Precisando de ideias de Intervenções Pedagógicas de Língua Portuguesa para aplicar após as Avaliações Diagnósticas? Neste post, encontre sugestões para se inspirar.
Olá! Que bom ter você aqui!
Se você já aplicou as Avaliações Diagnósticas Iniciais e mapeou os resultados, você já sabe quais habilidades dos anos anteriores os alunos ainda não consolidaram.
Agora, o desafio é planejar atividades direcionadas para a dificuldade dos estudantes. Estas, são fundamentais para que eles possam avançar no processo de aprendizagem.
Porém, não é fácil encontrar tantas ideias de atividades diferenciadas para realizar intervenções pedagógicas eficientes.
Por isso, decidi fazer este post com sugestões de atividades para te ajudar a planejar a Intervenção Pedagógica para sua turma. Tais intervenções estão relacionadas às habilidades dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano).
Acompanhe para descobrir ideias que vão te inspirar!
Sugestões de Intervenções Pedagógicas para Alfabetização
Essas atividades podem ser destinadas aos alunos do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental.
Habilidades envolvidas: EI03EF01, EI03EF09, EI03EF09, EF01LP04, EF01LP04, EF12LP01, EI03EF01, EF01LP07, EF01LP10, EF01LP21
- Aproveite o momento de realização da chamada para refletir com as crianças sobre o nome de cada um. Você pode fazer um painel com o nome de todos os alunos, destacar a letra inicial, escrever o número de letras, desenhar as palminhas para representar as sílabas, e explorar com as crianças no momento inicial das aulas.
- Confeccione um crachá fonológico. Peça que os estudantes escrevam seus nomes com letra caixa alta em um pedaço de cartolina e, para cada letra do nome colem uma figura cujo nome comece com aquela letra.
- Outra possibilidade é confeccionar uma “preguicinha” com o nome de cada aluno. Vá puxando aos poucos e indagando aos alunos de quem é aquele nome.
- Trabalhe com o alfabeto móvel e alfabeto de parede. Utilize um alfabetário em tecido com bolsos para colocar os objetos cujo nome começa com determinada letra. Planeje uma aula para montar o alfabetário com a ajuda dos alunos.
- Faça um mural da “Palavra do dia”. Todos os dias, no início ou final da aula você pode trabalhar com uma palavra. Também é interessante fazer banco de palavras a partir de histórias contadas na roda de leitura.
- Realize jogos como bingo das letras e jogo de memória das letras. Se o aluno apresenta dificuldade quanto ao traçado ou discriminação visual de letras, utilize materiais diversificados para o treino da escrita, tais como areia colorida, massinha de modelar, tablet artesanal com cola colorida.
Habilidades envolvidas: EF01LP05, EF12LP07, EF02LP12, EF01LP11, EF01LP15, EF02LP17, EF01LP16 , EF12LP01, EF01LP02, EF01LP25
- Planeje jogos e atividades lúdicas que exploram a aliteração e os sons das letras.
- Cartazes com trava-línguas, quadrinhas, cantigas e parlendas, para que os alunos possam ler coletivamente. A leitura de textos memorizados ajuda muito na alfabetização.
- Realize rodas de leitura diárias, fazendo perguntas e intervenções antes da leitura, durante e após.
- Cartazes com letras de canções para fazer uma leitura colaborativa e interpretação.
- Quebra-cabeças com letras, onde a letra maiúscula e minúscula são separadas e os alunos devem unir as duas partes corretas.
- Jogo de memória com cartões onde em um lado estejam as letras em formato imprensa e do outro lado as mesmas letras em formato cursivo. Os alunos devem fazer pares correspondentes.
- Se os alunos ainda têm dificuldade na escrita, as atividades de escrita sensorial podem ajudar. Use materiais como areia, farinha, massinha ou até mesmo gel em um saco plástico para que os alunos desenhem as letras (maiúsculas e minúsculas, imprensa e cursiva) com os dedos.
- Bingo de Sinônimos e Antônimos: Crie cartelas de bingo com palavras e sorteie sinônimos ou antônimos para que os alunos marquem os pares correspondentes em suas cartelas.
- Jogo de Memória de Palavras: Faça um jogo de memória com cartões onde um lado contenha palavras e o outro lado seus sinônimos ou antônimos. Os alunos devem fazer pares correspondentes.
- Explore exemplos com situações do cotidiano, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo.
