Avaliação Diagnóstica Inicial do 1º ano em Português e Matemática: para início do ano letivo de 2025

Veja dicas para realizar uma ótima Avaliação Diagnóstica para 1º Ano em Português e Matemática. Saiba como adquirir as avaliações diagnósticas do 1º Ano para imprimir.

Olá! Que bom ter você aqui!

A importância de realizar avaliações diagnósticas é inquestionável. Elas são importantes em todo o processo de ensino aprendizagem.

Principalmente no início do ano letivo, quando é tão significativo conhecer bem a turma que iremos trabalhar. Precisamos investigar quais são os conhecimentos que os alunos já têm e quais ainda não consolidaram. Isso com base nas aprendizagens esperadas para o ano de escolaridade anterior.

Além dos conhecimentos prévios sobre o conteúdo, é essencial conhecer a dimensão social e emocional desses alunos, bem como as características individuais e coletivas.

Nesse sentido, realizar uma boa avaliação diagnóstica é indispensável para subsidiar um planejamento de aulas coerente com as especificidades e necessidades da turma. E assim, ter maiores possibilidades de sucesso na prática pedagógica.

É comum que as avaliações da rede sejam destinadas para alunos a partir do 2º ano do ensino fundamental. Mas, isso não quer dizer que não seja importante avaliar os alunos que estão no 1º ano do ensino fundamental.

Pelo contrário, os alunos passaram por um processo de aprendizagem na educação infantil e precisamos saber o que aprenderam ou não. Afinal, não é fácil iniciar um processo de alfabetização. O 1º ano é um desafio ainda maior, somente para corajosas e corajosos!

Entendo que não é fácil encontrar informações sobre como fazer um bom diagnóstico inicial dos alunos do 1º Ano. E quase sempre falta tempo. Sabemos que o ano letivo já começa com uma correria e mil tarefas para cumprir.

É perceptível que não basta escolher questões aleatórias e montar uma prova. Também não basta aplicar a avaliação feita com esforço e dedicação e não ter registros e instrumentos para analisar os resultados.

Precisamos começar o ano sem estresse. Pensando nisso, fiz esse post para te ajudar a fazer um bom diagnóstico de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 1º Ano, sem precisar esquentar a cabeça!

Aqui você vai descobrir as melhores estratégias para planejar as avaliações diagnósticas e o melhor, saber como adquirir os arquivos de Avaliação Diagnóstica para 1º Ano prontinhos para imprimir. Você não pode perder!

Como realizar uma avaliação diagnóstica eficiente para 1º Ano em Português e Matemática

Antes de tudo, convém destacar o quanto é importante realizar avaliações diagnósticas. Muitas vezes, aplicamos essas avaliações apenas para cumprir uma exigência da escola.

Quem nunca reclamou de já começar o ano elaborando avaliações?!

Mas, se pararmos para pensar, essa resistência pode vir da maneira como aprendemos a enxergar a avaliação escolar. Como investigar o que os alunos já aprenderam e o que ainda não consolidaram sem planejar momentos, registrar e analisar o desempenho, individual e coletivo?

Sem esse conhecimento das potencialidades e dificuldades da turma, como planejar intervenções pedagógicas assertivas?

Assim, o diagnóstico não pode ser um documento para entregar para a coordenadora e só! Ele é muito útil para indicar uma direção sobre como planejar aulas personalizadas para a realidade de determinada turma.

Enfim, o segredo é utilizar a avaliação diagnóstica a nosso favor. Ela não pode ser mais uma burocracia para dar trabalho aos professores.

A seguir, você descobrirá dicas para planejar e registrar a Avaliação Diagnóstica do 1º Ano.

Mas, se você preferir ter acesso aos arquivos prontos para colocar em prática, incluindo as avaliações tradicionais, atividades diversificadas , sondagem de escrita e planilhas para registrar e analisar os resultados, você pode adquirir através do botão abaixo:

QUERO SABER MAIS

Veja quais são as etapas para planejar a avaliação diagnóstica para 1º Ano em Português e Matemática

1 – Conhecer as expectativas de aprendizagem

É difícil saber o que esperar dos alunos que chegam no 1º Ano em questões de aprendizagem. Há muitas disparidades e nem sempre, eles chegam preparados para iniciar o ensino fundamental.

Porém, temos uma Base Nacional Comum Curricular válida para todo o país e que pode subsidiar nosso conhecimento sobre as expectativas de aprendizagem.

Como estamos falando de avaliação diagnóstica para o início do ano letivo, vamos tomar como base aprendizagens pregressas.

