Avaliação Diagnóstica Inicial para 3º Ano: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História

Confira o passo a passo para realizar uma eficiente avaliação diagnóstica em 2025 para o 3º ano do ensino fundamental e se preferir, adquira as avaliações para imprimir.

Olá! Que bom ter você aqui!

Seja no início ou ao longo do ano letivo, é preciso conhecer bem a turma e identificar as potencialidades e defasagens. Qual é a melhor forma para fazer isso? Por meio da Avaliação Diagnóstica.

Geralmente as secretarias de educação aplicam avaliações diagnósticas em todas as escolas. Também é muito importante e é preciso considerar esses dados. Mas, essa é uma avaliação mais ampla.

Quando os professores realizam o diagnóstico em suas turmas, é possível ter resultados detalhados e isso facilita o planejamento do trabalho pedagógico para o ano.

Se você já está planejando as Avaliações Diagnósticas Iniciais , esse artigo pode te ajudar.

Você vai acompanhar o passo a passo para planejar a Avaliação Diagnóstica para o 3º ano, não como uma burocracia. E sim, como um instrumento para te auxiliar a ter um perfil individual e coletivo da turma sobre as aprendizagens que eles consolidaram ou não.

Além de ser um facilitador para planejar as intervenções pedagógicas necessárias, já que diagnosticar as dificuldades é o primeiro passo para saber “em que” precisamos intervir e “como”.

Acompanhe a leitura e descubra também como adquirir as Avaliações de Português , Matemática, Ciências, Geografia e História para o início de 2025, de acordo com a BNCC, para 3º Ano.

Qual a importância da Avaliação Diagnóstica?

A modalidade de avaliação diagnóstica é utilizada no início de processos educacionais. Assim, ela pode ser realizada no início ou durante o ano letivo.

A avaliação realizada no início do ano letivo permite avaliar as aprendizagens dos anos anteriores para que possamos saber quais habilidades os alunos já consolidaram e quais ainda precisam consolidar.

É essencial ter esse conhecimento porque para iniciar o conteúdo do 3º ano, os alunos precisam ter construído a “base” necessária durante o 1º e 2º anos. Mas, sabemos que nem sempre isso acontece. É comum ter alunos que ainda não compreenderam o funcionamento do sistema de escrita alfabética, por exemplo.

A avaliação diagnóstica realizada ao longo do ano letivo, permite analisar as habilidades desenvolvidas ou não pela turma, em nível tanto coletivo, como individual. Isso favorece os ajustes no planejamento e também a identificação da necessidade de apoio diferenciado para os alunos.

Quando o professor tem essa visão detalhada, é possível intervir logo para ajudar os alunos nessas dificuldades para que eles tenham condições de avançar nos estudos.

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Como definir os objetivos e as habilidades para a Avaliação Diagnóstica do 3º Ano?

Na avaliação diagnóstica inicial (realizada no começo do ano) é necessário selecionar as habilidades que você espera que os alunos tenham desenvolvido nos anos anteriores. Sendo assim, nessa primeira avaliação não vamos escolher as habilidades do currículo do 3º Ano. Mas sim do 2º ou mesmo do 1º ano.

Já na avaliação diagnóstica ao longo do ano letivo, o ideal é selecionar habilidades previstas no currículo do 3º Ano. Apesar de que, pode ser necessário avaliar habilidades de anos anteriores quando está sendo feito um trabalho de recomposição da aprendizagem.

Porém, as habilidades são muitas. Quais escolher?

A melhor maneira é selecionar as habilidades essenciais, ou seja, prioritárias. São aquelas que é muito importante que os alunos desenvolvam para estarem preparados para a vida social. E também para terem a base, o pré-requisito, para aprenderem o que será ensinado no 3º ano e nos anos seguintes.

Quais são as aprendizagens esperadas para o 3º ano no início do ano letivo?

Espera-se que no 2º Ano os alunos consolidem a alfabetização. Que já saibam ler cantigas, letras de canções, regras, receitas culinárias, curiosidade, verbetes, notícias para o público infantil, por exemplo.

Também esperamos que consigam produzir textos orais e escritos, como cartas, bilhetes, cartazes, pequenos relatos e narrativas.

Em Matemática, é esperado que os alunos que estão iniciando o 3º ano, consigam ler, escrever e comparar números de até 3 algarismos e compreendam que um número pode ser decomposto de diferentes modos.

Provavelmente, já conseguem realizar operações básicas de adição e subtração e resolver problemas por estratégias pessoais.

Comparar figuras geométricas, reconhecer alguns sólidos geométricos, identificar a duração entre datas, fazer medição, ler e interpretar dados em gráficos e tabelas também são algumas habilidades esperadas.

Infelizmente, nem sempre as aprendizagens esperadas acontecem. Daí a necessidade de investigar através da Avaliação Diagnóstica. Afinal, há objetivos a serem alcançados ao final do 3º Ano e isso dependerá dos conhecimentos prévios.

Quais são as aprendizagens esperadas para o 3º ano até o final do ano letivo?

Expectativas em Língua Portuguesa ao longo do ano

Até o final do 3° ano, espera-se que os alunos estejam alfabetizados e ampliem suas capacidades de letramento. Provavelmente, conseguem ler e produzir textos mais complexos, como notícias, cartas pessoais, cartas de reclamação, instruções, receitas culinárias, entre outros.

Também é esperado que compreendam recursos de persuasão, como por exemplo, em anúncios.

Compreendam e reconheçam a finalidade de diagramas, gráficos e tabelas para apresentar resultados de pesquisa e informações. 

Leiam textos literários em versos, formulem o assunto, identifiquem rimas, alterações, jogo de palavras.

