Pode ser realizado através de avaliações diagnósticas, sondagens, observações em sala de aula e análise de outros registros já realizados. Os resultados das avaliações externas, ou seja, realizadas pelo Estado, também precisam ser considerados.
A intervenção pedagógica é somente aula de reforço individual?
Muita gente acredita que intervenção pedagógica é somente aula de reforço fora da sala de aula. Na verdade, o reforço escolar pode ser uma das ações, quando o aluno precisa de uma mediação mais individual.
Isso não tira a responsabilidade e o dever dos professores, de todos os componentes curriculares, em oferecer a intervenção pedagógica para uma aprendizagem significativa. Além da etapa individual, a abordagem pode acontecer com grupos de alunos ou mesmo com a turma toda.
Como contemplar os diferentes níveis de aprendizagem?
A intervenção pedagógica não é somente para quem não consolidou habilidades. Pois, os alunos que estão no nível recomendado podem avançar ainda mais.
Assim, as atividades podem ser as mesmas, mas com grau de dificuldade diferentes para contemplar os níveis de aprendizagem da turma.
Quais atividades são realizadas na intervenção pedagógica?

As atividades precisam ser diferentes daquelas utilizadas na aula regular. Se o aluno não conseguir desenvolver a partir de uma aula, por exemplo, expositiva, é preciso buscar outra estratégia. Talvez, com material concreto, com jogos pedagógicos, ele consiga compreender melhor.
Por isso, o objetivo é oferecer atividades diversificadas que envolvem a resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, raciocínio, para estimular a aprendizagem. O trabalho com projetos, metodologias ativas, jogos pedagógicos e atividades lúdicas é fundamental. Outras estratégias que podem ser utilizadas são aulas de revisão, plantão de dúvidas e monitoria.
É preciso registrar os resultados da intervenção pedagógica?
Sim, para acompanhar o desempenho do estudante é preciso registrar todo o processo de intervenção. O registro pode ser feito em fichas específicas, relatórios, atas de conselho de classe, diário escolar, portfólio, entre outros. Ele favorece o monitoramento, análise dos resultados e proposição de novas intervenções.
Além disso, quando a escola tem o hábito de registrar, é uma comprovação de que está garantindo o direito do aluno. A família do estudante também deve ser informada sobre o que a escola tem feito para melhorar a aprendizagem e quais foram os resultados.
Sem contar que visualizar os resultados todos registrados traz um gosto de etapa cumprida e ânimo para continuar …
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Conclusão
A intervenção pedagógica não pode ser entendida como uma obrigação, algo complexo e inviável. Pelo contrário, deve fazer parte do cotidiano escolar como uma estratégia que vem somar e contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem.
É um conjunto de ações planejadas para ajudar os alunos a superar dificuldades de aprendizagem.
Obrigada pela sua contribuição!
Ainda não tinha pensado na intervenção dessa forma, apenas uma visão de reforço escolar no contra turno.
Obrigada pelo comentário!
Uma intervenção pedagógica é uma ação planejada para melhorar a aprendizagem. Pode ser uma explicação diferente, uma nova estratégia, um jogo, uma atividade prática.
Obrigada pela contribuição!
Excelente matéria.
Obrigada pelo comentário!
Trabalho com uma turma de 3º ano onde a metade da turma está no nível e a outra metade lê, mas escreve muito mal. De alguma forma, acho que já faço a intervenção pedagógica, pois procuro desenvolver meu trabalho focando na ortografia, estimulando a escrita de palavras, frases , pequenos textos com apoio e incentivando a revisão e reescrita.
Outra dificuldade que encontro é com relação à família que está se tornando cada vez mais ausente em relação aos filhos.
Obrigada por compartilhar sua experiência! Realmente, a falta de participação da família dificulta o processo, pois a parceria entre família e escola é um dos pilares da intervenção pedagógica.
É muito importante a intervenção tendo em vista que nenhuma das turmas que recebemos tem um nível homogêneo. Avançamos um pouco e voltamos alguns conteúdos também, ninguém fica pra trás.
Seu comentário é muito bem-vindo. Obrigada!
Na minha opinião a intervenção pedagógica não é tão simples. Requer dedicação e comprometimento de toda a comunidade escolar, de perceber quais estratégias dentro de metodologias ativas se aplicam melhor em cada situação.
Aulas diversificadas são essenciais para que o aluno, que está cada vez mais exigente, se sinta parte do processo
Excelente contribuição, muito obrigada!