Segundo a BNCC, na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem comportamentos, habilidades e conhecimentos, mas também vivências. As interações e brincadeiras são eixos estruturantes. E essas aprendizagens constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Assim, a organização curricular da Educação infantil está estruturada em cinco campos de experiências:

·         O eu, o outro e o nós

·         Corpo, gestos e movimentos

·         Traços, sons, cores e formas

·         Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

·         Escuta, fala, pensamento e imaginação

Vou utilizar como referência o documento “Campo de Experiências – efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil” do MEC, para analisar as aprendizagens esperadas ao final da Educação Infantil.

Apesar de todas as experiências serem importantes, diante de tantos desafios enfrentados na alfabetização, torna-se relevante realizar um diagnóstico voltado aos saberes que se relacionam com os componentes de Português e Matemática.

Expectativas de aprendizagem da Educação Infantil: para avaliar as aprendizagens pregressas do atual 1º Ano

Espera-se que as crianças pequenas de 4 anos a 5 anos e 11 meses desenvolvam as seguintes aprendizagens no campo “Escuta, fala, pensamento e imaginação”:

Saibam organizar as etapas de uma tarefa, como por exemplo, receita culinária ou regras de um jogo. Consigam expressar-se por diversas linguagens (oral, musical, corporal, dança, desenho, dramatização, escrita etc).

Saibam debater assuntos do cotidiano, recontar histórias, expor suas impressões sobre prosas e poesia.

Quanto à escrita, é esperado que já consigam levantar hipóteses sobre o que está escrito e como se escreve. Além da capacidade de localizar um nome específico em uma lista de palavras.

Já em relação ao campo “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, espera-se que:

Consigam utilizar diferentes instrumentos de medição convencional e não convencional para medir distâncias, comprimentos e massa, explorar relações de peso, tamanho e volume.

Brinquem de vender, olhar lista de preços, localizar datas no calendário. Solucionem problemas envolvendo noções geométricas, espaciais e de medidas. Consigam comunicar quantidades e números, de forma oral e escrita.

Diante dessas considerações, podemos definir as expectativas de aprendizagem, ou seja, queremos saber se os alunos desenvolveram esses objetivos de aprendizagem.

2 – Escolher as habilidades ou objetivos de aprendizagem a serem avaliados na Avaliação Diagnóstica para 1º Ano – Português e Matemática

Embora todas as aprendizagens sejam importantes, algumas delas são mais essenciais ainda. Se os estudantes tiverem consolidado estas, terão maior facilidade em desenvolver as habilidades previstas para o 1º Ano.

Sendo assim, como não temos condição de avaliar todos os objetivos de aprendizagem do ano anterior, podemos escolher aqueles que são prioritários. Queremos saber se os alunos têm esses conhecimentos prévios para iniciar o trabalho com o currículo do 1º Ano.

Pois, caso contrário, devemos planejar intervenções pedagógicas para que tenham condições de avançar em seus conhecimentos.

Além disso, algumas habilidades do 1º Ano podem ser utilizadas na Avaliação Diagnóstica, pois as crianças já tiveram uma base no pré-escolar. Por exemplo, a habilidade “EF01LP04 – Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos” é do 1º Ano. Mas, na Educação Infantil os alunos já tiveram a oportunidade de trabalhar com alfabeto.

Na avaliação diagnóstica inicial, portanto, podemos escolher atividades que permitam observar quais conhecimentos os alunos já têm sobre o alfabeto. Para que assim, tenhamos um ponto de partida para avançar ainda mais nessa habilidade.

Uma vez que as habilidades forem selecionadas, é o momento de escolher instrumentos para avaliá-las.

3 – Planejar as atividades e instrumentos para a Avaliação Diagnóstica

Existem diversas formas de avaliar a aprendizagem. A prova escrita é uma delas. Tudo depende da intencionalidade.

Para avaliar a maioria das habilidades, é possível utilizar uma avaliação escrita até mesmo para otimizar o tempo. Mas algumas habilidades exigem outros recursos. Por exemplo, não faz sentido utilizar atividades escritas para avaliar habilidades da linguagem oral.

Sendo assim, jogos, rodas de conversa, participação em situações cotidianas, são também oportunidades de avaliar.

Nos anos iniciais, as sondagens de leitura e escrita são ricas possibilidades de compreender o que os alunos estão pensando sobre a escrita.

Vimos anteriormente que na educação infantil, é esperado que as crianças desenvolvam a capacidade de levantar hipóteses sobre como se escreve. Diante disso, realizar uma sondagem de escrita é excelente para descobrir quais hipóteses cada um já construiu.