- Faça o desenho de uma linha do tempo, com a participação dos alunos. Pode ser o registro de experiência pessoal, utilizando desenhos ou fotos para representar os eventos e inserindo expressões de tempo ao lado de cada imagem. Ou ainda, para ilustrar a rotina de uma semana de aula.
- Organize, no espaço da sala de aula, cantinhos para diversos gêneros textuais. Esses cantinhos podem ser mantidos também com materiais trazidos pelas crianças. São materiais que podem ser lidos pelo professor para a turma, e quando as crianças já tiverem desenvolvido alguma autonomia na leitura, devem ser convidadas a ler também. Após a realização da leitura, converse com a turma sobre o que foi lido.
- Prepare atividades que permitam aos alunos avançarem no reconhecimento das relações entre as letras e os sons que as representam. Alguns alunos podem precisar de atividades para reconhecerem as letras do alfabeto e associá-las aos valores sonoros. Jogos e atividades lúdicas são uma ótima estratégia.
- Atividades como encontrar uma palavra dentro da outra ou trocar uma sílaba de uma palavra são relevantes para ajudar os alunos a compreenderem o sistema de escrita alfabética.
- Agrupe os alunos com base nos níveis de escrita, iguais ou próximos. Prepare atividades específicas para cada grupo para que avancem em suas hipóteses.
- Promova recontos coletivos, em que os estudantes possam se ajudar mutuamente. Desafie os alunos a inventar outro final para histórias lidas. Apresente versões de uma mesma história para que as crianças identifiquem semelhanças e diferenças.
- Planeje momentos de escrita coletiva de histórias, em que os alunos ditam e você escreve na lousa ou em uma folha de papel pardo. Depois, realize uma revisão coletiva do texto.
Sugestões de Intervenções Pedagógicas para 4º Ano: 1º Bimestre
Essas atividades foram pensadas para trabalhar após a Avaliação Diagnóstica Inicial destinada ao 4º Ano. Sendo assim, abrange as aprendizagens pregressas, ou seja, dos anos anteriores.
Habilidades trabalhadas: EF03LP11, EF03LP12, EF03LP19, EF02LP25, EF35LP29, EF02LP28, EF02LP28, EF15LP14, EF15LP14, EF35LP27, EF35LP01, EF35LP25
Dificuldade na compreensão de textos de gêneros textuais diversos
Monte um mural de gêneros textuais com vários “bolsos”. Em cada um deles, escreva o nome de um gênero textual. Dentro do “bolso” coloque exemplos de textos do gênero em questão. Os alunos também podem levar textos de casa, como por exemplo, receitas, manuais de instrução, poemas, anúncio, recortes de jornais e revistas, rótulos de produtos, entre outros.
Diariamente, reserve um momento da aula para explorar determinado gênero textual.
Dificuldade na leitura e compreensão de textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem)
Peça para os alunos levarem receitas de casa para a escola. Realize uma roda de leitura e discussão sobre a finalidade desse gênero.
Você pode propor o estudo coletivo de uma receita escrita em um cartaz e depois fazer a receita com os estudantes para que possam degustar. Por exemplo, brigadeiro frio ou uma receita mais saudável, como salada de frutas.
Os alunos podem ler as instruções da receita, identificar os verbos imperativos e os passos a serem seguidos, enquanto também colaboram na preparação dos alimentos.
Proporcione aos alunos kits de montagem de brinquedos simples, como quebra-cabeças, kits de construção ou modelagem de argila. Eles devem seguir as instruções fornecidas para montar o brinquedo, que geralmente incluem verbos imperativos e passos a serem seguidos. Os alunos podem trabalhar em equipe para completar o desafio, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe.
Dificuldade na leitura e compreensão de cartas pessoais e diários
Compartilhe exemplos de cartas pessoais e trechos de diários. Peça aos alunos que leiam em voz alta ou em grupos pequenos. Em seguida, discuta as características desses gêneros textuais, como estrutura, linguagem, propósito e público-alvo.
Alguns exemplos de livros para explorar o tema “Diários”:
- “Diário de um Banana” por Jeff Kinney:
- Esta série de livros é extremamente popular entre as crianças e apresenta o diário do protagonista, Greg Heffley. Os livros são cheios de ilustrações e humor, mostrando as aventuras e desafios de Greg enquanto ele navega pela vida na escola e em casa.
