Avaliação de leitura na alfabetização: como diversificar e realizar uma sondagem de leitura completa

Você precisa de ideias diferenciadas para avaliar a leitura na alfabetização? Estratégias além das provas tradicionais, que muitas vezes, não correspondem à realidade? Nesse post você vai ter tudo o que precisa para realizar uma eficiente sondagem de leitura.

Avaliar o progresso dos alunos na leitura é fundamental. Pelo menos, três vezes ao ano, formalmente, é importante conhecer de maneira precisa a situação de cada estudante. Isso porque é por meio de uma avaliação diagnóstica que podemos sinalizar os alunos com dificuldade na leitura e planejar intervenções pedagógicas.

Porém, é difícil avaliar a leitura individualmente, considerando a grande quantidade de alunos, falta de tempo e principalmente, dúvidas sobre quais instrumentos utilizar.

De fato, não é um trabalho fácil. Por isso, reuni nesse post estratégias simples e eficientes que podem te auxiliar.

Importância de utilizar estratégias e instrumentos diversificados para avaliar a leitura

Em se tratando de avaliar a leitura na alfabetização, é indispensável ter estratégias e instrumentos diversificados. Além das avaliações sistêmicas, precisamos ter avaliações no contexto da escola e, principalmente, da sala de aula. Ou seja, é fundamental realizar um eficiente diagnóstico de aprendizagem.

Nesse sentido, a prática de avaliação diagnóstica pode evitar que os alunos com dificuldades de leitura permaneçam na dificuldade. Pois, a partir do mapeamento de quais são esses alunos, é possível planejar atividades de intervenção pedagógica.

Mas, como ir além das provas tradicionais e ter uma avaliação mais precisa? Confira a seguir, como avaliar a leitura na alfabetização a partir de uma sondagem de leitura.

Os instrumentos e estratégias apresentadas foram elaborados com base nos estudos de Ana Maria Kaufman, Adriana Gallo e Celina Wuthenau (2009).

Sendo assim, como propõe as autoras, serão apresentadas cinco estratégias para avaliar a leitura. As três primeiras avaliam as modalidades de leitura não convencionais e as duas últimas avaliam a capacidade de ler convencionalmente.

Como avaliar a leitura na alfabetização a partir de sondagem de leitura

1. Leitura de palavras com imagens

Essa primeira atividade avalia a identificação de palavras no contexto gráfico.

Prepare fichas. Algumas devem conter desenhos e outras o nome correspondente ao desenho. Você pode imprimir numa cartolina e plastificar. Fica muito legal colar a ficha no E.V.A para ficar mais fácil de manipular. As palavras podem ser do mesmo campo semântico, por exemplo, animais.

Assim, a tarefa dos alunos é colocar as palavras ao lado dos desenhos correspondentes, ou seja, parear. É importante realizar questionamentos para identificar como a criança chegou à conclusão. Isso porque algumas crianças vão ler a palavra toda e outras vão identificar algumas partes, como a letra inicial, por exemplo.

Se você acha difícil avaliar individualmente, uma variação dessa atividade é ligar os elementos. Em uma folha impressa, podemos colocar a palavra escrita e em outra coluna, os desenhos. Dessa maneira, os alunos traçam uma linha para relacionar o nome à imagem.

No entanto, ao realizar a sondagem para a turma toda ou para grupos de alunos, é importante estar atento e próximo das crianças para conhecer suas hipóteses e justificativas.

Inicialmente, todos os alunos avaliados podem realizar a leitura de palavras com imagens. Mas, é uma avaliação interessante para alunos do 1º ano do ensino fundamental.

Atividades para avaliar a leitura na alfabetização - Leitura de palavras com imagens

Como avaliar a leitura de palavras com imagens

Alcançou os objetivos (1)Não realizou a tarefa ou não associou nenhuma das palavras às imagens correspondentes.
Em desenvolvimento (2)Associou uma a duas palavras às imagens correspondentes.
Não atingiu (3)Associou três ou mais palavras às imagens correspondentes.
Tabela modelo para avaliar a leitura de palavras

2.    Leitura de títulos com imagens

Essa segunda atividade avalia a capacidade de identificar títulos conhecidos utilizando contexto gráfico.

Novamente, prepare fichas. Algumas devem conter o título de uma história conhecida pelas crianças e outras devem apresentar uma ilustração em que é possível identificar a história correspondente.

Assim, o objetivo é colocar os títulos ao lado dos desenhos correspondentes, ou seja, parear. Também é importante realizar questionamentos para identificar como a criança chegou à conclusão. Ou ainda, pedir para que leia em voz alta.