Exemplo de registro das hipóteses de escrita

4 – Aplicar a Avaliação Diagnóstica para 1º Ano – Português e Matemática

Na aplicação da avaliação diagnóstica é importante ter um cronograma para organizar em quais dias serão realizadas as atividades diagnósticas. Os alunos são pequenos e muitas atividades em um único dia podem deixá-los cansados.

Além disso, prepare um clima acolhedor para não deixar a ansiedade de ser avaliado atrapalhar os resultados.

Ao ler os enunciados, ler em tom de voz normal, sem entonações. Principalmente, ao aplicar uma sondagem de escrita, não pronunciar as palavras do ditado marcando as sílabas para não interferir no resultado.

5 – Registrar e analisar os resultados

De nada adianta planejar as avaliações com dedicação e não registrar os resultados. Pode parecer mais uma burocracia ou mais um trabalho dentre tantos.

Mas, pense bem: apenas com a correção das atividades e observações não é possível analisar, comparar, enfim, diagnosticar. Depois de um tempo, nem lembramos mais dos detalhes.

Se não há registros, como visualizar a evolução da turma?

Por isso, para realizar uma boa avaliação diagnóstica é preciso mapear um perfil individual e coletivo da turma.

Não é preciso fichas complicadas para fazer um mapeamento das avaliações. Gosto de utilizar planilhas de simples preenchimento, sem complicações. Mas, apesar de simples, são capazes de gerar gráficos e níveis de desempenho automaticamente. Simplificam muito a visualização dos resultados e análise dos dados.

Exemplo de mapeamento realizado com uma planilha. Quando preenchemos as habilidades consolidadas com um “X”, a planilha gera o gráfico e mostra os níveis de desempenho de cada aluno.

6 – Planejamento das intervenções pedagógicas

Com um perfil da turma completo fica fácil ter em mente as habilidades que os alunos ainda precisam consolidar para avançarem no currículo do ano atual.

Além disso, é possível observar as habilidades não consolidadas pela maioria dos alunos, as quais sugerem uma intervenção pedagógica coletiva.

Ou ainda, habilidades não consolidadas por determinado aluno para uma intervenção pedagógica individual.

Portanto, tudo começa com uma avaliação diagnóstica de qualidade e instrumentos para registro e análise dos resultados. Pois, é preciso conhecer a turma para planejar com eficiência.

Como adquirir a Avaliação Diagnóstica do 1º Ano e as planilhas de mapeamento?

Primeiramente, vou explicar o que você terá acesso ao adquirir os arquivos.

Nesse material, você receberá os arquivos para as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para o 1º Ano, no formato de prova tradicional. Prontinhas para imprimir e também com a opção de editar.

Você também vai receber um arquivo de atividades diversificadas, caso prefira avaliar de forma mais lúdica, sem a pressão das avaliações formais. Inclui também sondagem de leitura e escrita.

As avaliações seguem a BNCC, e você recebe a matriz de referência com descritores.

E a melhor parte, preparei uma planilha para você registrar os resultados. É super fácil de lançar e automaticamente, ela gera gráficos e tabelas que permitem visualizar o perfil individual e coletivo de sua turma.

Se você não tem familiaridade com planilhas, não se preocupe. Fiz um passo a passo completo. Garanto que você nunca viu uma planilha tão fácil e capaz de gerar análises como mágica.

Adquira agora!

Avaliação Diagnóstica do 1º Ano para o início do ano letivo de 2025

  • Avaliações formais de Língua Portuguesa e Matemática;
  • Atividades avaliativas diversificadas para uma proposta mais lúdica;
  • Planilha de mapeamento para registrar o desempenho da turma;
  • Inclui matriz de referência com habilidades da BNCC e descritores.
QUERO ADQUIRIR

Conclusão

Vimos sobre a importância de realizar uma boa Avaliação Diagnóstica para o 1º Ano nos componentes Português e Matemática.

E também, sobre o quanto é fundamental ter instrumentos de registro e análise dos resultados.

Se você vai aplicar uma Avaliação Diagnóstica para a sua turma de 1º Ano, mas está sem tempo para elaborar, adquira as avaliações mostradas aqui prontinhas para imprimir.

E o melhor, tenha acesso à planilha de mapeamento para você fazer os registros sem complicações e ter dados concretos sobre o desempenho individual e coletivo da sua nova turma. Vai facilitar muito seu trabalho!

Veja também:

Avaliação Diagnóstica 2º Ano

Avaliação Diagnóstica 3º Ano

Avaliação Diagnóstica 4º Ano

Avaliação Diagnóstica 5º Ano


Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação/MEC: 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2023.

Campo de Experiências – efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil/MEC. Disponível em: <https://observatorio.movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2022/11/campos-experiencias-direitos-aprendizagens-educacao-infantil-infografico.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2023.

Deixe um comentário