Atividades de compreensão leitora para os Anos Iniciais 

Aqui você encontra dicas para ajudar os alunos a compreender o que leem e ainda pode garantir atividades de compreensão leitora prontas para imprimir! Especialmente, para usar na intervenção pedagógica.

Olá! Que bom ter você aqui!

Um dos grandes desafios no ensino de Língua Portuguesa é ajudar os alunos a ler e compreender o que foi lido.

Sabemos que não basta aprender a decodificar. Mas entender o que lê. Pois é por meio da compreensão, que o estudante poderá aprender a partir da leitura, tendo acesso a vários conhecimentos, com autonomia.

Uma das melhores maneiras de desenvolver a compreensão leitora dos alunos é ensinar estratégias de leitura.

Como leitores proficientes que somos, usamos estratégias de leitura de forma inconsciente. Com isso, muitas vezes esquecemos da importância de ensinar essas estratégias  aos alunos de forma explícita.

Os resultados das avaliações externas evidenciam a dificuldade que a maioria dos alunos têm em compreender textos.

Por isso, é muito importante ensinar estratégias de compreensão de textos dos mais variados gêneros. 

Continue lendo esse post para descobrir dicas para aplicar em sala de aula e sugestões de atividades de compreensão leitora.

Importância de desenvolver a compreensão leitora

Não é difícil perceber a dificuldade dos alunos em compreender textos, mesmo os mais simples.

Algumas vezes, essa questão  está relacionada à falta de fluência na leitura. 

Mas, geralmente, observamos que mesmo fluentes, os alunos apresentam muita dificuldade em identificar o assunto de um texto, informações explícitas e implícitas, explicar a ideia central do texto com as próprias palavras, entre outras habilidades.

É comum os professores ouvirem “Onde está a resposta?” Na verdade, os estudantes querem apenas transcrever um trecho do texto para resolver a atividade.

Esse é um problema que pode desencadear outras dificuldades. Sendo assim, mesmo nos anos iniciais é muito importante realizar atividades de compreensão leitora.

Ler não é uma tarefa fácil. Devemos sempre lembrar disso, pois como somos proficientes na leitura, usamos estratégias de forma inconsciente.

Mas, como professores, devemos lembrar que essa habilidade não é fácil de ser adquirida. 

Por isso, tão importante como ensinar a decodificar, juntar as sílabas, é ensinar a compreender, localizar e organizar as informações de um texto.

A habilidade de ler e compreender diferentes gêneros textuais, sobretudo os que circulam no cotidiano, é fundamental para aquisição de novos conhecimentos, não somente em Língua Portuguesa.

Mas, principalmente para a vida plena em sociedade.

Como desenvolver a compreensão leitora dos alunos

Algumas atividades de compreensão leitora ajudam os alunos a desenvolver habilidades como localizar informações, realizar inferências, identificar o assunto, identificar os elementos principais, comparar com outros textos, entre outras.

Agora você vai conferir algumas dicas para ajudar os alunos a desenvolver a compreensão leitora.

No final deste artigo, você terá a oportunidade de adquirir atividades de compreensão leitora contemplando diversos gêneros textuais.

Continue lendo para não perder nenhuma dica!

Ativação de conhecimentos prévios: 

Incentive os alunos a relacionar o conteúdo do texto com suas experiências anteriores, ajudando-os a contextualizar e a compreender melhor a leitura.

Ensinar as crianças a relacionarem o que já sabem com o que estão prestes a ler é uma estratégia poderosa para melhorar a compreensão.

Antes de ler um texto, na etapa de pré-leitura, faça perguntas relacionadas ao tema do texto ou a textos anteriores do mesmo gênero. 

Uma alternativa mais lúdica é usar uma caixinha com objetos relacionados à temática. Cada criança pode falar sobre o que aquele objeto lembra ou se conecta com o título ou a capa do livro. Essa é uma maneira de ativar o conhecimento prévio e aumentar a curiosidade das crianças.

Predição: 

Estimule os alunos a prever o que acontecerá a seguir no texto com base em pistas. 

Como por exemplo, através da leitura do título ou formulação de hipóteses a partir da leitura de um trecho do texto.