Nessa atividade também é possível realizar a variação de ligar os elementos. Em uma folha impressa, podemos colocar o título escrito e em outra coluna, os desenhos que representam a história. Dessa maneira, os alunos traçam uma linha para relacionar o título à imagem.

Todos os alunos avaliados podem realizar essa atividade. Mas, é uma avaliação interessante para alunos do 2º ano do ensino fundamental.

Atividades para avaliar a leitura na alfabetização - Leitura de títulos com imagens

Como avaliar a leitura de títulos com imagens

Alcançou os objetivos (1)Não realizou a tarefa ou não associou nenhum dos títulos às imagens correspondentes.
Em desenvolvimento (2)Associou um a dois títulos às imagens correspondentes.
Não atingiu (3)Associou três ou mais títulos às imagens correspondentes.
Tabela modelo para avaliar a leitura de títulos

3.    Leitura de frases

A partir dessa atividade, avaliamos a capacidade de identificar títulos de contos conhecidos e relacioná-los a frases que resumem o conto.

Tal atividade também pode ser realizada através de fichas. Algumas devem conter o título do conto conhecido pelas crianças e outras devem apresentar um pequeno trecho do conto correspondente.

Dessa forma, o objetivo é colocar os títulos ao lado dos fragmentos correspondentes, ou seja, parear. Também é importante realizar questionamentos para identificar como a criança chegou à conclusão. Ou ainda, pedir para que leia em voz alta.

Assim como as demais atividades, é possível realizar a variação de ligar os elementos. Em uma folha impressa, podemos colocar o título do conto na primeira coluna e em outra, as frases dão dicas sobre o conto. Dessa maneira, os alunos traçam uma linha para relacionar o título às frases.

Podem participar dessa atividade, alunos que já conseguiram relacionar os títulos às imagens. É uma avaliação interessante para alunos do 3º ano do ensino fundamental.

Atividades para avaliar a leitura na alfabetização - Leitura de frases

Como avaliar a leitura de frases

Alcançou os objetivos (1)Não realizou a tarefa ou não associou nenhum dos títulos às frases correspondentes.
Em desenvolvimento (2)Associou um a três títulos às frases correspondentes, porém, sem utilizar de índices linguísticos e/ou contextuais.
Não atingiu (3)Associou todos os títulos às frases correspondentes, utilizando-se de índices linguísticos e/ou contextuais para antecipar, inferir e fazer previsões a respeito do texto.
Tabela modelo para avaliar a leitura de frases

4.    Leitura de um texto com imagem

A quarta atividade avalia as estratégias leitoras, como localizar informações explícitas e descobrir correferências.

Apresente uma folha com um texto informativo curto, escrito em letra de imprensa maiúscula e também um contexto gráfico (imagem) que permite antecipar o conteúdo.

Primeiro, os alunos devem ler o texto em silêncio. Depois, precisam responder algumas perguntas com o objetivo de identificar se conseguem localizar informações explícitas. Também vão responder perguntas que permitem avaliar se os estudantes identificam correferência, ou seja, relacionam termos entre si.

Para uma avaliação da fluência pode-se pedir que os alunos leiam em voz alta. Individualmente, cada aluno pode ler o texto ou determinado trecho para que o professor possa avaliar.

Para a leitura de um texto com imagem, participam alunos que leem convencionalmente. É interessante aplicar para alunos do 4º ano do ensino fundamental que já conseguem ler.

Atividades para avaliar a leitura na alfabetização - Leitura de texto com imagem

Como registrar a leitura de um texto com imagem

Alcançou os objetivos (1)Leu e compreendeu o texto, relacionando-o com a imagem. Respondeu às perguntas de maneira coerente.
Em desenvolvimento (2)Leu o texto com dificuldade e respondeu parcialmente às perguntas.
Não atingiu (3)Não leu o texto, não respondeu às perguntas ou respondeu de forma incorreta.
Tabela modelo para avaliar a leitura de texto com imagem

5.    Leitura de um texto sem imagens

A quinta atividade avalia as seguintes estratégias leitoras: localizar informação explícita, descobrir correferências e efetuar inferências.

Apresente uma folha com um texto informativo curto, escrito em letra de imprensa maiúscula.

Primeiro, os alunos devem ler o texto em silêncio. Depois, precisam responder algumas perguntas com o objetivo de identificar se conseguem localizar informações explícitas. Em seguida, vão responder perguntas que permitem avaliar se os estudantes identificam correferência, ou seja, relacionam termos entre si. E finalmente, devem responder perguntas que objetivam avaliar a capacidade de efetuar inferências (analisar os elementos explícitos e implícitos, compreendendo a ideia central).

