Confira agora o que é preciso para realizar uma eficiente Avaliação Diagnóstica para o 5º Ano. Saiba como escolher as habilidades, quais modalidades utilizar, como fazer os registros, além de outras dicas práticas. Se você está sem tempo para planejar o diagnóstico de aprendizagem do 5º ano, adquira as avaliações prontas para imprimir.
Olá! Que bom ter você aqui!
A avaliação diagnóstica desempenha um papel crucial no processo de ensino e aprendizagem, especialmente para alunos do 5º ano.
Esses estudantes precisam estar preparados para a transição dos anos iniciais para os anos finais. Mas, para realizar um processo de ensino e aprendizagem com êxito em 2025 é preciso conhecer as potencialidades e dificuldades da turma no início e também no decorrer do ano letivo.
A avaliação diagnóstica oferece uma visão abrangente das habilidades, conhecimentos e necessidades individuais de cada aluno.
Nem sempre eu acreditei no potencial da avaliação diagnóstica. Às vezes temos tantas atribuições na escola que apenas elaboramos uma avaliação escrita, corrigimos e arquivamos.
Então, temos a impressão que a avaliação diagnóstica serviu apenas para tomar tempo.
O problema não estava na modalidade da avaliação, mas na maneira como eu estava utilizando. Quando eu aprendi a selecionar as habilidades adequadas, escolher métodos diversificados e utilizar instrumentos para registrar e analisar os dados, essa visão foi transformada.
A avaliação diagnóstica nos ajuda a ter um direcionamento sobre as intervenções necessárias para potencializar a aprendizagem da turma.
Para tal, alguns pontos são necessários, como veremos neste post. Acompanhe para saber o que é necessário para realizar uma avaliação diagnóstica eficaz. Você também pode ter acesso às avaliações diagnósticas de Português, Matemática, Ciências, Geografia e História do 5º Ano para o início do ano letivo, prontas para imprimir. Não perca essa oportunidade!
Qual a importância da Avaliação Diagnóstica Inicial para o 5º ano?
Independentemente do ano de escolaridade, é fundamental realizar avaliações diagnósticas. Seja no início do ano para avaliar aprendizagens pregressas ou durante o ano para acompanhar a aprendizagem.
Em se tratando do 5º ano, especificamente, a relevância da avaliação diagnóstica inicial é ainda maior.
É muito importante avaliar principalmente, se os alunos têm autonomia na leitura e escrita e se desenvolveram as competências básicas de Matemática.
Uma vez que o 5º ano é uma etapa muito importante e a turma deve se preparar para a transição dos anos iniciais para os anos finais. Diante disso, para realizar um bom planejamento é preciso identificar os conhecimentos prévios, as potencialidades e dificuldades da turma.
Tudo isso depende de um bom diagnóstico capaz de subsidiar intervenções pedagógicas assertivas e personalizadas.
Confira agora o que você precisa saber para realizar uma ótima avaliação diagnóstica para o 5º Ano.
Mas, se você está sem tempo e gostaria de ter as avaliações de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História prontas para imprimir e ainda, atividades diversificadas e planilhas para registrar o desempenho dos alunos, clique no botão abaixo:
QUERO SABER MAISComo saber o que avaliar no 5º ano?
Definir quais habilidades avaliar precede a escolha das questões e atividades. Escolher essas habilidades não é tarefa fácil. Afinal são muitas aprendizagens previstas na BNCC e currículos locais.
Uma maneira de facilitar essa escolha é selecionar habilidades prioritárias. Muitos currículos definiram essas habilidades essenciais para realizar a recomposição da aprendizagem.
Precisamos saber se os estudantes desenvolveram essas habilidades, pois elas são essenciais para a continuidade dos estudos. Se os alunos não as tiverem desenvolvido, é necessário realizar intervenções pedagógicas para retomar conteúdos.
Como realizar uma avaliação diagnóstica diversificada?
Existem muitas possibilidades de avaliar as habilidades que você selecionou para a Avaliação Diagnóstica do 5º Ano.
Você pode aplicar testes escritos, realizar sondagem de escrita, sondagem de leitura, sondagem de matemática. Aproveitar projetos ou atividades avaliativas diversificadas para observar o comportamento dos estudantes.
Ou ainda realizar rodas de conversa, rodas de leitura. Aplicar uma autoavaliação ou rubricas avaliativas. Desenvolver jogos e atividades lúdicas.
Avalie também as competências socioemocionais dos estudantes.
Enfim, possibilidades não faltam. Todos os momentos do cotidiano da sala de aula podem ser aproveitados para avaliar o perfil da turma. Nesse caso, o importante é registrar as observações porque se não fizermos como lembrar depois, não é mesmo?
Como fazer os registros da avaliação diagnóstica do 5º ano?
Tão importante quanto planejar e aplicar as Avaliações Diagnósticas do 5º Ano, é registrar todos os dados levantados.
Aqui também você tem várias possibilidades. Pode-se utilizar tabelas, planilhas, relatórios e até mesmo portfólios. O importante é ter os dados de desempenho dos alunos sistematizados e de fácil visualização.
Os instrumentos de registros devem ser capazes de ajudar a visualizar o perfil da turma, em nível coletivo e individual.

