Compreenda o que é intervenção pedagógica de uma maneira simples

Tem dúvidas sobre o que é intervenção pedagógica na prática? Aqui, você vai compreender de uma maneira descomplicada.

A intervenção pedagógica é uma das estratégias mais discutidas nas escolas. Sempre foi realizada. Mas, a necessidade de intervir na aprendizagem foi ampliada devido à defasagem acentuada com o período de paralisação das escolas durante a pandemia.

É comum nos depararmos com alunos, que mesmo estando em séries avançadas, não conseguem ler, escrever e realizar operações matemáticas básicas.

Mesmo sabendo dessa realidade e da necessidade de melhorar a aprendizagem é difícil compreender como se deve realizar o processo de intervenção pedagógica. Eu mesma tive muitas dúvidas de como essa estratégia é realizada na prática do dia a dia, pois às vezes, a teoria parece difícil de alcançar.

Na verdade, os documentos oficiais não são tão claros e confundem um pouco. Quando compreendemos de uma maneira simples, tudo se torna bem mais fácil do que a gente imagina.

Pensando nisso, reuni aqui neste post tudo o que você precisa para compreender e colocar em prática para uma intervenção pedagógica efetiva.

Por que realizar intervenção pedagógica?

Se você atua na área educacional já percebeu que ensinar não é uma tarefa fácil. Mesmo utilizando boas metodologias, recursos variados, não conseguimos garantir a aprendizagem de toda a turma de maneira uniforme.

As turmas são heterogêneas, pois cada estudante é um sujeito único, tem sua própria maneira de aprender.

Em decorrência do período de pandemia da Covid-19 e consequente paralisação das aulas presenciais, a defasagem na aprendizagem se tornou evidente. Principalmente, crianças de classes menos favorecidas, com poucos recursos tecnológicos, ficaram muito prejudicadas.

Uma vez que os conteúdos escolares seguem uma progressão, se os estudantes não tiveram acesso a determinados saberes fica muito mais difícil avançar para um conteúdo mais complexo. Falta a base para dar continuidade aos estudos.

É nesse contexto, que a intervenção pedagógica se torna importante. Ela é uma estratégia que a escola deve utilizar para não deixar os estudantes com dificuldades de aprendizagem para trás.

A intervenção permite que o professor utilize meios diversificados para retomar habilidades de anos anteriores ou já trabalhadas no ano atual.

Qual a relação entre habilidades e intervenção pedagógica?

Para cada ano de escolaridade existe um conjunto de habilidades a serem trabalhadas durante o ano letivo. Tais habilidades seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo do Estado, se este tiver elaborado o currículo próprio.

As habilidades são organizadas em conjunto com o objetivo de garantir o desenvolvimento das competências específicas de cada componente curricular. Elas expressam o que é essencial que o aluno aprenda naquele ano de escolaridade.

Nesse sentido, é direito do estudante aprender conteúdos, conceitos e processos previstos para a série que ele está estudando. Se a criança está no 2º ano não podemos oferecer um currículo do 1º ano, pois estamos privando-a de um direito de aprendizagem, como definido pela BNCC.

Mas, como oferecer o currículo do 2º ano se o aluno não desenvolveu as habilidades do 1º ano e não consegue acompanhar o restante da turma?

A resposta é: oferecendo a intervenção pedagógica. Pois, é o momento planejado para trabalhar com habilidades do ano anterior ou bimestre anterior, para que o estudante tenha condições de desenvolver outras habilidades que são esperadas para continuar os estudos com êxito.

Quando o aluno não é alfabetizado e está em uma turma mais avançada, se torna difícil de acompanhar, pois as atividades exigem habilidades de leitura e escrita. Nesse caso, o aluno pode ser ouvinte dos conteúdos previstos para o ano de escolaridade em que está, e ser avaliado oralmente. Na intervenção pedagógica ele vai realizar atividades voltadas para alfabetização.

Assim, ele terá acesso ao currículo adequado à sua faixa etária e também terá a oportunidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita.

Como descobrir as habilidades que o estudante não consolidou?

Através de um diagnóstico, pois esse é o primeiro passo da intervenção pedagógica. Pode ser realizado através de avaliações diagnósticas, sondagens, observações em sala de aula e análise de outros registros já realizados. Os resultados das avaliações externas, ou seja, realizadas pelo Estado, também precisam ser considerados.

A intervenção pedagógica é somente aula de reforço individual?

Muita gente acredita que intervenção pedagógica é somente aula de reforço fora da sala de aula. Na verdade, o reforço escolar pode ser uma das ações, quando o aluno precisa de uma mediação mais individual.

Isso não tira a responsabilidade e o dever dos professores, de todos os componentes curriculares, em oferecer a intervenção pedagógica para uma aprendizagem significativa. Além da etapa individual, a abordagem pode acontecer com grupos de alunos ou mesmo com a turma toda.

Como contemplar os diferentes níveis de aprendizagem?

A intervenção pedagógica não é somente para quem não consolidou habilidades. Pois, os alunos que estão no nível recomendado podem avançar ainda mais.

Assim, as atividades podem ser as mesmas, mas com grau de dificuldade diferentes para contemplar os níveis de aprendizagem da turma.

Quais atividades são realizadas na intervenção pedagógica?

Importância de realizar atividades diferenciadas na intervenção pedagógica
Explore atividades lúdicas

As atividades precisam ser diferentes daquelas utilizadas na aula regular. Se o aluno não conseguir desenvolver a partir de uma aula, por exemplo, expositiva, é preciso buscar outra estratégia. Talvez, com material concreto, com jogos pedagógicos, ele consiga compreender melhor.

Por isso, o objetivo é oferecer atividades diversificadas que envolvem a resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, raciocínio, para estimular a aprendizagem. O trabalho com projetos, metodologias ativas, jogos pedagógicos e atividades lúdicas é fundamental. Outras estratégias que podem ser utilizadas são aulas de revisão, plantão de dúvidas e monitoria.

É preciso registrar os resultados da intervenção pedagógica?

Sim, para acompanhar o desempenho do estudante é preciso registrar todo o processo de intervenção. O registro pode ser feito em fichas específicas, relatórios, atas de conselho de classe, diário escolar, portfólio, entre outros. Ele favorece o monitoramento, análise dos resultados e proposição de novas intervenções.

Além disso, quando a escola tem o hábito de registrar, é uma comprovação de que está garantindo o direito do aluno. A família do estudante também deve ser informada sobre o que a escola tem feito para melhorar a aprendizagem e quais foram os resultados.

Sem contar que visualizar os resultados todos registrados traz um gosto de etapa cumprida e ânimo para continuar …

Conclusão

A intervenção pedagógica não pode ser entendida como uma obrigação, algo complexo e inviável. Pelo contrário, deve fazer parte do cotidiano escolar como uma estratégia que vem somar e contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem. 

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