Como trabalhar a consciência fonológica?

Saiba como trabalhar a consciência fonológica de maneira assertiva. Confira também várias dicas de atividades que podem ser implementadas na sala de aula para desenvolver essa habilidade que prediz o sucesso da alfabetização.

Olá! Que bom ter você aqui!

É um consenso entre os pesquisadores que a consciência fonológica é uma das competências fundamentais para o sucesso da alfabetização.

Porém, desenvolver a consciência fonológica não é um processo fácil, nem para o aluno, nem para o professor.

Para o aluno não é fácil porque, segundo a neurociência, o nosso cérebro não nasce predisposto ao aprendizado da leitura. Assim, aprender a ler exige um esforço cognitivo muito grande, que ativa diversas regiões do cérebro.

Para os professores não é fácil justamente porque estão ajudando os alunos a adquirir uma habilidade que não desenvolve naturalmente. Isso exige um trabalho intencional, direcionado às características singulares dos estudantes, pois eles não desenvolvem essas competências no mesmo ritmo e no mesmo momento.

Diante disso, trabalhar a consciência fonológica exige conhecimento, estratégias intencionais e assertivas.

Refletir sobre as características do sistema de escrita alfabético é importante para compreender melhor como acontecem as aprendizagens. Também compreender as dificuldades que as crianças enfrentam até aprenderem a ler e escrever.

Neste post, você vai descobrir como trabalhar a consciência fonológica de maneira assertiva, de acordo com estudos realizados sobre o tema. Vai conferir dicas e estratégias para ter sucesso nesse trabalho. Acompanhe!

O que é consciência fonológica?

Primeiramente, vamos compreender melhor o que é consciência fonológica.

No nosso sistema de escrita alfabético, as letras representam os “sons” da fala. Não lemos o nome das letras, mas os “sons” que elas representam.

Para que as crianças consigam aprender a ler e escrever, elas precisam ser estimuladas a analisar os segmentos orais das palavras. É aí que entra a consciência fonológica como uma competência preditora da alfabetização.

Segundo Ana Cristina Silva (2021, p. 221), a consciência fonológica é

a capacidade para refletir sobre os segmentos sonoros das palavras orais”.

Olha que esclarecedora a definição de Alessandra G. S. Capovilla, Natália M. Dias e José M. Montiel (2007, p. 55):

A consciência fonológica é uma habilidade complexa que envolve a capacidade de refletir sobre a estrutura fonológica da linguagem oral, incluindo a consciência de que a fala pode ser segmentada e a habilidade de discriminar e manipular tais segmentos (Capovilla & Capovilla, 2004a, 2004b; Morais, Bertelson, Cary & Alegria, 1986)”.

Como a definição reforça, essa não é uma habilidade fácil de ser desenvolvida. O que demanda intervenções bem planejadas.

A consciência fonológica abrange a consciência de

  • rimas,
  • aliterações (fonemas iniciais das palavras),
  • sílabas,
  • palavras,
  • fonemas.

Esta última (consciência fonêmica) é mais complexa.

Por isso, o trabalho deve começar com a consciência de segmentos maiores que os fonemas. Após o aluno reconhecer rimas, aliterações, sílabas e palavras, a consciência fonêmica pode ser trabalhada com mais êxito.

Por que é importante trabalhar a consciência fonológica?

Primeiramente, devemos compreender que esse não é um modismo e nem um método de alfabetização. Foi comprovado por diversas pesquisas, que a consciência fonológica é fundamental para a aquisição da linguagem escrita.

Nesse sentido, a consciência fonológica é considerada uma das melhores habilidades preditoras da alfabetização.

Geralmente, quando há dificuldades no desenvolvimento da consciência fonológica, há um atraso na aquisição da leitura e da escrita.

Desse modo, em muitos casos em que o estudante não está alfabetizado, mesmo estando em séries avançadas, é muito proveitoso estimular a consciência fonológica na intervenção pedagógica.

