Avaliação diagnóstica para segundo semestre: confira avaliações para o 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental

Sua turma está desenvolvendo as habilidades previstas para o ano letivo? A avaliação diagnóstica aplicada no segundo semestre ajuda a responder essa pergunta e dá um direcionamento para intervir nas dificuldades dos alunos. Neste post, você vai conferir dicas e saber como adquirir as avaliações diagnósticas prontas.

Olá! Que bom ter você aqui!

A avaliação diagnóstica realizada ao longo do ano letivo é tão importante quanto a avaliação diagnóstica inicial que realizamos no começo do ano.

Uma vez que a tomada de decisão sobre o que precisamos ensinar, assim como o planejamento das intervenções necessárias, sempre partem de um diagnóstico e da análise dos resultados obtidos por meio desse diagnóstico.

No segundo semestre, torna-se necessário avaliar se os estudantes estão consolidando as habilidades trabalhadas até então.

A avaliação diagnóstica nos anos iniciais ajuda a identificar as defasagens e com isso, direciona nosso olhar sobre o que deve ser trabalhado para que a turma consiga atingir as expectativas de aprendizagem previstas para o ano de escolaridade atual.

Embora importante, sabemos que não é fácil planejar tudo o que precisamos no segundo semestre. Os anos iniciais exigem muito trabalho das professoras e professores.

E, cá entre nós, no segundo semestre, não temos toda a energia que tínhamos no início. Não é fácil!

Por isso, nossos conteúdos e materiais estão aqui, para facilitar sua prática. Este post é para te contar que já estão disponíveis as avaliações diagnósticas para o segundo semestre.

Dessa vez, para o 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

Acompanhe este post, para descobrir dicas e para saber como adquirir as avaliações diagnósticas prontas para essas turmas dos Anos Iniciais citadas.

O que considerar no planejamento da Avaliação Diagnóstica para os Anos Iniciais?

Primeiramente, é importante ter objetivos claros, pois o que define se a avaliação é diagnóstica, formativa ou somativa é o objetivo de cada uma delas.

É preciso também pensar em evidências de aprendizagem para saber se os alunos consolidaram as habilidades trabalhadas.

Os descritores auxiliam nesse sentido. Uma vez que eles descrevem uma atitude que esperamos que o aluno demonstre para sabermos se a habilidade do currículo foi desenvolvida.

Por exemplo, trabalhei a habilidade EF15LP16 com minha turma:

Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas (BNCC, 2018).

Para avaliar essa habilidade posso propor uma atividade ou questão para sondar se os alunos conseguem reconhecer a estrutura e a ideia central de um conto. Ou para sondar se eles identificam os elementos da narrativa. Uma atividade para comparar diferentes textos narrativos também seria adequada.

Tendo essas questões em mente, fica mais fácil planejar atividades ou questões que possibilitem a coleta de evidências, para identificar quais alunos conseguiram atingir determinado objetivo de aprendizagem.

Claro que somente a avaliação diagnóstica não vai ser uma estratégia 100%. Um conjunto de instrumentos e metodologias ajuda a ter um diagnóstico mais assertivo.

Como avaliar as aprendizagens de Língua Portuguesa?

A Língua Portuguesa e a Matemática são componentes que ganham destaque na priorização curricular nos Anos Iniciais.

A avaliação das habilidades que envolvem oralidade, leitura, escrita e compreensão de textos é extremamente importante, já que são conhecimentos que os alunos vão usar no cotidiano, inclusive para aprender conteúdos de outros componentes.

Alguns momentos das aulas de Língua Portuguesa são ricos para oferecer experiências de aprendizagem significativas e também avaliar o desenvolvimento das crianças.

Para avaliar a oralidade, estimule a participação dos alunos em seminários, debates e rodas de conversa.

Durante as rodas de leitura, incentive a exposição dos conhecimentos prévios, das previsões sobre o conteúdo do texto. Selecione uma diversidade de gêneros textuais previstos no currículo.

Os resumos e sínteses ajudam a avaliar a compreensão dos textos.

Após trabalhar determinado gênero textual e discutir o tema com os alunos, preparando-os, promova situações de escrita individuais e coletivas.

Situações de reescrita de textos, como por exemplo, contos e fábulas, são uma ótima oportunidade de desenvolvimento das habilidades de escrita para os alunos e de avaliação por parte dos professores.