Para avaliar a fluência pode-se pedir que os alunos leiam em voz alta. Individualmente, cada aluno pode ler o texto ou determinado trecho para que o professor possa avaliar.

Para a leitura de um texto com imagem, participam alunos que leem convencionalmente. É interessante aplicar para alunos do 5º ano ou mais que já conseguem ler.

Atividades para avaliar a leitura na alfabetização - Leitura de texto sem imagem

Como avaliar a leitura de um texto sem imagem

Alcançou os objetivos (1)Leu e compreendeu o texto, identificou a ideia central. Respondeu às perguntas de maneira coerente.
Em desenvolvimento (2)Leu o texto com dificuldade e respondeu parcialmente às perguntas.
Não atingiu (3)Não leu o texto, não respondeu às perguntas ou respondeu de forma incorreta.
Tabela modelo para avaliar a leitura de texto sem imagem

Importância da compreensão em leitura

Vale ressaltar que a fluência na leitura depende da compreensão. Dessa forma, não adianta treinar a leitura, repetidamente, sem realizar uma conversa sobre o texto lido.

Para isso, os alunos podem ler o texto, inicialmente sozinhos e, após a leitura, o professor promove uma conversa com boas perguntas sobre o que pensaram a respeito do texto lido; o que compreenderam.

É importante considerar perguntas que levem à inferência, à compreensão de informação explícita e implícita, à relação entre partes do texto e à ideia central.

Uma variação desta proposta é propor que leiam sozinhos e conversem depois, em duplas ou trios, sobre a história. Enquanto isso, a professora ou professor circula pela sala para acompanhar os grupos e registrar.

Convém considerar que alguns alunos são tímidos e talvez, têm dificuldade em expressar oralmente. Para estes, a melhor estratégia de avaliação é a escrita, considerando suas individualidades.

Outras possibilidades para avaliar a leitura na alfabetização

Apresente um texto não conhecido pelas crianças. Posteriormente, planeje rodas de leitura para avaliar se os alunos conseguem comentar o enredo da história, relacionar com outras histórias conhecidas ou ainda com as experiências prévias.

É importante realizar paradas na leitura para fazer questionamentos e interagir com as crianças para que possam expressar o que estão pensando.

Outra estratégia interessante para avaliar a leitura na alfabetização é aproveitar os momentos de roda literária. Pode-se avaliar como os alunos interagem com os livros, o interesse, se compreendem e comentam as histórias.

Entretanto, não basta interagir, observar e não registrar. Daqui a alguns dias não lembraremos de todos os detalhes, não é mesmo? É tanta informação, todos os dias, que não conseguimos memorizar tudo.

Por isso, é fundamental fazer um registro para, posteriormente, avaliar a evolução dos estudantes. Seja através de relatórios, fichas ou portfólios.

Conclusão

Avaliar a leitura na alfabetização é parte fundamental do planejamento. Por isso, a sondagem de leitura não deve ser realizada apenas no início do ano letivo, mas pelo menos três vezes ao longo do ano.

A partir dos resultados, é possível planejar estratégias de intervenção pedagógica, realizar agrupamentos produtivos e potencializar a prática alfabetizadora.

Nesse post, apresentou-se estratégias de sondagem de leitura com base em Kaufman, Gallo e Wuthenau (2009). São atividades simples, mas que permitem uma eficiente avaliação.

Contudo, não é a única maneira de avaliar, já que existem outras possibilidades, outros estudos. O importante é considerar sempre o contexto e os meios disponíveis na sua escola.

Sendo assim, a análise dos dados a partir do diagnóstico permite aos professores visualizar o perfil da turma e refletir sobre a própria prática, buscando melhorias na aprendizagem. Já os coordenadores pedagógicos podem ter um instrumento valioso para propor novas ações a partir de uma realidade concreta.

Gostou dos materiais mostrados neste post? Baixe agora!

Referências

KAUFMAN, Ana Maria; GALLO, Adriana; WUTHENAU, Celina. Como avaliar aprendizagens em leitura e escrita? Um instrumento para o primeiro ciclo da escola primária. Publicado  em Lectura y Vida, Buenos Aires, ano 30, jun. 2009. Disponível em: https://cfvila.com.br/image/catalog/Publicacoes/vila%2030%20anos.pdf. Acesso em: 31 jan. 2025.

Deixe um comentário