Avaliação diagnóstica 5º ano: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História

Confira agora o que é preciso para realizar uma eficiente Avaliação Diagnóstica para o 5º Ano. Saiba como escolher as habilidades, quais modalidades utilizar, como fazer os registros, além de outras dicas práticas. Se você está sem tempo para planejar o diagnóstico de aprendizagem do 5º ano,  adquira as avaliações prontas para imprimir.

Olá! Que bom ter você aqui!

A avaliação diagnóstica desempenha um papel crucial no processo de ensino e aprendizagem, especialmente para alunos do 5º ano. 

Esses estudantes precisam estar preparados para a transição dos anos iniciais para os anos finais. Mas, para realizar um processo de ensino e aprendizagem com êxito em 2025 é preciso conhecer as potencialidades e dificuldades da turma no início e também no decorrer do ano letivo. 

A avaliação diagnóstica oferece uma visão abrangente das habilidades, conhecimentos e necessidades individuais de cada aluno.

Nem sempre eu acreditei no potencial da avaliação diagnóstica. Às vezes temos tantas atribuições na escola que apenas elaboramos uma avaliação escrita, corrigimos e arquivamos. 

Então, temos a impressão que a avaliação diagnóstica serviu apenas para tomar tempo.

O problema não estava na modalidade da avaliação, mas na maneira como eu estava utilizando. Quando eu aprendi a selecionar as habilidades adequadas, escolher métodos diversificados e utilizar instrumentos para registrar e analisar os dados, essa visão foi transformada.

A avaliação diagnóstica nos ajuda a ter um direcionamento sobre as intervenções necessárias para potencializar a aprendizagem da turma.

Para tal, alguns pontos são necessários, como veremos neste post. Acompanhe para saber o que é necessário para realizar uma avaliação diagnóstica eficaz. Você também pode ter acesso às avaliações diagnósticas de Português, Matemática, Ciências, Geografia e História do 5º Ano para o início do ano letivo, prontas para imprimir. Não perca essa oportunidade!

Qual a importância da Avaliação Diagnóstica Inicial para o 5º ano?

Independentemente do ano de escolaridade, é fundamental realizar avaliações diagnósticas. Seja no início do ano para avaliar aprendizagens pregressas ou durante o ano para acompanhar a aprendizagem.

Em se tratando do 5º ano, especificamente, a relevância da avaliação diagnóstica inicial é ainda maior.

É muito importante avaliar principalmente, se os alunos têm autonomia na leitura e escrita e se desenvolveram as competências básicas de Matemática.

Uma vez que o 5º ano é uma etapa muito importante e a turma deve se preparar para a transição dos anos iniciais para os anos finais. Diante disso, para realizar um bom planejamento é preciso identificar os conhecimentos prévios, as potencialidades e dificuldades da turma.

Tudo isso depende de um bom diagnóstico capaz de subsidiar intervenções pedagógicas assertivas e personalizadas.

Confira agora o que você precisa saber para realizar uma ótima avaliação diagnóstica para o 5º Ano.

Mas, se você está sem tempo e gostaria de ter as avaliações de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História prontas para imprimir e ainda, atividades diversificadas e planilhas para registrar o desempenho dos alunos, clique no botão abaixo:

QUERO SABER MAIS

Como saber o que avaliar no 5º ano?

Definir quais habilidades avaliar precede a escolha das questões e atividades. Escolher essas habilidades não é tarefa fácil. Afinal são muitas aprendizagens previstas na BNCC e currículos locais.

Uma maneira de facilitar essa escolha é selecionar habilidades prioritárias. Muitos currículos definiram essas habilidades essenciais para realizar a recomposição da aprendizagem.

Precisamos saber se os estudantes desenvolveram essas habilidades, pois elas são essenciais para a continuidade dos estudos. Se os alunos não as tiverem desenvolvido, é necessário realizar intervenções pedagógicas para retomar conteúdos.

Como realizar uma avaliação diagnóstica diversificada?

Existem muitas possibilidades de avaliar as habilidades que você selecionou para a Avaliação Diagnóstica do 5º Ano.

Você pode aplicar testes escritos, realizar sondagem de escrita, sondagem de leitura, sondagem de matemática. Aproveitar projetos ou atividades avaliativas diversificadas para observar o comportamento dos estudantes.

Ou ainda realizar rodas de conversa, rodas de leitura. Aplicar uma autoavaliação ou rubricas avaliativas. Desenvolver jogos e atividades lúdicas.

Avalie também as competências socioemocionais dos estudantes.

Enfim, possibilidades não faltam. Todos os momentos do cotidiano da sala de aula podem ser aproveitados para avaliar o perfil da turma. Nesse caso, o importante é registrar as observações porque se não fizermos como lembrar depois, não é mesmo?

