Saiba como trabalhar a consciência fonológica de maneira assertiva. Confira também várias dicas de atividades que podem ser implementadas na sala de aula para desenvolver essa habilidade que prediz o sucesso da alfabetização.
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É um consenso entre os pesquisadores que a consciência fonológica é uma das competências fundamentais para o sucesso da alfabetização.
Porém, desenvolver a consciência fonológica não é um processo fácil, nem para o aluno, nem para o professor.
Para o aluno não é fácil porque, segundo a neurociência, o nosso cérebro não nasce predisposto ao aprendizado da leitura. Assim, aprender a ler exige um esforço cognitivo muito grande, que ativa diversas regiões do cérebro.
Para os professores não é fácil justamente porque estão ajudando os alunos a adquirir uma habilidade que não desenvolve naturalmente. Isso exige um trabalho intencional, direcionado às características singulares dos estudantes, pois eles não desenvolvem essas competências no mesmo ritmo e no mesmo momento.
Diante disso, trabalhar a consciência fonológica exige conhecimento, estratégias intencionais e assertivas.
Refletir sobre as características do sistema de escrita alfabético é importante para compreender melhor como acontecem as aprendizagens. Também compreender as dificuldades que as crianças enfrentam até aprenderem a ler e escrever.
Neste post, você vai descobrir como trabalhar a consciência fonológica de maneira assertiva, de acordo com estudos realizados sobre o tema. Vai conferir dicas e estratégias para ter sucesso nesse trabalho. Acompanhe!
O que é consciência fonológica?
Primeiramente, vamos compreender melhor o que é consciência fonológica.
No nosso sistema de escrita alfabético, as letras representam os “sons” da fala. Não lemos o nome das letras, mas os “sons” que elas representam.
Para que as crianças consigam aprender a ler e escrever, elas precisam ser estimuladas a analisar os segmentos orais das palavras. É aí que entra a consciência fonológica como uma competência preditora da alfabetização.
Segundo Ana Cristina Silva (2021, p. 221), a consciência fonológica é
“a capacidade para refletir sobre os segmentos sonoros das palavras orais”.
Olha que esclarecedora a definição de Alessandra G. S. Capovilla, Natália M. Dias e José M. Montiel (2007, p. 55):
“A consciência fonológica é uma habilidade complexa que envolve a capacidade de refletir sobre a estrutura fonológica da linguagem oral, incluindo a consciência de que a fala pode ser segmentada e a habilidade de discriminar e manipular tais segmentos (Capovilla & Capovilla, 2004a, 2004b; Morais, Bertelson, Cary & Alegria, 1986)”.
Como a definição reforça, essa não é uma habilidade fácil de ser desenvolvida. O que demanda intervenções bem planejadas.

A consciência fonológica abrange a consciência de
- rimas,
- aliterações (fonemas iniciais das palavras),
- sílabas,
- palavras,
- fonemas.
Esta última (consciência fonêmica) é mais complexa.
Por isso, o trabalho deve começar com a consciência de segmentos maiores que os fonemas. Após o aluno reconhecer rimas, aliterações, sílabas e palavras, a consciência fonêmica pode ser trabalhada com mais êxito.
Por que é importante trabalhar a consciência fonológica?
Primeiramente, devemos compreender que esse não é um modismo e nem um método de alfabetização. Foi comprovado por diversas pesquisas, que a consciência fonológica é fundamental para a aquisição da linguagem escrita.
Nesse sentido, a consciência fonológica é considerada uma das melhores habilidades preditoras da alfabetização.
Geralmente, quando há dificuldades no desenvolvimento da consciência fonológica, há um atraso na aquisição da leitura e da escrita.
Desse modo, em muitos casos em que o estudante não está alfabetizado, mesmo estando em séries avançadas, é muito proveitoso estimular a consciência fonológica na intervenção pedagógica.

Como ajudar os alunos a desenvolver a consciência fonológica?
O conceito da consciência fonológica é abrangente, envolvendo várias dimensões: a palavra, as sílabas, as rimas e os fonemas.
Desse modo, para estimular a consciência fonológica é preciso trabalhar:
- Consciência de palavras
- Consciência de rimas
- Consciência de aliterações
- Consciência silábica
- Consciência fonêmica
1. Como desenvolver a consciência de palavras?
Essa habilidade envolve segmentar a frase em palavras. A consciência de palavras não interfere no processo inicial de aquisição da escrita.
Mas, será necessária para o aluno compreender a relação entre as palavras e que a ordem delas é que produz o sentido da frase. No processo de produção de textos, esse conhecimento será utilizado.
Sugestões de atividades:
- Pedir para as crianças colorirem os espaços entre as palavras de um texto ou frase.
- Escrever uma frase sem colocar espaços entre as palavras e pedir para o aluno reescrevê-la, colocando os espaços.
- Mostrar uma determinada palavra escrita e pedir para a criança encontrar essa palavra no texto.
Quando as crianças já estiverem no estágio alfabético:
- Disponibilizar um texto com algumas figuras no lugar de palavras e pedir para a criança reescrever, trocando as figuras por palavras;
- Organizar as palavras de acordo com a sequência em que aparecem em um texto;
- Trabalhar com frases fatiadas;
- Encontrar em um texto, palavras com determinado número de letras.

2. Como desenvolver a consciência de rimas?
As atividades com rimas, além de divertidas, ajudam as crianças a identificarem padrões de som.
Sugestões de atividades:
- Fazer cartazes com parlendas ou cantigas e convidar os alunos a colorir as rimas com a mesma cor;
- Propor brincadeiras de dizer em voz alta, palavras que rimam com determinada palavra;
- Realizar um jogo de memória com rimas;
- Jogos de cartas para parear imagens cujos nomes rimam.