- “Querido Diário Otário” por Jim Benton:
- Esta série apresenta os diários de Jamie Kelly, uma garota engraçada e sarcástica, e suas experiências diárias na escola e em casa. Os livros combinam texto e ilustrações para criar uma narrativa divertida e envolvente.
- “Diário de Pilar na Grécia” por Flávia Lins e Silva:
- Este livro faz parte da série “Diário de Pilar”, onde a protagonista Pilar viaja para diferentes lugares do mundo com seu amigo Breno e seu gato Samba. Em “Diário de Pilar na Grécia”, Pilar relata suas aventuras enquanto explora a antiga civilização grega.
Proponha aos alunos a escrita de cartas pessoais ou diários fictícios, colocando-se no lugar de um personagem de um livro que estão lendo na sala de aula.
Para trabalhar cartas pessoais, crie um pequeno projeto, no qual os alunos serão convidados a escrever cartas para funcionários da escola ou familiares.
Ou ainda, crie uma espécie de “amigo secreto” para realizar a troca de cartas entre os alunos da turma.
Dificuldade em identificar e discutir o propósito do uso de recursos de persuasão em textos publicitários e de propaganda
- Peça para os alunos levarem anúncios de revistas, jornais para a sala de aula. Em grupos, eles devem analisar os anúncios, identificando os recursos de persuasão utilizados, como cores, imagens, escolha de palavras e tamanho das letras. Em seguida, proponha uma exposição oral do grupo para discutirem o propósito desses recursos em persuadir o público a tomar uma ação específica.
- Outra atividade interessante é a criação de anúncios persuasivos. Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um produto ou serviço fictício. Eles devem criar um anúncio persuasivo para vender o produto ou serviço, utilizando os recursos estudados.
- Ao final, cada grupo apresenta seu anúncio para a turma. Todos podem discutir se comprariam ou não e sobre quais estratégias de persuasão foram utilizadas.
Dificuldade em identificar e reproduzir relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil.
- Leitura de revistas Ciências Hoje (as crianças adoram descobrir curiosidades).
- Realização de pequenas entrevistas com colegas, profissionais da escola ou familiares.
- Produção de uma enciclopédia da turma. Cada aluno pode procurar o significado de palavras que começam com determinada letra. As palavras precisam ser do interesse das crianças como por exemplo, palavras de um livro de histórias que eles ainda não conhecem o significado.
- Jogo do dicionário: Divida a turma em duas equipes. Escolha ou sorteie uma palavra. Um aluno de cada equipe deve procurar a palavra no dicionário e ler o significado. Ganha pontos para o grupo quem encontrar primeiro.
Dificuldade em identificar elementos da narrativa (cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e ponto de vista)
- Realize rodas de leitura frequentemente.
- Escolha textos variados, uns narrados em primeira pessoa, outros em terceira pessoa, para que os alunos possam comparar.
- Escrita criativa em diferentes pontos de vista: Divida a turma em grupos e forneça a cada grupo uma pequena história. Os alunos devem reescrever a história usando um novo ponto de vista (se for narrado em primeira pessoa, reescrever em terceira pessoa e vice-versa).
Dificuldade em reconhecer o conflito gerador de uma narrativa e sua resolução
- Uma alternativa é criar um mural temático com uma história ou conto favorito das crianças. O mural temático pode ser criado em papel pardo para representar os principais elementos da narrativa. Os estudantes podem incluir palavras, expressões e frases que caracterizam os personagens e o ambiente, além de destacar o conflito gerador e a resolução da história.
Dificuldade em construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas
A leitura de histórias em quadrinhos e tirinhas é, por si só, uma atividade divertida.
- Apresente uma variedade de tirinhas e histórias em quadrinhos para os alunos, de diferentes estilos e autores. Em uma análise coletiva, eles podem identificar os recursos gráficos utilizados (tipos de balões, letras, onomatopeias) e relacioná-los com o sentido da história. Também podem discutir como esses recursos contribuem para o humor, a narrativa ou o entendimento da mensagem da tirinha.
- Montagem de quebra-cabeças de quadrinhos: Imprima tirinhas e corte em quadrados ou retângulos. Em seguida, embaralhe as partes e distribua para os alunos. Eles devem montar as tirinhas, prestando atenção na ordem das imagens e na relação entre elas. Depois de montar, os alunos podem discutir o que acontece na história e como os recursos gráficos ajudam a compreender o sentido.