Acredito que uma das intervenções pedagógica que faço sempre em sala de aula é o ato do qual peço aos alunos que respondam as perguntas, seja de um texto interpretativo ou de uma sentença matemática. Não há uma obrigatoriedade em ir responder atividades , mas enfatizo para eles a importância de fazer a atividade, mesmo que errem, encorajando-os que é dessa forma que apreendemos os conteúdos. E onde vou percebendo mais autonomia e uma aprendizagem mais significativa.
Obrigada por compartilhar sua experiência!
Essa intervenção pedagógica deve ser realizada em todas as etapas do ensino. Porém, sendo muito realista, na prática, não é nada simples, principalmente, quando se está em uma turma de 5° ano, onde as defasagens apresentadas, na maioria das vezes, são um reflexo da falta de comprometimento dos pais e responsáveis, da equipe pedagógica e do próprio estudante ao longo de todos os anos anteriores. Sendo assim, se todos os docentes se comprometessem, o cenário poderia ser outro. Por outro lado, a desvalorização da profissão também explica (não justifica) essa realidade, já que muitos professores precisam dar conta de duas matrículas ou mais para ter um salário minimamente digno. A discussão acerca desse tema é muito mais complexa e, portanto, precisa levar em conta todos os fatores envolvidos.
Concordo plenamente com você. A intervenção pedagógica em todas as etapas do ensino é essencial, mas, como você bem destacou, na prática enfrentamos muitos desafios — especialmente no 5º ano, onde as defasagens são acumuladas e refletem uma série de fatores estruturais e sociais.
A falta de comprometimento coletivo e a desvalorização da profissão docente tornam o trabalho ainda mais árduo. É realmente uma realidade complexa, e soluções eficazes só surgirão quando todos os envolvidos — família, escola, gestão e sociedade — estiverem dispostos a enfrentar o problema juntos.
Excelente contribuição! Realmente, não é um trabalho simples. Este post trouxe uma breve explicação sobre “o que é intervenção pedagógica”, mas esse é um tema bem amplo, que envolve muitos fatores.
Intervenção pedagógica é uma interferência realizada pelo professor no processo de aprendizagem do aluno, que tem como objetivo ajudá-lo a superar suas dificuldades.
Obrigada pela contribuição!
A intervenção pedagógica é sempre necessária. A sala de aula é um ambiente diverso e cada vez mais é necessário fazer alguma intervenção para ajudar crianças que não conseguem acompanhar os conteúdos. Nem sempre as novas estratégias dão certo, mas a mudança de abordagem possibilita um novo olhar do próprio docente em relação à criança.
Boa tarde, Luciana!
É verdade que ás vezes as novas estratégias não dão certo, mas como vc mesma relatou, precisamos buscar outras estratégias sempre visando o aluno para assim oferecer a eles uma nova possibilidade de aprendizagem. Se uma não deu certo, partimos para outra estratégia!!
Seu comentário complementa perfeitamente o conteúdo. Obrigada!
Trabalho com minha turma de 3º ano fazendo intervenções pedagógicas como: apostilas com atividades adaptadas para alunos que estão em nível menor ao da turma; faço brincadeiras; jogos todos com a disciplina de matemática
Obrigada por compartilhar sua experiência! Parabéns pelo trabalho!
PIP não é tão simples assim. Requer local adequado, interesse, vontade e comprometimento principalmente da família do aluno em entender que a criança tem lacunas em sua aprendizagem. Também os professores devem estar engajados e estimulados nessa missão.
Obrigada pela contribuição!
Intervenção pedagógica é um conjunto de atividades para os alunos melhorarem seus desenvolvimentos em sala de aula.
Obrigada pela contribuição!
Considerando o tempo reduzido para atendimentos individualizados na sala de aula, as dinâmicas de trabalho em grupo têm se mostrado uma estratégia eficiente para favorecer o desenvolvimento acadêmico e a inclusão do aluno em defasagem por falta de apoio familiar.
Boa tarde, Kelly.
Também acho que a dinâmica de trabalhos em grupo favorece o desenvolvimento acadêmico dos estudantes porque há troca de informações entre eles. Podemos dividir as atividades para cada grupo fazendo rotação, onde cada grupo passa por uma atividade.
Abraços!!
Excelente contribuição! Os agrupamentos são ótimas estratégias de intervenção pedagógica diante do tempo reduzido, grande heterogeneidade da turma e poucos recursos humanos e materiais.
Já faço a intervenção pedagógica em minha turma! E acho muito importante no processo ensino/ aprendizagem.
Obrigada pela contribuição! Parabéns pelo trabalho!
Gostei muito de saber as diferentes formas de fazer uma intervenção em alunos com dificuldade de aprendizado.
Muito obrigada pelo comentário!
