Avaliação Diagnóstica Inicial de acordo com o CRMG: Língua Portuguesa e Matemática para os anos iniciais

Saiba a importância de realizar uma eficiente Avaliação Diagnóstica de acordo com o CRMG. Confira como você pode ter acesso às Avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para imprimir, com matriz de referência, para os anos iniciais do ensino fundamental. E ainda, as planilhas de mapeamento para registrar e analisar os resultados.

Olá! Que bom ter você aqui!

A Avaliação Diagnóstica Inicial é o primeiro passo para planejar o ensino para uma nova turma. A partir do diagnóstico você terá a clareza sobre as potencialidades e necessidades dos alunos que, provavelmente, ainda não conhece. Assim, você pode planejar as intervenções pedagógicas para o 1º Bimestre com segurança, pois o diagnóstico indica “em que” intervir.

Uma das etapas do planejamento de avaliações diagnósticas é a escolha de habilidades que queremos avaliar. Geralmente, encontramos muitas avaliações prontas com habilidades da BNCC. Afinal, ela é a base.

Porém, é muito difícil encontrar avaliações contemplando habilidades do CRMG (Currículo Referência de Minas Gerais). Embora a maior parte seja exatamente como consta na BNCC, algumas habilidades foram alteradas, desmembradas, criadas ou constam em progressão.

Sendo assim, como em Minas Gerais temos um currículo próprio, faz sentido ter uma matriz de referência da Avaliação Diagnóstica de acordo com o CRMG.

Se você assim como eu, percebe essa necessidade, leia este post. Nele, falo sobre a importância da avaliação diagnóstica para seguir as resoluções e programas de Fortalecimento da Aprendizagem de Minas Gerais. E ainda te mostro como adquirir as Avaliações Diagnósticas para imprimir destinada aos anos iniciais do ensino fundamental (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos). Acompanhe!

Por que realizar Avaliações Diagnósticas?

Essa é uma pergunta recorrente, já que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais já realiza as Avaliações Diagnósticas.

As avaliações diagnósticas externas são muito importantes, sendo que é preciso considerar os dados destas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Entretanto, se você realiza a avaliação, enquanto professor ou professora, é possível ter um “retrato” melhor do perfil da turma. Você pode incluir questões abertas para conhecer o raciocínio dos alunos, fazer sondagens de leitura e escrita para saber as hipóteses que as crianças estão formulando, realizar observações e registrá-las, entre outras possibilidades.

Realizar uma Avaliação Diagnóstica de acordo com o CRMG, nos anos iniciais, ajuda a colocar em prática o que é previsto no currículo.

Muitas vezes, dizemos que a avaliação diagnóstica indica as dificuldades dos estudantes. Mas, não é só isso. Também é preciso conhecer as potencialidades da turma.

No final deste post, você encontrará as Avaliações Diagnósticas dos Anos Iniciais para imprimir e também as planilhas para realizar a tabulação/mapeamento dos resultados.

O que dizem as legislações de Minas Gerais sobre a Avaliação Diagnóstica?

Segundo o artigo 91 da Resolução SEE 4692/2021, a escola deve realizar no início do ano letivo, avaliações diagnósticas elaboradas pelos professores. A Resolução define como objetivo, identificar as competências e habilidades já adquiridas pelos estudantes para subsidiar o planejamento e as ações pedagógicas.

No artigo 92, essa mesma Resolução destaca que a escola deve garantir estratégias de intervenção pedagógica para atender os estudantes que ainda apresentam defasagens nas habilidades do ano anterior.

Nessa perspectiva, é previsto que os professores também realizem suas avaliações diagnósticas. Lembrando que não é apenas um teste escrito que configura uma forma de avaliação.

Existem diversas possibilidades e é fundamental diversificar. Você pode realizar sondagens, rodas de conversa, rodas de leitura, observações, pausas avaliativas, jogos pedagógicos, atividades lúdicas, dentre outras.

Tudo isso constitui momentos em que é possível avaliar tanto a aprendizagem, quanto os aspectos socioemocionais.

Para que esse potencial da avaliação diagnóstica seja aproveitado, você deve registrar os resultados e observações, seja em relatórios, tabelas, portfólios ou planilhas.

Como utilizar os dados da Avaliação Diagnóstica?

Se você realiza uma Avaliação Diagnóstica de acordo com o CRMG torna-se mais fácil planejar as ações pedagógicas.

Na Avaliação Diagnóstica Inicial, especificamente, são avaliadas as habilidades dos anos anteriores. Com o resultado da avaliação, você pode realizar o diagnóstico inicial das turmas, contemplando:

·         Potencialidades da turma;

·         Fragilidades da turma;

·         Principais dificuldades (habilidades não consolidadas) da turma;

·         Relação dos estudantes com maiores dificuldades de aprendizagem;

·         Detalhamento das dificuldades;

·         Relação dos alunos que requerem avaliação clínica.

Uma vez que você tem todos os registros organizados, torna-se viável visualizar todas essas informações que vão subsidiar o planejamento do 1º Bimestre.