Leiam e compreendam narrativas como fábulas e lendas, identificando os personagens, o enredo, tempo, espaço e narrador.

É uma expectativa para o final do 3° ano que os alunos já desenvolveram a habilidade de produzir textos orais e escritos de diversos gêneros, com autonomia.

Como por exemplo, recontar uma história por escrito aplicando conhecimentos como parágrafos, recursos, segmentação correta das palavras, pontuação e ortografia correta.

Expectativas em Matemática ao longo do ano

Em Matemática, a expectativa para os alunos até o ao final do 3° Ano é que eles leiam, escrevam, comparem e localizem números de até 4 algarismos. Que já tenham se apropriado das características do Sistema de Numeração Decimal, conseguindo compor e decompor números.

Espera-se que comecem o 4° Ano sabendo resolver problemas de adição com recurso e de subtração com reserva de números de até 4 algarismos.

Que também compreendam o conceito de multiplicação e saibam resolver problemas envolvendo essa operação.

Além disso, espera-se que consigam descrever padrões de uma sequência numérica recursiva. Nomear, comparar e classificar as formas geométricas planas. Reconhecer e nomear as figuras espaciais.

Resolver problemas envolvendo compra, venda e troco. Ler e registrar horas em relógios de ponteiros e digital. Estimar, medir e comparar comprimento, massa e capacidade.

Essas são as aprendizagens esperadas. Sabemos que nem sempre elas são atingidas. Por exemplo, é tão importante realizar a Avaliação Diagnóstica.

Como preparar a Avaliação Diagnóstica para 3º Ano?

Após selecionar as habilidades essenciais e definir as expectativas, é hora de elaborar a avaliação tendo como foco as habilidades selecionadas.

Esse é o caminho ideal. Pois quando escolhemos as questões sem saber a habilidade relacionada não temos clareza sobre o que realmente estamos avaliando.

Escolher as melhores propostas para avaliar não é tarefa fácil. Isso porque a melhor proposta depende do objetivo que queremos. O que significa que a atividade ou estratégia ideal é aquela que permite identificar se o aluno consolidou a habilidade esperada.

Muitas vezes, por meio da prova escrita é possível avaliar muitas competências. Ter questões abertas é interessante para compreender o raciocínio das crianças.

Contudo, algumas habilidades, principalmente aquelas relacionadas com o desenvolvimento de procedimentos e atitudes, são melhor observadas por meio de estratégias diferenciadas.

Uma roda de discussão, roda de leitura, reconto de histórias, jogos e outras atividades lúdicas também são possibilidades de avaliação diagnóstica.

Na avaliação diagnóstica para 3º ano é muito importante realizar a sondagem de leitura e de escrita. Essas sondagens permitem visualizar se os alunos compreenderam o sistema de escrita alfabético.

Embora espera-se que os alunos já tenham consolidado a alfabetização, esse é um processo complexo. A sondagem é um meio para ter acesso às hipóteses que as crianças vão construindo nessa aprendizagem que não é fácil. Hoje sabemos que aprender a ler e escrever não é algo natural como se acreditava antigamente.

Além disso, para realizar agrupamentos produtivos é indispensável conhecer as hipóteses de escrita dos estudantes. A heterogeneidade é comum e os agrupamentos ajudam a personalizar o ensino de acordo com as necessidades de cada aluno.

Exemplo de registro das hipóteses de escrita.

Como analisar os resultados da Avaliação Diagnóstica?

Essa é uma etapa muito importante, pois só planejar a avaliação diagnóstica e aplicar para a turma não é suficiente. Precisamos realizar uma leitura abrangente e congregar os resultados.

Antes de tudo, para analisar os resultados é preciso que eles estejam registrados. Alguns instrumentos facilitam esse trabalho ao possibilitar uma análise detalhada da aprendizagem.

As tabelas e planilhas são ótimos instrumentos. Elas facilitam a visualização da leitura dos dados.

Observe esses resultados mapeados de acordo com o registro de habilidades consolidadas e não consolidadas da Avaliação Diagnóstica de Português para 3º Ano.

Exemplo de mapeamento realizado com uma planilha. Após preencher o mapeamento da turma, a planilha gera o gráfico e mostra os níveis de desempenho alcançado por cada aluno.

Os momentos de análise dos resultados podem se constituir em momentos formativos da escola. Ou seja, momentos coletivos em que todos podem trazer seus “olhares” para melhorar o ensino e aprendizagem, e elaborar o projeto de intervenção pedagógica.

Como conseguir as Avaliações Diagnósticas do 3º ano para imprimir?

Primeiramente, vou explicar do que se trata.

Você receberá as Avaliações Diagnósticas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História para 3º Ano para imprimir, com habilidades prioritárias da BNCC. Esta é a avaliação formal.

Mas, não é só isso. O diferencial desse arquivo digital é que você também tem a opção de atividades diversificadas e lúdicas para avaliar a aprendizagem dos alunos.

São atividades avaliativas de Língua Portuguesa e Matemática para avaliar a aprendizagem de uma maneira divertida, sem a tensão das provas tradicionais.

Além de materiais para sondagem de escrita e leitura, diagnóstico social e emocional, e uma planilha para mapear os resultados da turma.

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Conclusão

Vimos que algumas etapas são indispensáveis para realizar uma ótima Avaliação Diagnóstica Inicial para o 3º Ano, seja no início ou durante o ano letivo.

É preciso escolher as habilidades essenciais, ter foco nas aprendizagens esperadas, definir as atividades e estratégias mais adequadas ao objetivo pretendido, registrar e analisar os resultados.

Assim você tem tudo o que precisa para planejar intervenções pedagógicas assertivas. Aqui no blog você encontra várias informações sobre Intervenção Pedagógica. Acompanhe sempre!

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