Isso ajuda a manter o interesse e a concentração, incentiva o pensamento crítico e o engajamento ativo.

Realização de inferências: 

Incentive as crianças a realizar inferências.

Inferir significa deduzir informações que não estão explícitas no texto. Isso é importante para a compreensão de nuances e mensagens subentendidas.

Essa é uma estratégia que deve ser priorizada, pois percebemos que os alunos apresentam muita dificuldade em identificar informações implícitas nos textos.

Monitoramento de compreensão: 

Ensinar as crianças a “monitorar” sua compreensão, ou seja, perceber se estão entendendo o que leem, é crucial para desenvolver bons leitores.

Por isso, ensine os alunos a identificar se estão ou não entendendo o que leem e a tomar medidas corretivas, como reler trechos ou pesquisar o significado de palavras desconhecidas.

Resumos e paráfrases: 

Peça para os estudantes resumir e reformular o texto para consolidar a compreensão.

Recontar a história ou inventar um novo final é uma atividade simples que pode contribuir com a compreensão leitora.

Uma sugestão interessante é usar folhetos dobráveis com alguns tópicos para os alunos escreverem ou desenharem sobre o texto. É uma maneira diferente de realizar atividades de interpretação ou resumir.

Folhetos dobráveis para desenvolver a compreensão leitora. Imagem de dois folhetos, mostrando eles dobrados e abertos, frente e verso. Um deles tem como título "estudando fábulas" e o outro, "compreendendo o poema".

Diversidade de materiais: 

Ofereça uma ampla variedade de gêneros textuais para que os alunos desenvolvam interesse em diferentes tipos de textos.

Além disso, eles podem comparar diferentes tipos de textos, observando a estrutura, formatação, linguagem, suporte e público-alvo.

Análise da estrutura do texto:

A BNCC sempre preza pelo desenvolvimento de habilidades para analisar a estrutura e formatação de diversos gêneros textuais.

É muito importante que os alunos reconheçam o tipo de texto que estão lendo para compreender melhor a mensagem que está sendo transmitida.

Representação visual do texto:

Um organizador gráfico de leitura é uma ferramenta visual que auxilia os alunos a organizar informações de maneira clara e estruturada, promovendo uma melhor compreensão dos textos lidos. 

Ele ajuda a dividir o conteúdo em partes menores e mais acessíveis, facilitando a identificação de ideias principais, personagens, cenários, eventos importantes, entre outros aspectos de diferentes gêneros textuais.

Para os alunos com dificuldades na leitura, o organizador gráfico atua como um guia, permitindo que eles sigam um caminho lógico durante a interpretação do texto.

Sendo assim, os organizadores gráficos de leitura são facilitadores da compreensão, pois auxiliam na organização das informações do texto.

A visualização permite que as crianças criem imagens mentais a partir do que estão lendo, o que facilita a compreensão.

Aprendizagem colaborativa:

Planeje atividades em grupos para os estudantes discutirem textos, fazerem perguntas uns aos outros e construírem uma compreensão conjunta. 

Isso ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a habilidade de articular ideias.

Elaboração de perguntas e respostas:

Sempre elaboramos perguntas para os alunos responderem sobre o texto. Mas, que tal se eles mesmos elaborassem perguntas e respostas sobre o texto?

Uma ideia legal é propor a troca de perguntas com os colegas. Depois podem realizar a correção.

Fazer perguntas sobre o texto é uma ótima forma de verificar a compreensão e incentivar a reflexão.

Avaliação contínua: 

A avaliação formativa ajuda a identificar dificuldades de leitura de forma precoce e intervir com metodologias específicas de apoio à compreensão de texto.

As rubricas avaliativas são instrumentos que facilitam a avaliação formativa.

Diferenciação pedagógica: 

Faça uma adaptação no material e nas estratégias de ensino para atender a diferentes níveis de habilidade dentro da mesma sala de aula.

Intervenção pedagógica: 

Elabore um plano de intervenção pedagógica para alunos que apresentam dificuldades de compreensão em leitura.

Planeje atividades de compreensão leitora diferenciadas para ajudar os estudantes a superarem suas dificuldades.