Para o êxito do Conselho de Classe também é essencial ter todos os dados em mãos.

Qual a importância das Avaliações Diagnósticas para a Intervenção Pedagógica?

Não existe a possibilidade de realizar uma intervenção pedagógica assertiva sem ter um diagnóstico de aprendizagem.

O documento Orientador da Intervenção Pedagógica da SEE-MG reforça a importância do diagnóstico para identificar o público da intervenção pedagógica.

Contempla o diagnóstico elaborado pela escola e pelos professores, as avaliações aplicadas pela SEE-MG e análise dos resultados do ano anterior, quando se trata do 1º Bimestre.

Além disso, considera o último resultado do IDEB, bem como os resultados do SIMAVE do ano anterior, verificando o desempenho, o aproveitamento e a frequência dos estudantes.

Nesse sentido, a Avaliação Diagnóstica de acordo com o CRMG possibilita o mapeamento das habilidades e competências que precisam ser trabalhadas com o estudante individualmente ou no nível coletivo, por meio de intervenções pedagógicas.

Por meio dos diagnósticos de aprendizagem você também encontra um direcionamento para realizar os agrupamentos temporários produtivos ou intermitentes, que são uma estratégia de intervenção pedagógica prevista em Minas Gerais.

Vale ressaltar que para orientar o planejamento não basta realizar Avaliações Diagnósticas, mas sim registrar e analisar o desempenho dos estudantes.

Como adquirir a Avaliação Diagnóstica de acordo com o CRMG para os anos iniciais?

Como eu disse anteriormente, não é fácil encontrar avaliações diagnósticas com habilidades do CRMG na matriz de referência. E mesmo que a BNCC seja a base para todo o país, é importante considerar as especificidades do currículo estadual.

Pensando nisso, preparei as Avaliações Diagnósticas de Língua Portuguesa e Matemática para os anos iniciais, com matriz de referência de acordo com o CRMG.

Além das avaliações escritas prontas para imprimir, os arquivos incluem sondagem de leitura e de escrita.

E o mais importante, você vai receber as planilhas para registrar e analisar os resultados. Você pode gerar um gráfico com o desempenho da turma e uma tabela com os níveis de proficiência de acordo com a Escala de Desenvolvimento da Aprendizagem do Simave.

E tem mais! Você também terá tabelas para registrar o desempenho em algumas atividades e uma planilha para registrar as hipóteses de escrita dos alunos.

Recortes da planilha de registro da sondagem de escrita da Avaliação Diagnóstica de acordo com o CRMG
Resultado gerado pela planilha de registro das hipóteses de escrita dos alunos

As planilhas são fáceis de preencher, mas para te deixar tranquila, preparei um arquivo com o passo a passo detalhado. Não tem erro!

Com esses dados, fica fácil preencher o diagnóstico inicial da turma e iniciar os trabalhos de Intervenção Pedagógica para o 1º Bimestre.

Gostou da ideia?

Escolha a sua turma para adquirir as avaliações diagnósticas e planilhas.


Páginas da Avaliação Diagnóstica de acordo com o CRMG para 1º Ano

Avaliação Diagnóstica Inicial para 1º Ano

Adquira as Avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para 1º Ano com matriz de referência de acordo com o CRMG e planilhas para registrar os resultados.


Páginas da avaliação diagnóstica de acordo com o CRMG para o 2º Ano, Língua Portuguesa e Matemática.

Avaliação Diagnóstica Inicial para 2º Ano

Adquira as Avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para 2º Ano com matriz de referência de acordo com o CRMG e planilhas para registrar os resultados.


Páginas da avaliação diagnóstica de acordo com o CRMG para 3º Ano, Língua Portuguesa e Matemática.

Avaliação Diagnóstica Inicial para 3º Ano

Adquira as Avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para 3º Ano com matriz de referência de acordo com o CRMG e planilhas para registrar os resultados.


Páginas da avaliação diagnóstica de acordo com o CRMG para 4º Ano, Língua Portuguesa e Matemática.

Avaliação Diagnóstica Inicial para 4º Ano

Adquira as Avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para 4º Ano com matriz de referência de acordo com o CRMG e planilhas para registrar os resultados.


Páginas da Avaliação diagnóstica de acordo com o CRMG para 5º Ano, Língua Portuguesa e Matemática

Avaliação Diagnóstica Inicial para 5º Ano

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Conclusão

Começar mais um ano letivo é sempre um momento de apreensão e um novo desafio. Conhecer bem a nova turma ajuda a ter um direcionamento no processo de ensino e aprendizagem.

A avaliação diagnóstica inicial é imprescindível nesse momento. Realize uma boa avaliação diagnóstica, registre e analise os resultados, e assim, planeje intervenções pedagógicas assertivas!

Referências

____________. Resolução SEE Nº 4.692/2021, de 29 de dezembro de 2022. Dispõe sobre  a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Documento Orientador Intervenção Pedagógica 2023.

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