Quais são as potencialidades dessa turma de 5º Ano? Quais habilidades a turma, em sua maioria, encontrou dificuldades? Quais alunos apresentaram mais dificuldades? Quais foram essas habilidades que eles não desenvolveram?
A resposta para essas perguntas pode ajudar a entender quais conteúdos devem ser trabalhados prioritariamente.
Veja como as planilhas facilitam a análise do perfil da turma:

Quais são as habilidades esperadas para os alunos do 5º Ano?
Quanto à avaliação diagnóstica inicial, vamos relembrar algumas habilidades e competências que esperamos que os alunos tenham desenvolvido no 4º Ano.
Posteriormente, vamos falar um pouco sobre as expectativas de aprendizagem até o final do 5º ano.
Mas, isso de acordo com os objetivos previstos na BNCC.
Infelizmente, por diversos motivos nem sempre é possível atingir as expectativas dos documentos oficiais. Contudo, é importante ter em mente o que é esperado para que possamos avaliar como a turma se encontra diante dessas expectativas.
Aprendizagens esperadas em Língua Portuguesa no início do ano letivo
Durante os anos anteriores, os alunos já aprofundaram seus conhecimentos a respeito da linguagem e de diversos gêneros textuais. Espera-se que consigam articular práticas de oralidade, escrita e leitura, inclusive em situações cotidianas.
São habilidades esperadas para os alunos que estão começando no 5º ano:
• Ler e compreender textos de gêneros diversos, sabendo conversar sobre o texto, recuperar informações importantes, construir esquemas a partir do texto lido;
• Ler e compreender textos multimodais, ou seja, que tem texto e imagem ou outros componentes como fala, gestos e som;
• Ler e compreender narrativas literárias e identificar os elementos como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, discurso direto e indireto;
• Ler e produzir textos cada vez mais complexos, como os que possuem gráficos, tabelas e diagramas;
• Localizar ideias principais em textos;
• Diferenciar fato de opinião em textos discursivos;
• Interpretar e reconhecer a função de representações visuais, como gráficos, tabelas, diagramas;
• Saber se comunicar em situações mais formais através da linguagem oral;
• Reconhecer as especificidades do gênero literário dramático;
• Recitar poemas, cordéis ou outros textos que exigem entonação;
• Produzir textos de gêneros variados como cartas pessoais, cartas de reclamação, notícias, verbetes, resumo, curiosidades;
• Criar narrativas literárias ficcionais;
• Conhecer e utilizar os sinais de pontuação na escrita de textos;

Aprendizagens esperadas em Matemática no início do ano letivo
Em Matemática, espera-se que os alunos que estão começando o 5º ano desenvolveram as seguintes habilidades:
• Ler, escrever, comparar e localizar quantidades de até 5 algarismos;
• Compor e decompor números utilizando escritas aditivas e multiplicativas;
• Utilizar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão para resolver problemas por meio de diferentes estratégias, inclusive do algoritmo convencional;
• Compreender as regularidades da tabuada e começar a memorização;
• Ler, escrever e representar frações;
• Reconhecer o sentido de equivalência na igualdade;
• Compreender o conceito de ângulo e identificar ângulos retos;
• Comparar prismas e pirâmides, e associá-los às suas planificações;
• Ler e registrar medidas de tempo em horas, minutos e segundos;
• Medir comprimento, massa e capacidade;
• Reconhecer a probabilidade dos eventos;
• Coletar, ler e interpretar dados em tabelas e gráficos de coluna e pictóricos.