A intervenção Pedagógica se faz cada vez mais necessária. Ótimo artigo! Penso estar no caminho certo!
Muito obrigada pelo comentário! Com certeza, está sim no caminho certo!
Gostei muito do artigo, bem esclarecedor! Realmente entendemos que a intervenção pedagógica é importante para a aprendizagem dos alunos, pois dá a eles a garantia de aprender habilidades que ainda não adquiriram.
Obrigada pela contribuição! Fico feliz com seu comentário!
A intervenção pedagógica, no cotidiano escolar, deixou de ser um dos possíveis suportes e tornou-se, em parte indissociável do nosso planejamento, haja vista as dificuldades enfrentadas no dia a dia.
Excelente contribuição! A intervenção pedagógica torna-se cada vez mais necessária.
Muitas vezes acredita-se que é somente criar uma atividade mais fácil. Mas vai além disso! Precisa ter objetivos, intenções, estratégias… TODOS tem direito de aprender!
Obrigada pela contribuição! A intencionalidade pedagógica faz toda a diferença!
Gostei do artigo, é bastante esclarecedor. Entendi que intervenção pedagógica vai muito além das aulas de reforço. É um conjunto de ações dentro do contexto escolar.
Obrigada! Fico feliz com seu comentário!
Intervenção pedagógica é quando um professor ou educador faz algo de forma intencional para ajudar um aluno (ou grupo de alunos) a aprender melhor, especialmente quando ele está com dificuldades.
De maneira simples, é como um “empurrãozinho” no aprendizado.
Obrigada pela contribuição! Gostei da sua explicação!
Ótimo artigo, de fácil compreensão. Consegui compreender que a intervenção pedagógica é uma estratégia essencial no processo de ensino-aprendizagem, pois permite identificar as dificuldades específicas de cada um e aplicar ações para superá-las.
Fico feliz, obrigada pela contribuição!
Todos os anos recebemos alunos com alguma defasagem de aprendizagem. A intervenção nesses casos é de suma importância para que esse aluno consiga avançar em seu processo de aprendizagem.
Agradeço sua contribuição!
A intervenção pedagógica requer planejamento das ações que serão feitas em sala de aula. É importante ressaltar que em turmas heterogêneas, inclusive com alunos com necessidades especiais, é necessário ter um olhar diferenciado e fortalecer seus avanços diários.
Seu comentário é muito bem-vindo, obrigada! Cada avanço do(a) aluno(a), ainda que pequeno, deve ser considerado.
No meu planejamento semanal, já realizo a intervenção pedagógica, pois não existe e nunca vai existir uma turma homogênea, dessa forma é necessário pensar no que fazer para auxiliar os alunos da sala de aula que não conseguem acompanhar a maioria dos alunos. Só que acaba sendo um trabalho muito isolado, pois apenas a escola, ou melhor, o professor que faz, muitas vezes não podemos contar com o apoio da família. Dessa forma os resultados são mais lentos para aparecer.
Excelente contribuição! Os professores não são os únicos responsáveis. Se houvesse participação e comprometimento de todos os atores envolvidos – inclusive das famílias -, teríamos melhores resultados nas intervenções pedagógicas.
Obrigada pela aula!
Fico feliz que tenha passado por aqui!
Gostei muito desse texto que trata sobre a intervenção pedagógica. De uma maneira geral, creio, que todo profissional comprometido com o seu trabalho, já faz essa intervenção, mesma que não siga o plano sugerido, que por sinal, achei muito bom, pois nos dá um norte e organização do trabalho realizado. O que senti falta, é sobre a responsabilidade das famílias dos alunos nesse processo! A cada dia mais, a responsabilidade de todo o processo ensino-aprendizagem recai apenas sobre o professor! Trabalho numa prefeitura que ainda não nos oferece o 1/3 de planejamento para a rede! Sinto essa grande dificuldade em não ter esse tempo para o planejamento de atividades, correções e tudo que envolve um trabalho de qualidade para os nossos alunos! Então, cadê a atuação das famílias nesse processo também? Muitos só sabem cobrar cada vez mais da escola(no caso, nós, os docentes, e não têm ou não querem, ter o mínimo de responsabilização nesse processo!
Muito obrigada pela reflexão! Infelizmente, essa é a realidade na maioria das escolas. É inegável a importância e a necessidade da participação da família no processo de intervenção pedagógica — especialmente no desenvolvimento das competências socioemocionais.
Se não acontecer planejamento das atividades juntamente com a intervenção pedagógica fica muito difícil termos êxito em uma turma que por si só não é homogênea.
Obrigada pelo comentário!