A utilização de sequências didáticas é uma estratégia pedagógica fundamental para desenvolver a compreensão leitora de alunos com dificuldades de aprendizagem. Esse recurso permite uma organização mais estruturada e intencional do ensino, facilitando o progresso gradual dos alunos e atendendo suas necessidades específicas.

Exemplo de uma sequência didática com atividades de compreensão leitora. Do lado esquerdo temos as páginas com a descrição da sequência didática e do lado direito, as atividades referentes à sequência didática.
Páginas ilustrando o exemplo de uma sequência didática para trabalhar a compreensão leitora. A última página mostra uma atividade interativa em que são colocadas pistas para os alunos retirarem após a leitura de uma pergunta.

Feedback constante: 

Utilize rubricas avaliativas ou fichas para acompanhar o desenvolvimento dos discentes.

Elas permitem aos professores monitorar o progresso de leitura dos alunos e fornecer feedback imediato.

Atividades prontas de compreensão leitora para imprimir

Você está na correria do dia a dia e gostaria de atividades prontas para desenvolver a compreensão leitora de seus alunos?

Então você precisa conhecer o material que preparei para te ajudar.

São sequências didáticas com atividades de compreensão leitora de diferentes gêneros textuais:

  • Conto;
  • Fábula;
  • Poema;
  • Texto informativo;
  • Verbete de enciclopédia;
  • Notícia;
  • Instruções de montagem;
  • Receita.

As atividades de compreensão de textos contam com pistas que ajudam os alunos a inferir, localizar e organizar as informações do texto para construir as respostas.

Além disso, o material inclui organizadores gráficos e folhetos dobráveis que podem ser utilizados também com outros textos, para além das sequências didáticas.

Habilidades trabalhadas 

As habilidades contempladas nas sequências didáticas são:

  • (EF03LP09)
  • (EF03LP11)
  • (EF03LP16)
  • (EF03LP18)
  • (EF04LP14)
  • (EF04LP23)
  • (EF12LP05)
  • (EF12LP17)
  • (EF15LP01)
  • (EF15LP02)
  • (EF15LP03)
  • (EF35LP04).
  • (EF35LP05)
  • (EF35LP05)
  • (EF35LP16)
  • (EF35LP25)
  • (EF35LP26)
  • (EF35LP27)
  • (EF35LP29)

Público-alvo:

O material é destinado a alunos do 3°, 4° ou 5°Anos.

Como o objetivo é usar na intervenção pedagógica, pode ser utilizado com estudantes de outras turmas que apresentam defasagem nas habilidades mencionadas.

Sequências didáticas com atividades de compreensão leitora

11 Sequências Didáticas com atividades de compreensão leitora de diferentes gêneros textuais;
Folhetos dobráveis para trabalhar a compreensão de textos;
Organizadores gráficos de leitura

Conclusão 

As atividades de compreensão leitora são indispensáveis para ajudar os alunos a avançar na leitura. 

Acreditamos que é urgente a necessidade de novas metodologias para desenvolver as habilidades necessárias para que os estudantes leiam e compreendam o que leram.

Nessa perspectiva, o ensino de estratégias de leitura tem muito a contribuir.

4 comentários em “Atividades de compreensão leitora para os Anos Iniciais ”

  1. A compreensão leitora é a base para que o aluno alcance bons resultados em todas as disciplinas acadêmicas. As crianças estão mal acostumadas e não querem mais pensar, querem a resposta pronta, estamos vivemos no mundo do imediatismo, tudo muito rápido. Se faz necessário uma conversa com as famílias para que em casa estimulem a leitura e a compreensão sem dar respostas prontas, pois na sala de aula, faço com que os alunos sejam protagonistas da sua história e não costumo dar respostas prontas, levo meus alunos a buscar as respostas, não me preocupo com o atraso no planejamento, pois penso que qualidade é muito melhor do que quantidade.

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    • Obrigada pelo comentário! Concordo com você. Hoje em dia, é muito fácil encontrar respostas prontas, de forma rápida. Com isso, os estudantes têm demonstrando menos autonomia e uma expectativa por respostas prontas. Todo o seu esforço, certamente, fará a diferença na vida de seus alunos!

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