Como fazer os registros da avaliação diagnóstica do 5º ano?

Tão importante quanto planejar e aplicar as Avaliações Diagnósticas do 5º Ano, é registrar todos os dados levantados.

Aqui também você tem várias possibilidades. Pode-se utilizar tabelas, planilhas, relatórios e até mesmo portfólios. O importante é ter os dados de desempenho dos alunos sistematizados e de fácil visualização.

Os instrumentos de registros devem ser capazes de ajudar a visualizar o perfil da turma, em nível coletivo e individual. 

Registro das hipóteses de escrita por meio de uma planilha.

Quais são as potencialidades dessa turma de 5º Ano? Quais habilidades a turma, em sua maioria, encontrou dificuldades? Quais alunos apresentaram mais dificuldades? Quais foram essas habilidades que eles não desenvolveram?

A resposta para essas perguntas pode ajudar a entender quais conteúdos devem ser trabalhados prioritariamente.

Veja como as planilhas facilitam a análise do perfil da turma:

Prints da planilha de mapeamento da avaliação diagnóstica inicial para 5º Ano
Mapeamento da Avaliação Diagnóstica realizado por meio de planilha.

Quais são as habilidades esperadas para os alunos do 5º Ano?

Quanto à avaliação diagnóstica inicial, vamos relembrar algumas habilidades e competências que esperamos que os alunos tenham desenvolvido no 4º Ano.

Posteriormente, vamos falar um pouco sobre as expectativas de aprendizagem até o final do 5º ano.

Mas, isso de acordo com os objetivos previstos na BNCC.

Infelizmente, por diversos motivos nem sempre é possível atingir as expectativas dos documentos oficiais. Contudo, é importante ter em mente o que é esperado para que possamos avaliar como a turma se encontra diante dessas expectativas.

Aprendizagens esperadas em Língua Portuguesa no início do ano letivo

Durante os anos anteriores, os alunos já aprofundaram seus conhecimentos a respeito da linguagem e de diversos gêneros textuais. Espera-se que consigam articular práticas de oralidade, escrita e leitura, inclusive em situações cotidianas.

São habilidades esperadas para os alunos que estão começando no 5º ano:

• Ler e compreender textos de gêneros diversos, sabendo conversar sobre o texto, recuperar informações importantes, construir esquemas a partir do texto lido;

• Ler e compreender textos multimodais, ou seja, que tem texto e imagem ou outros componentes como fala, gestos e som;

• Ler e compreender narrativas literárias e identificar os elementos como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, discurso direto e indireto;

• Ler e produzir textos cada vez mais complexos, como os que possuem gráficos, tabelas e diagramas;

• Localizar ideias principais em textos;

• Diferenciar fato de opinião em textos discursivos;

• Interpretar e reconhecer a função de representações visuais, como gráficos, tabelas, diagramas;

• Saber se comunicar em situações mais formais através da linguagem oral;

• Reconhecer as especificidades do gênero literário dramático;

• Recitar poemas, cordéis ou outros textos que exigem entonação;

• Produzir textos de gêneros variados como cartas pessoais, cartas de reclamação, notícias, verbetes, resumo, curiosidades;

• Criar narrativas literárias ficcionais;

• Conhecer e utilizar os sinais de pontuação na escrita de textos;

Folhas da Avaliação Diagnóstica Inicial de Língua Portuguesa para 5º Ano - 2025

Aprendizagens esperadas em Matemática no início do ano letivo

Em Matemática, espera-se que os alunos que estão começando o 5º ano desenvolveram as seguintes habilidades:

• Ler, escrever, comparar e localizar quantidades de até 5 algarismos;

• Compor e decompor números utilizando escritas aditivas e multiplicativas;

• Utilizar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão para resolver problemas por meio de diferentes estratégias, inclusive do algoritmo convencional;

• Compreender as regularidades da tabuada e começar a memorização;

• Ler, escrever e representar frações;

• Reconhecer o sentido de equivalência na igualdade;

• Compreender o conceito de ângulo e identificar ângulos retos;

• Comparar prismas e pirâmides, e associá-los às suas planificações;

• Ler e registrar medidas de tempo em horas, minutos e segundos;

• Medir comprimento, massa e capacidade;

• Reconhecer a probabilidade dos eventos;

• Coletar, ler e interpretar dados em tabelas e gráficos de coluna e pictóricos.

Folhas da Avaliação Diagnóstica Inicial de Matemática para o 5º Ano 2025
Folhas das atividades avaliativas para 5º Ano

Aprendizagens esperadas em Língua Portuguesa até o final do 5º Ano

Até o final do 5º ano, espera-se que os estudantes tenham autonomia na leitura, compreensão e produção de textos orais, escritos e multimodais de diferentes campos de atuação.