A avaliação formal deve estar em consonância com o que foi trabalhado. Variar entre respostas de múltipla escolha e abertas é uma boa estratégia para avaliar se realmente, os objetivos de aprendizagem estão sendo atingidos.

Como avaliar as aprendizagens em Matemática?

Além de pensar nas habilidades prioritárias de Matemática, precisamos ter em mente o desenvolvimento de habilidades que possibilitem a aplicação dos conteúdos aprendidos na escola em contextos reais da vida do estudante.

Muitas vezes, ficamos preocupadas com a aprendizagem dos algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão.

No entanto, devemos valorizar as diferentes estratégias na resolução de problemas. Assim, a avaliação diagnóstica deve dar a oportunidade para o aluno expressar o que aprendeu de seu modo particular.

Nessa perspectiva, mais importante do que o resultado, correto ou não, é avaliar o processo, a forma de pensar do estudante na resolução de determinado problema matemático.

Além disso, a matemática oferece muitas possibilidades com situações reais, por exemplo, utilizando unidades de medida, boletos, folhetos de supermercado, situações de contagem, etc.

Atividades lúdicas com dinheirinhos, materiais concretos, pesquisas, jogos variados, enfim, são muitas oportunidades para aprender e ao mesmo tempo, você pode registrar as aprendizagens ou eventuais dificuldades.

Conheça as Avaliações Diagnósticas do segundo semestre para Anos Iniciais: Língua Portuguesa e Matemática

Se você está sem tempo de preparar as avaliações para diagnosticar os conhecimentos e habilidades que os alunos dominam, bem como suas dificuldades, conheça o material que preparamos para te ajudar.

O material de avaliações diagnósticas do segundo semestre para 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano, avalia o desenvolvimento das habilidades de Língua Portuguesa e Matemática.

Conta com avaliações diagnósticas formais prontas para imprimir, em dois modelos diferentes, para Língua Portuguesa e Matemática. Elas são editáveis.

Acompanha o gabarito e matriz de referência com habilidades da BNCC.

Se você prefere avaliar sem utilizar instrumentos formais, pode contar com as atividades diversificadas para compreensão de textos e propostas de produção textual escrita. Todas relacionadas aos gêneros textuais previstos em cada ano de escolaridade.

Além disso, há atividades lúdicas para avaliar os objetivos de aprendizagem de matemática. Pensando em quem busca um modelo de avaliação que não cause tanto “medo” às crianças.

Avaliação diagnóstica para 3º Ano: segundo semestre

A avaliação diagnóstica do 3º ano para o segundo semestre avalia o desenvolvimento das seguintes habilidades:

  • Língua Portuguesa:

EF03LP19, EF03LP11, EF03LP12 , EF35LP05, EF03LP18, EF03LP24, EF15LP16, EF35LP27, EF35LP26, EF15LP14, EF15LP01, EF03LP05, EF03LP07, EF03LP09, EF03LP01, EF03LP03, EF35LP16.

Imagem das páginas da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa do 3º Ano para o segundo semestre.
  • Matemática:

EF03MA01, EF03MA10, EF03MA02, EF03MA19, EF03MA14, EF03MA27, EF03MA23, EF03MA07, EF03MA06, EF03MA05, EF03MA15, EF03MA05, EF03MA20, EF03MA24.

Imagem das páginas da avaliação diagnóstica de matemática do 3º Ano para o segundo semestre.

As atividades diversificadas para avaliar as aprendizagens do 3º Ano contemplam as seguintes habilidades:

Língua Portuguesa (EF35LP26, EF03LP11, EF03LP24, EF03LP12, EF35LP25, EF03LP13, EF03LP14, EF03LP20, EF03LP21, EF03LP25).

Matemática (EF03MA10, EF03MA02, EF03MA07, EF03MA06, EF03MA24, EF03MA19, EF03MA14, EF03MA05, EF03MA27, EF03MA01, EF03MA02, EF03MA23).

Imagem de algumas das atividades diversificadas para avaliação diagnóstica do 3º Ano ao longo do ano letivo.