3. Como desenvolver a consciência de aliterações?
A aliteração é trabalhada para ajudar os alunos a identificar sons iniciais semelhantes no início de palavras diferentes, sendo sílabas ou fonemas.
Por exemplo, levar as crianças a perceber que arara e abacaxi começam com o mesmo “pedacinho”.
Sugestões de atividades:
- Leitura de trava-línguas e identificação de palavras que começam com o mesmo “som”;
- Identificar em poemas, palavras que começam com o mesmo “som”;
- Jogos para parear palavras que começam com um mesmo “som” inicial;
- Produzir palavras que começam com a mesma sílaba.

4. Como desenvolver a consciência silábica?
Essa é uma capacidade de segmentar as palavras em sílabas.
Sugestões de atividades:
- Pedir às crianças para contar quantos pedacinhos têm determinada palavra. Pode-se bater uma palma para cada sílaba, contar com os dedinhos no queixo, pintar bolinhas ou utilizar um material concreto, como pompons.
- Jogo da trilha em que os jogadores devem andar conforme a quantidade de sílabas que têm no nome de uma figura sorteada.
- Pedir para identificar a sílaba inicial, medial ou final das palavras. Por exemplo, caneta começa com qual pedacinho? Termina com qual pedacinho? Pinte a bolinha, onde está escrito o pedacinho “NE”.
- No início, mostrar figuras e não palavras. Tenho 4 figuras: sacola, sapo, panela e sapato. Quais começam parecido?
- Diga outras palavras (ou encontre figuras) que começam com o mesmo pedacinho de vaca.
- Vou dizer uma palavra, dividindo em pedacinhos: pa/ne/la. Qual palavra é essa?
- Formar novas palavras, subtraindo uma sílaba. Vou dizer uma palavra: galinha. Que nova palavra consigo formar, se eu tirar o “GA”?
- Formar novas palavras, adicionando sílabas. Vou dizer uma palavra: linha. Que nova palavra consigo formar se eu colocar “GA” no início?
- Propor a brincadeira de trocar a ordem das sílabas para formar novas palavras. Por exemplo: BOLO >> LOBO

5. Como desenvolver a consciência fonêmica?
Essa é uma habilidade mais complexa, pois o aluno precisa analisar os fonemas separadamente. Sendo assim, é a última a ser desenvolvida.
Sugestões de atividades:
- Dizer uma palavra pronunciando os fonemas separadamente, e pedir para a criança dizer qual palavra formou.
- Pedir para a criança contar quantos “pedacinhos pequenininhos” tem determinada palavra.
- Pedir para o aluno identificar palavras que começam com o mesmo fonema. Por exemplo: sacola, sorvete, paçoca e semáforo. Quais dessas palavras começam com /s/? Qual começa diferente?
- Atividade para formar novas palavras, adicionando ou subtraindo um fonema. Por exemplo, que nova palavra posso formar se eu tirar o /k/ (fonema da letra C) da palavra casa? Que nova palavra posso formar se eu adicionar /k/ no começo da palavra asa?

Dicas para trabalhar a consciência fonológica
- Utilizar termos como “pedacinhos” facilita a compreensão. É melhor evitar termos como sílabas e fonemas, no início.
- Lembre-se que pensando em um grau de dificuldade, o ideal é trabalhar primeiramente com sílabas e rimas.
- No início do processo, é mais fácil para a criança compreender a síntese do que a segmentação. Por exemplo, pedir para a criança juntar os pedacinhos que você vai dizer (pi-po-ca) para formar uma palavra é mais fácil do que pedir para ela separar os pedacinhos da palavra pipoca.
- Comece a estimulação da consciência fonêmica propondo atividades com os fonemas fricativos como /f/, /v/, /s/, /z/ ou vibrantes /R/. É mais fácil para as crianças perceberem esses “sons”.
- Também quanto à consciência fonêmica é mais fácil para crianças, tarefas em que elas precisam comparar figuras cujos nomes começam com o mesmo som.
- Em um grau de complexidade, posteriormente trabalhar com tarefas de síntese e por último, segmentação em fonemas.
- Apesar de que a consciência fonológica esteja focada nos “sons”, é necessário também trabalhar o nome das letras, para facilitar ainda mais a aquisição da leitura e escrita.
Conclusão
Trabalhar com a consciência fonológica é fundamental, independentemente do método que você usa para alfabetizar.
Essa não é a única habilidade necessária para a aquisição da leitura e da escrita, mas tem uma grande relevância, comprovada por muitas pesquisas científicas.
Por isso, quando os alunos estão apresentando dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita, é importante realizar um diagnóstico para investigar se as habilidades de consciência fonológica foram desenvolvidas.
Alguns estudos apontam que o não desenvolvimento dessa habilidade pode ser a causa de muitas dificuldades de aprendizagem na alfabetização.
Saiba mais sobre a Intervenção Pedagógica para Alfabetização aqui.
Referências
CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, Natália Martins; MONTIEL, José Maria. Desenvolvimento dos componentes da consciência fonológica no ensino fundamental e correlação com nota escolar. Psico-USF. 2007, 12(1), 55-64. ISSN: 1413-8271. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=401041439007. Acesso em 3 jun. 2025.
SILVA, Ana Cristina. Consciência Fonológica e Conhecimento das letras. In: ALVES, Rui A; LEITE, Isabel. Alfabetização Baseada na Ciência. Brasília: Ministério da Educação, 2021, p. 220-244.
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