Como ajudar os alunos a desenvolver a consciência fonológica?

O conceito da consciência fonológica é abrangente, envolvendo várias dimensões: a palavra, as sílabas, as rimas e os fonemas.

Desse modo, para estimular a consciência fonológica é preciso trabalhar:

  • Consciência de palavras
  • Consciência de rimas
  • Consciência de aliterações
  • Consciência silábica
  • Consciência fonêmica

1.     Como desenvolver a consciência de palavras?

Essa habilidade envolve segmentar a frase em palavras. A consciência de palavras não interfere no processo inicial de aquisição da escrita.

Mas, será necessária para o aluno compreender a relação entre as palavras e que a ordem delas é que produz o sentido da frase. No processo de produção de textos, esse conhecimento será utilizado.

Sugestões de atividades:

  • Pedir para as crianças colorirem os espaços entre as palavras de um texto ou frase.
  • Escrever uma frase sem colocar espaços entre as palavras e pedir para o aluno reescrevê-la, colocando os espaços.
  •  Mostrar uma determinada palavra escrita e pedir para a criança encontrar essa palavra no texto.

Quando as crianças já estiverem no estágio alfabético:

  • Disponibilizar um texto com algumas figuras no lugar de palavras e pedir para a criança reescrever, trocando as figuras por palavras;
  • Organizar as palavras de acordo com a sequência em que aparecem em um texto;
  • Trabalhar com frases fatiadas;
  • Encontrar em um texto, palavras com determinado número de letras.
Exemplos de atividades para trabalhar a consciência de palavras, uma das dimensões da consciência fonológica.

2.     Como desenvolver a consciência de rimas?

As atividades com rimas, além de divertidas, ajudam as crianças a identificarem padrões de som.

Sugestões de atividades:

  • Fazer cartazes com parlendas ou cantigas e convidar os alunos a colorir as rimas com a mesma cor;
  • Propor brincadeiras de dizer em voz alta, palavras que rimam com determinada palavra;
  • Realizar um jogo de memória com rimas;
  • Jogos de cartas para parear imagens cujos nomes rimam.
Exemplos de atividades para trabalhar a consciência de rimas.

3.     Como desenvolver a consciência de aliterações?

A aliteração é trabalhada para ajudar os alunos a identificar sons iniciais semelhantes no início de palavras diferentes, sendo sílabas ou fonemas.

Por exemplo, levar as crianças a perceber que arara e abacaxi começam com o mesmo “pedacinho”.

Sugestões de atividades:

  • Leitura de trava-línguas e identificação de palavras que começam com o mesmo “som”;
  • Identificar em poemas, palavras que começam com o mesmo “som”;
  • Jogos para parear palavras que começam com um mesmo “som” inicial;
  • Produzir palavras que começam com a mesma sílaba.
Exemplos de atividades para trabalhar a consciência de aliteração.

4.     Como desenvolver a consciência silábica?

Essa é uma capacidade de segmentar as palavras em sílabas.

Sugestões de atividades:

  • Pedir às crianças para contar quantos pedacinhos têm determinada palavra. Pode-se bater uma palma para cada sílaba, contar com os dedinhos no queixo, pintar bolinhas ou utilizar um material concreto, como pompons.
  • Jogo da trilha em que os jogadores devem andar conforme a quantidade de sílabas que têm no nome de uma figura sorteada.
  • Pedir para identificar a sílaba inicial, medial ou final das palavras. Por exemplo, caneta começa com qual pedacinho? Termina com qual pedacinho? Pinte a bolinha, onde está escrito o pedacinho “NE”.
  • No início, mostrar figuras e não palavras. Tenho 4 figuras: sacola, sapo, panela e sapato. Quais começam parecido?
  • Diga outras palavras (ou encontre figuras) que começam com o mesmo pedacinho de vaca.
  • Vou dizer uma palavra, dividindo em pedacinhos: pa/ne/la. Qual palavra é essa?
  • Formar novas palavras, subtraindo uma sílaba. Vou dizer uma palavra: galinha. Que nova palavra consigo formar, se eu tirar o “GA”?
  • Formar novas palavras, adicionando sílabas. Vou dizer uma palavra: linha. Que nova palavra consigo formar se eu colocar “GA” no início?
  •  Propor a brincadeira de trocar a ordem das sílabas para formar novas palavras. Por exemplo: BOLO >> LOBO
Exemplos de atividades para trabalhar a consciência silábica.