Dificuldade em ler e compreender textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
- Monte um mural poético: Divida a turma em grupos e forneça diferentes poemas para cada grupo. Os alunos devem escolher um ou mais poemas e criar um mural poético na sala de aula. Eles podem usar recursos visuais, como desenhos, colagens ou fotografias, para complementar os poemas e destacar elementos como rimas, sons e imagens poéticas.
Dificuldade em ler e compreender textos curtos
- Leitura em duplas: Divida a turma em duplas e forneça textos curtos para cada par. Os alunos devem ler o texto silenciosamente primeiro e, em seguida, ler em voz alta para o parceiro. Eles podem discutir sobre o texto após a leitura, compartilhando suas impressões e compreensão do conteúdo.
- Círculo de leitura: Forme um círculo com os alunos e distribua textos curtos para cada um. Um aluno começa a leitura em voz alta e, em seguida, escolhe outro aluno para continuar lendo. Esta atividade promove a participação de todos os alunos na leitura em voz alta, incentivando a fluência e a autonomia.
- Leitura encenada: Peça aos alunos para encenarem a leitura de um texto, adicionando gestos, entonação e expressões faciais para transmitir o significado do texto. Eles podem praticar a leitura silenciosa antes de ensaiarem a leitura encenada em grupo. Esta atividade é especialmente útil para trabalhar a fluência e a compreensão do texto de forma dinâmica.
Dificuldade na escrita de narrativas ficcionais.
- Crie um jogo de dados com diferentes elementos narrativos, como personagens, locais, eventos e objetos. Os alunos lançam os dados e, com base nos resultados, devem criar uma narrativa ficcional que inclua todos os elementos sorteados. Isso incentiva a criatividade e o desenvolvimento de histórias completas com detalhes descritivos.
- Você também pode criar envelopes com elementos que ajudam a escrever a história (quando aconteceu, qual o cenário, personagem principal, mistérios etc). No estilo “fábrica de histórias”.
- Realize uma escrita coletiva de narrativas. Você pode atuar como escriba.
Sugestões de Intervenções Pedagógicas para 5º Ano: 1º Bimestre
Essas atividades foram pensadas para trabalhar após a Avaliação Diagnóstica Inicial destinada ao 5º Ano. Sendo assim, abrange as aprendizagens pregressas, ou seja, dos anos anteriores.
Habilidades trabalhadas: EF04LP13, EF04LP09, EF04LP10, EF02LP28, EF12LP08, EF04LP19, EF04LP20, EF04LP27, EF04LP15, EF04LP22, EF35LP01, EF35LP25.
Dificuldade em identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais a formatação própria desses textos
A escrita de instruções de jogos conhecidos pelos alunos é uma atividade lúdica e desafiadora.
- Crie situações para que os alunos possam escrever as instruções para jogar o jogo, utilizando verbos imperativos e indicando os passos a serem seguidos.
- Outra atividade é pedir aos alunos para escolherem um jogo digital para criarem um vídeo tutorial mostrando como jogá-lo. Eles devem escrever um roteiro com as instruções, incluindo verbos imperativos e indicando os passos a serem seguidos. Durante a gravação do vídeo, os alunos podem demonstrar o jogo e explicar cada etapa de forma clara e objetiva.
Dificuldade em ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana.
- Explore boletos, faturas e carnês, verdadeiros ou fictícios para que os alunos possam observar e discutir sobre as características do gênero.
- Proponha uma simulação de pagamentos: Divida a turma em grupos e distribua boletos, faturas ou carnês fictícios para cada grupo. Os alunos devem simular o processo de pagamento, discutindo sobre as informações presentes nos documentos.
Eles podem até mesmo criar um “caixa” fictício e realizar os pagamentos utilizando dinheiro de mentirinha.
- Outra possibilidade é a criação de boletos e faturas fictícias: Peça aos alunos para criarem seus próprios boletos, faturas ou carnês fictícios, baseando-se em situações cotidianas, como o pagamento de contas de luz, água, telefone, entre outros.
Dificuldade em ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação.
- Disponibilize textos de cartas de reclamação para que os alunos possam ler e discutir em grupos.
- Prepare fichas, sendo que cada ficha representa uma reclamação comum do dia a dia, como problemas com um produto, um serviço ou uma experiência negativa. Os alunos devem sortear uma ficha e escrever uma carta de reclamação correspondente, seguindo as convenções do gênero.