Aprendizagens esperadas em Língua Portuguesa até o final do 5º Ano
Até o final do 5º ano, espera-se que os estudantes tenham autonomia na leitura, compreensão e produção de textos orais, escritos e multimodais de diferentes campos de atuação.
Especialmente, textos como receitas culinárias, regras de jogo, charges, anedotas, cartuns, notícias, reportagens e textos argumentativos.
Além da leitura e compreensão de verbetes de dicionário, narrativas literárias ficcionais e textos dramáticos.
Ao comparar informações sobre um mesmo fato em diferentes mídias, devem ser capazes de concluir qual é mais confiável, tendo em vista o suporte, as condições de publicação, a veracidade e a qualidade das informações.
Em relação à produção de textos, a expectativa é que durante o 5º ano, registrem textos como anedotas e piadas, produzam textos de diferentes gêneros discursivos, como receitas culinárias, regras de jogo e brincadeiras, curiosidades, verbetes, entre outros.
Criem poemas, contos e crônicas. Também gráficos, tabelas e diagramas para organizar os resultados de pesquisas.
Além disso, no 5º ano, espera-se que os estudantes desenvolvam a habilidade de identificar os elementos composicionais de uma resenha e reproduzir a forma e o estilo de uma resenha crítica para apresentar e avaliar um brinquedo ou livro de seu interesse.
Aprendizagens esperadas em Matemática até o final do 5º Ano
Em Matemática, até o final do 5º ano, a expectativa é que os alunos leiam, comparem e ordenem números naturais de até 6 ordens. Espera-se que desenvolvam a compreensão do SND, utilizando escritas aditivas e multiplicativas para compor e decompor números.
Um dos objetivos é que consigam resolver problemas mais complexos, utilizando a operação de multiplicação de um número de até 6 ordens por um número natural de até 2 algarismos.
O que abrange estratégias como estimativa, cálculo mental, algoritmos convencionais, relação entre as operações e suas propriedades.
As operações de adição e subtração no 5º ano também incluem números decimais na resolução de problemas, em situações contextualizadas como medidas, cálculo de perímetros e valores monetários.
Espera-se que consigam ler, escrever, comparar e ordenar números decimais com o apoio da reta numérica.
Em geometria, são objetivos de aprendizagem esperados, nomear, comparar e classificar os polígonos em relação aos lados, vértices e ângulos. Reconhecer prismas, pirâmides, cones e cilindros e associar a suas planificações.
Outras expectativas de aprendizagem são ler e interpretar dados em tabelas e gráficos, descrever os resultados possíveis de um evento aleatório, compreender as grandezas de comprimento, massa e capacidade mais usuais.
Como adquirir as avaliações diagnósticas do 5º ano para o início do ano letivo de 2025?
Se você sabe da importância de realizar uma boa avaliação diagnóstica para o 5º ano, mas está sem tempo para elaborar as avaliações para o início do ano letivo, tenho a solução que você precisa!
Preparei a Avaliação Diagnóstica Inicial de Português, Matemática, Ciências, Geografia e História. Elas abrangem as habilidades prioritárias desses componentes.
Além das avaliações formais, fiz uma proposta de atividades avaliativas diversificadas e lúdicas. São atividades para avaliar as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa. e Matemática.
Você também vai receber planilhas de mapeamento para registrar os resultados da avaliação diagnóstica.
Com esse material você não vai sofrer para realizar o diagnóstico de aprendizagem do 5º Ano e vai ter dados para subsidiar seu planejamento.
Gostou da ideia? Clique no botão abaixo para adquirir:
Adquira a Avaliação Diagnóstica do 5º Ano para o início do ano letivo de 2025

- Avaliações formais de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História;
- Atividades avaliativas diversificadas;
- Planilha de mapeamento para registrar o desempenho dos alunos;
- Inclui matriz de referência com habilidades da BNCC e gabarito.
Conclusão
Vimos o quanto é imprescindível realizar uma Avaliação Diagnóstica eficiente para o 5º Ano. Precisamos refletir sobre algumas questões para desvendar todo o potencial das avaliações diagnósticas.
É muito importante ter intencionalidade na escolha das habilidades que se quer avaliar, conhecer as expectativas de aprendizagem segundo a BNCC, utilizar modalidades diversificadas, registrar e analisar os resultados.
A partir do diagnóstico, das demandas e em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola, acontece o planejamento de intervenções pedagógicas. É um trabalho difícil, mas que se torna necessário para garantir a aprendizagem a todos, sem distinção.
Olá, como faço para adquirir o material?
Olá!
Você pode adquirir pelo link: https://go.hotmart.com/T97631185A
Agradeço o interesse pelo material!