Especialmente, textos como receitas culinárias, regras de jogo, charges, anedotas, cartuns, notícias, reportagens e textos argumentativos.

Além da leitura e compreensão de verbetes de dicionário, narrativas literárias ficcionais e textos dramáticos.

Ao comparar informações sobre um mesmo fato em diferentes mídias, devem ser capazes de concluir qual é mais confiável, tendo em vista o suporte, as condições de publicação, a veracidade e a qualidade das informações.

Em relação à produção de textos, a expectativa é que durante o 5º ano, registrem textos como anedotas e piadas, produzam textos de diferentes gêneros discursivos, como receitas culinárias, regras de jogo e brincadeiras, curiosidades, verbetes, entre outros.

Criem poemas, contos e crônicas. Também gráficos, tabelas e diagramas para organizar os resultados de pesquisas.

Além disso, no 5º ano, espera-se que os estudantes desenvolvam a habilidade de identificar os elementos composicionais de uma resenha e reproduzir a forma e o estilo de uma resenha crítica para apresentar e avaliar um brinquedo ou livro de seu interesse.

Aprendizagens esperadas em Matemática até o final do 5º Ano

Em Matemática, até o final do 5º ano, a expectativa é que os alunos leiam, comparem e ordenem números naturais de até 6 ordens. Espera-se que desenvolvam a compreensão do SND, utilizando escritas aditivas e multiplicativas para compor e decompor números.

Um dos objetivos é que consigam resolver problemas mais complexos, utilizando a operação de multiplicação de um número de até 6 ordens por um número natural de até 2 algarismos.

O que abrange estratégias como estimativa, cálculo mental, algoritmos convencionais, relação entre as operações e suas propriedades.

As operações de adição e subtração no 5º ano também incluem números decimais na resolução de problemas, em situações contextualizadas como medidas, cálculo de perímetros e valores monetários.

Espera-se que consigam ler, escrever, comparar e ordenar números decimais com o apoio da reta numérica.

Em geometria, são objetivos de aprendizagem esperados, nomear, comparar e classificar os polígonos em relação aos lados, vértices e ângulos. Reconhecer prismas, pirâmides, cones e cilindros e associar a suas planificações.

Outras expectativas de aprendizagem são ler e interpretar dados em tabelas e gráficos, descrever os resultados possíveis de um evento aleatório, compreender as grandezas de comprimento, massa e capacidade mais usuais.

Como adquirir as avaliações diagnósticas do 5º ano para o início do ano letivo de 2025?

Se você sabe da importância de realizar uma boa avaliação diagnóstica para o 5º ano, mas está sem tempo para elaborar as avaliações para o início do ano letivo, tenho a solução que você precisa!

Preparei a Avaliação Diagnóstica Inicial de Português, Matemática, Ciências, Geografia e História. Elas abrangem as habilidades prioritárias desses componentes.

Além das avaliações formais, fiz uma proposta de atividades avaliativas diversificadas e lúdicas. São atividades para avaliar as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa. e Matemática.

Você também vai receber planilhas de mapeamento para registrar os resultados da avaliação diagnóstica.

Com esse material você não vai sofrer para realizar o diagnóstico de aprendizagem do 5º Ano e vai ter dados para subsidiar seu planejamento.

Gostou da ideia? Clique no botão abaixo para adquirir:

Adquira a Avaliação Diagnóstica do 5º Ano para o início do ano letivo de 2025

  • Avaliações formais de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História;
  • Atividades avaliativas diversificadas;
  • Planilha de mapeamento para registrar o desempenho dos alunos;
  • Inclui matriz de referência com habilidades da BNCC e gabarito.
QUERO ADQUIRIR

Conclusão

Vimos o quanto é imprescindível realizar uma Avaliação Diagnóstica eficiente para o 5º Ano. Precisamos refletir sobre algumas questões para desvendar todo o potencial das avaliações diagnósticas.

É muito importante ter intencionalidade na escolha das habilidades que se quer avaliar, conhecer as expectativas de aprendizagem segundo a BNCC, utilizar modalidades diversificadas, registrar e analisar os resultados.

A partir do diagnóstico, das demandas e em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola, acontece o planejamento de intervenções pedagógicas. É um trabalho difícil, mas que se torna necessário para garantir a aprendizagem a todos, sem distinção.

Leia também:

Avaliação Diagnóstica 1º Ano

Avaliação Diagnóstica 2º Ano

Avaliação Diagnóstica 3º Ano

Avaliação Diagnóstica 4º Ano

2 comentários em “Avaliação diagnóstica 5º ano: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História”

Deixe um comentário