Adquira a Avaliação Diagnóstica do 3º Ano para o 2º Semestre de 2024

Avaliação formal tradicional em dois modelos
Atividades avaliativas diversificadas
Modelo de fichas para registro

Avaliação Diagnóstica para 4º Ano: segundo semestre

A avaliação diagnóstica do 4º ano para o segundo semestre avalia o desenvolvimento das seguintes habilidades:

  • Língua Portuguesa:

EF04LP09, EF04LP10, EF04LP11, EF04LP14, EF04LP16, EF04LP19, EF04LP20, EF04LP27, EF04LP13, EF04LP15, EF35LP26, EF35LP08, EF04LP06, EF04LP08, EF04LP04, EF04LP02, EF35LP24.

Imagem das páginas da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa do 4º Ano para o segundo semestre.
  • Matemática:

EF04MA01, EF04MA02, EF04MA15, EF04MA17, EF04MA18, EF04MA20, EF04MA09, EF04MA22, EF04MA26, EF04MA27, EF04MA03, EF04MA06, EF04MA07.

Imagem das páginas da avaliação diagnóstica de matemática do 4º ano para o segundo semestre.

As atividades diversificadas para avaliar as aprendizagens do 4º Ano contemplam as seguintes habilidades:

Língua Portuguesa (EF35LP26, EF04LP13, EF04LP14, EF04LP10, EF04LP19, EF04LP15, EF35LP25, EF04LP11, EF04LP21, EF04LP22, EF04LP16).

Matemática (EF04MA22, EF04MA03, EF04MA15, EF04MA09, EF04MA20, EF04MA07, EF04MA06, EF04MA27, EF04MA17, EF04MA01, EF04MA02, EF04MA09).

Imagem de algumas das atividades diversificadas para avaliação diagnóstica do 4º ano ao longo do ano letivo.

Adquira a Avaliação Diagnóstica do 4º Ano para o 2º semestre de 2024

Avaliação tradicional formal em dois modelos
Atividades avaliativas diversificadas
Modelo de fichas para registro

Avaliação Diagnóstica para 5º Ano: segundo semestre

A avaliação diagnóstica do 5º ano para o segundo semestre avalia o desenvolvimento das seguintes habilidades:

  • Língua Portuguesa:

EF35LP05, EF05LP10, EF35LP16, EF05LP09, EF35LP19, EF35LP29, EF05LP14, EF05LP15, EF05LP16, EF35LP26, EF05LP22, EF05LP02, EF05LP05, EF35LP26, EF05LP04, EF05LP01, EF05LP20.

Imagem das páginas da Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa do 5º ano para o segundo semestre.
  • Matemática:

EF05MA01, EF05MA02, EF05MA03, EF05MA04, EF05MA05, EF05MA08, EF05MA10, EF05MA16, EF05MA17, EF05MA19, EF05MA07, EF05MA22, EF05MA24, EF05MA07, EF05MA08.

Imagem das páginas da avaliação diagnóstica de matemática do 5º ano para o segundo semestre.

As atividades diversificadas para avaliar as aprendizagens do 5º Ano contemplam as seguintes habilidades:

Língua Portuguesa (EF35LP26, EF05LP15, EF05LP14, EF05LP22, EF35LP25, EF05LP12, EF05LP13, EF05LP17, EF05LP25, EF05LP24).

Matemática (EF05MA02, EF05MA03, EF05MA05, EF05MA08, EF05MA16, EF05MA16, EF05MA19, EF05MA07, EF05MA22, EF05MA24, EF05MA17, EF05MA01, EF05MA02, EF05MA03, EF05MA04).

Imagem de algumas das atividades diversificadas para avaliação diagnóstica do 5º Ano ao longo do ano letivo.

Adquira a Avaliação Diagnóstica do 5º ano para o 2º semestre de 2024

Avaliação formal tradicional em dois modelos
Atividades avaliativas diversificadas
Modelo de fichas para registro

Conclusão

Resumindo, a avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental deve estar a serviço da aprendizagem.

A utilização de contextos avaliativos diversificados favorece o atendimento às individualidades dos estudantes. Dessa forma, é possível identificar os alunos que necessitam de intervenção pedagógica, sempre repensando a prática.

Sendo assim, a aplicação da avaliação diagnóstica no segundo semestre é parte desse processo em busca de melhoria do ensino e aprendizagem.

Conheça também: Planilhas de Avaliação Diagnóstica para mapear e acompanhar a aprendizagem dos estudantes.

4 comentários em “Avaliação diagnóstica para segundo semestre: confira avaliações para o 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental”

Deixe um comentário