Dificuldade em reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
- Prepare cartas com trechos que representam conflitos comuns em histórias infantis. Os alunos devem emparelhar as cartas de conflitos com as cartas de resolução correspondentes. Durante o jogo, os alunos podem discutir sobre os personagens envolvidos nos conflitos e como eles resolvem seus problemas.
- Realize rodas de leituras frequentemente.
Dificuldade em ler e compreender fotolegendas
Distribua imagens recortadas de jornal ou revista e peça para os alunos criarem uma fotolegenda para elas.
Dificuldade em ler e compreender textos expositivos de divulgação científica
- Uma atividade interessante para desenvolver essa habilidade é a produção de um cartaz de curiosidades, do estilo “Você sabia?”. Incentive os alunos a lerem textos de divulgação científica para procurarem curiosidades sobre um tema de interesse deles.
- Outra alternativa é realizar um quiz científico com perguntas baseadas em textos expositivos de divulgação científica. Os alunos podem competir em equipes para responder às perguntas, utilizando as informações dos textos.
Dificuldade em reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos
Realize uma simulação de pesquisa de opinião na sala de aula, onde os alunos devem formular perguntas sobre um tema de interesse e coletar dados através de uma votação ou de entrevistas.
Em seguida, os estudantes devem representar os dados coletados em diferentes tipos de gráficos, diagramas ou tabelas e apresentar os resultados para a turma, explicando a função de cada representação visual.
Dificuldade em identificar, em textos dramáticos, marcadores das falas das personagens e de cena
- Desafie os alunos a realizar uma leitura teatralizada. Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo uma cena de uma peça teatral. Os alunos devem praticar a leitura da cena, prestando atenção nos marcadores das falas das personagens e de cena, como os travessões, parênteses, e indicações de palco. Eles podem ensaiar a cena e realizar uma apresentação para a turma.
- Os estudantes também podem criar seus próprios roteiros teatrais, incluindo os marcadores das falas das personagens e de cena.
Dificuldade em distinguir fatos de opiniões/sugestões
Leia alguns trechos de textos informativos, jornalísticos ou publicitários, contendo fatos ou opiniões. Distribua plaquinhas para os alunos, que após ouvirem a informação devem levantar suas plaquinhas indicando se é “fato” ou “opinião”. Incentive os alunos a discutir e justificar suas escolhas.
Dificuldade em planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil
- Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um tema específico, como animais, plantas, alimentos etc. Os alunos devem pesquisar informações sobre o tema e criar verbetes de enciclopédia infantil. Eles podem usar recursos visuais, como desenhos ou imagens, para ilustrar o verbete. Após a criação, os grupos podem compartilhar seus verbetes com a turma, explicando as informações apresentadas.
- Desafio do Verbete Secreto: Sorteie um tema específico para cada aluno. Este deve criar um verbete de enciclopédia infantil sobre esse tema. No entanto, os verbetes devem ser escritos de forma que outros alunos possam adivinhar o tema apenas lendo o verbete. Após a criação, os alunos trocam os verbetes e tentam adivinhar o tema uns dos outros.
Dificuldade em ler e compreender textos curtos
- Leitura em Dupla: Divida a turma em duplas e forneça a cada par um texto curto adequado ao nível de leitura dos alunos. Eles devem ler o texto silenciosamente juntos e, em seguida, um aluno lê em voz alta para o outro. Após a leitura, podem discutir sobre o conteúdo do texto e responder a algumas perguntas sobre ele.
- Prepare cartões com pequenos textos para que os alunos possam ler quando terminarem as atividades.
- Realize rodas de leitura com frequência.
Dificuldade em criar narrativas ficcionais
- Prepare cartas com os elementos de história, como um personagem, um local, um objeto ou um evento. Os alunos sorteiam um conjunto de cartas e devem usá-las como inspiração para criar uma narrativa ficcional.
- Planeje aulas para escrita coletiva de narrativas.
Confira outras sugestões de atividades para trabalhar a compreensão de textos: Compreensão em leitura: 15 dicas incríveis
Conclusão
Essas são algumas sugestões de intervenções pedagógicas de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais, dentre tantas possibilidades. O importante é realizar atividades lúdicas e diferenciadas para envolver os alunos e motivá-los já no início do ano letivo.
Já fez o seu Plano de Intervenção Pedagógica? Confira uma sugestão de modelo, neste post: Modelo de Plano de Intervenção Pedagógica: uma sugestão que você vai adorar!
Leia também: Sugestões de Intervenções Pedagógicas em Matemática