5.     Como desenvolver a consciência fonêmica?

Essa é uma habilidade mais complexa, pois o aluno precisa analisar os fonemas separadamente. Sendo assim, é a última a ser desenvolvida.

Sugestões de atividades:

  • Dizer uma palavra pronunciando os fonemas separadamente, e pedir para a criança dizer qual palavra formou.
  • Pedir para a criança contar quantos “pedacinhos pequenininhos” tem determinada palavra.
  • Pedir para o aluno identificar palavras que começam com o mesmo fonema. Por exemplo: sacola, sorvete, paçoca e semáforo. Quais dessas palavras começam com /s/? Qual começa diferente?
  • Atividade para formar novas palavras, adicionando ou subtraindo um fonema. Por exemplo, que nova palavra posso formar se eu tirar o /k/ (fonema da letra C) da palavra casa? Que nova palavra posso formar se eu adicionar /k/ no começo da palavra asa?
Exemplos de atividades para trabalhar a consciência fonêmica.

Dicas para trabalhar a consciência fonológica

  1. Utilizar termos como “pedacinhos” facilita a compreensão. É melhor evitar termos como sílabas e fonemas, no início.
  2. Lembre-se que pensando em um grau de dificuldade, o ideal é trabalhar primeiramente com sílabas e rimas.
  3. No início do processo, é mais fácil para a criança compreender a síntese do que a segmentação. Por exemplo, pedir para a criança juntar os pedacinhos que você vai dizer (pi-po-ca) para formar uma palavra é mais fácil do que pedir para ela separar os pedacinhos da palavra pipoca.
  4. Comece a estimulação da consciência fonêmica propondo atividades com os fonemas fricativos como /f/, /v/, /s/, /z/ ou vibrantes /R/. É mais fácil para as crianças perceberem esses “sons”.
  5. Também quanto à consciência fonêmica é mais fácil para crianças, tarefas em que elas precisam comparar figuras cujos nomes começam com o mesmo som.
  6. Em um grau de complexidade, posteriormente trabalhar com tarefas de síntese e por último, segmentação em fonemas.
  7. Apesar de que a consciência fonológica esteja focada nos “sons”, é necessário também trabalhar o nome das letras, para facilitar ainda mais a aquisição da leitura e escrita.

Conclusão

Trabalhar com a consciência fonológica é fundamental, independentemente do método que você usa para alfabetizar.

Essa não é a única habilidade necessária para a aquisição da leitura e da escrita, mas tem uma grande relevância, comprovada por muitas pesquisas científicas.

Por isso, quando os alunos estão apresentando dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita, é importante realizar um diagnóstico para investigar se as habilidades de consciência fonológica foram desenvolvidas.

Alguns estudos apontam que o não desenvolvimento dessa habilidade pode ser a causa de muitas dificuldades de aprendizagem na alfabetização.

Saiba mais sobre a Intervenção Pedagógica para Alfabetização aqui.

Referências

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, Natália Martins; MONTIEL, José Maria. Desenvolvimento dos componentes da consciência fonológica no ensino fundamental e correlação com nota escolar. Psico-USF. 2007, 12(1), 55-64. ISSN: 1413-8271. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401041439007. Acesso em 3 jun. 2025.

SILVA, Ana Cristina. Consciência Fonológica e Conhecimento das letras. In: ALVES, Rui A; LEITE, Isabel. Alfabetização Baseada na Ciência. Brasília: Ministério da Educação, 2021, p. 220-244.

Crédito das imagens: Canva

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